Desafios do diagnóstico e tratamento da depressão na infância: uma revisão sistemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Theresa Kerolayne Sousa
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Sousa, Carlos Eduardo da Silva, de Oliveira, Arthur Campos, Portela, Valnice Machado, de Carvalho, Bruno Mileno Magalhães, Cavalcante, Adriana Valéria Gomes, Soares, Rakell Almeida, Oliveira, Andressa Fernanda dos Santos Melo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/63842
Resumo: O transtorno depressivo maior é considerado um problema mundial de saúde pública e um mal típico do mundo moderno, que tem aumentado como uma epidemia em todo o mundo. Causa grave incapacitação funcional a níveis fisiológicos, afetivos e cognitivos, podendo evoluir para tendências suicidas, com inúmeros casos de suicídio efetivamente cometidos por indivíduos nesse estado. A depressão é um transtorno que pode vir a acometer a infância e, quando não bem avaliada, tende a persistir na fase da adolescência. O transtorno depressivo na faixa etária estudada é uma condição clínica grave e ocasiona prejuízos na relação do jovem com a escola, família e sociedade. O presente estudo tem como objetivo avaliar as implicações do transtorno depressivo na infância. Trata-se de uma revisão integrativa, com uso dos descritores DeCs (Descritores em Saúde) e o Medical Subject Headings (MeSH), nos idiomas português e inglês, com os seguintes termos: “Depressão” (depression), “terapêutica” (therapy), “infância” (infancy). Desta busca, foram encontrados 169 artigos, posteriormente submetidos aos critérios de seleção. A seleção resultou em 15 artigos que foram submetidos à análise seletiva, exploratória e interpretativa no contexto do presente estudo. A partir da revisão bibliográfica dos estudos analisados, conclui-se que os achados alertam para a necessidade de olhar com atenção e o mais cedo possível para a exposição de experiências adversas na infância de forma a cuidar, intervir e mitigar os efeitos negativos no momento atual, no curso de vida e em gerações futuras.
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