Escolares: influência de hábitos posturais e o aparecimento de escoliose / School children: influence of postural habits and the appearance of scoliosis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Wildson César da Silva
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Hipólito, Nayron Anderson Dias, Melo, Renato de Souza, Ferraz, Rosana Paula Cruz, Bezerra, Luciana Ângelo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/48885
Resumo: Introdução: A escoliose é um desvio tridimensional que geralmente tem como mecanismo central a torção das vértebras em relação ao seu próprio eixo, levando ao desvio da linha vertical da coluna, podendo ocasionar uma curvatura lateral com rotação vertebral. Esse desvio postural é apresentado, na maioria das vezes, com presença de dores e limitações funcionais, que em longo prazo, trazem repercussões significativas e duradouras, na maioria das vezes, sobre o desenvolvimento típico de crianças e adolescentes. Objetivo: Verificar a influência de hábitos posturais e o peso da mochila em relação a presença da escoliose em escolares da rede municipal de ensino de Serra Talhada – Pernambuco. Metodologia: Estudo transversal, analítico e observacional, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Faculdade de Integração do Sertão (FIS) sob o parecer de número 3.016.870. A avaliação foi realizada nas escolas da rede municipal, após reunião e autorização dos responsáveis pelo escolar, por meio de entrevista para preenchimento de um formulário, pesagem da mochila e do escolar, separadamente, altura dos escolares e avaliação postural com biofotogrametria (software SAPO®). Resultados: A amostra foi composta por 33 escolares (13 – 40% - do sexo feminino), de 8 a 12 anos (9,12 ± 1,16 anos). Verificou-se escoliose 100% da amostra, e que o parâmetros referentes ao peso (até 10% do peso da criança), tipo e forma de transportar a mochila estavam fora dos valores recomendados, e que os hábitos posturais dos escolares eram maus/ruins. Sendo desta forma possível inferir que os fatores avaliados provavelmente influenciaram no aparecimento do padrão escoliótico adquirido. Conclusão: Alterações posturais podem estar associadas aos hábitos posturais tais como: usar a cadeira de forma incorreta, carregar pesos excessivos na mochila e a maneira de estudar em casa. Logo, a presença do fisioterapeuta na escola é de grande importância no sentido de intervir na prevenção (orientações aos escolares e a direção da escola) e até mesmo no tratamento da escoliose, levando a melhorias na qualidade de vida desses escolares na fase adulta.
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