Uso de scanner de lâminas histológicas no processo de aprendizado de patologia entre acadêmicos de medicina / Use of histological blade scanner in the pathology learning process among medicine students

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Maria Clara Farias Barreto
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Carneiro, Tatiane Vieira, Mota, Thayná Custódio, Lucas, Rafael Avelino, Malta, Maria Júlia Aguiar, Teixeira, Thais Macêdo Feijó Lima, Colares Júnior, Rui, Osterne, Rafael Lima Verde
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/37379
Resumo: FUNDAMENTOS: O scanner de lâminas histológicas é um recurso inovador e efetivo que permite a digitalização de cortes histológicos, seu uso é amplamente utilizado em instituições de ensino superior de diversos países desenvolvidos como facilitador no processo de aprendizagem em disciplinas teóricas e práticas. A adoção de novas tecnologias no cenário do ensino médico demonstra o processo de modernização que estamos vivenciando mundialmente.OBJETIVO: Avaliar a percepção e o impacto do uso do scanner de lâminas histológicas entre os acadêmicos de Medicina de diversos semestres.MÉTODOS: Aplicação de questionário quantitativo e qualitativo com 91 acadêmicos de Medicina do 2° ao 6° semestre com posterior análise estatística dos resultados obtidos.RESULTADOS: Mediante análise, 80,2% dos 91 acadêmicos entrevistados confirmaram que o uso do scanner de lâminas histológicas foi mais prático do que os métodos convencionais. 86,8% correlacionaram seu uso com maior velocidade de estudo. 68,1% referiu menos problemas técnicos durante seu uso. 23,1% acreditam que esse método deve substituir completamente o microscópio óptico convencional.CONCLUSÕES: Os alunos aprovaram o uso do scanner de lâminas histológicas e associaram o método a uma maior velocidade de absorção de conteúdo, assim como uma maior praticidade durante as aulas práticas de patologia. Contudo, quando questionado sobre a substituição completa do microscópio óptico foi inconclusivo. Desse modo, o scanner de lâminas histológicas se mostrou um recurso facilitador no ensino médico.  
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