Cenário interprofissional de simulação de choque séptico em pediatria: qualificando o processo de ensino e aprendizagem
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Journal of Health Review |
DOI: | 10.34119/bjhrv7n1-050 |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/66253 |
Resumo: | O choque séptico é definido como uma resposta fisiológica contra um patógeno infeccioso, sendo importante causa de mortalidade na população pediátrica. Para aprimorar a formação de profissionais de saúde e capacitá-los no atendimento a pacientes com esse caso, foi criada e validada a simulação realística na graduação como principal pilar das metodologias ativas. A aplicação da simulação promove ao estudante o desenvolvimento de competências profissionais e interprofissionais, estimulando não somente as habilidades individuais, como também a atuação em conjunto com outras áreas médicas. Foi utilizada metodologia de pesquisa metodológica, fragmentada em 4 fases (elencar competências, construção cenário, seleção de juízes pelos Critérios de Ferring e validação do cenário), objetivando a elaboração e desenvolvimento de um instrumento científico que auxilie no ensino e aprendizagem do choque séptico pediátrico para estudantes de medicina e enfermagem. A partir da primeira rodada de validação do cenário por meio de análise descritiva dos itens, as considerações dos juízes, médicos e enfermeiros, foram revisadas e acatadas, sendo necessária a reformulação de determinados itens do cenário. Tais itens foram revistos na segunda rodada de validação, tendo 80% de concordância entre os juízes. Diante disso, este projeto pretendeu enfatizar a importância da educação interprofissional e da necessidade de inovar o ensino e criar novas metodologias de ensino e aprendizagem, objetivando melhores interações e funcionabilidade no trabalho interprofissional. |
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O choque séptico é definido como uma resposta fisiológica contra um patógeno infeccioso, sendo importante causa de mortalidade na população pediátrica. Para aprimorar a formação de profissionais de saúde e capacitá-los no atendimento a pacientes com esse caso, foi criada e validada a simulação realística na graduação como principal pilar das metodologias ativas. A aplicação da simulação promove ao estudante o desenvolvimento de competências profissionais e interprofissionais, estimulando não somente as habilidades individuais, como também a atuação em conjunto com outras áreas médicas. Foi utilizada metodologia de pesquisa metodológica, fragmentada em 4 fases (elencar competências, construção cenário, seleção de juízes pelos Critérios de Ferring e validação do cenário), objetivando a elaboração e desenvolvimento de um instrumento científico que auxilie no ensino e aprendizagem do choque séptico pediátrico para estudantes de medicina e enfermagem. A partir da primeira rodada de validação do cenário por meio de análise descritiva dos itens, as considerações dos juízes, médicos e enfermeiros, foram revisadas e acatadas, sendo necessária a reformulação de determinados itens do cenário. Tais itens foram revistos na segunda rodada de validação, tendo 80% de concordância entre os juízes. Diante disso, este projeto pretendeu enfatizar a importância da educação interprofissional e da necessidade de inovar o ensino e criar novas metodologias de ensino e aprendizagem, objetivando melhores interações e funcionabilidade no trabalho interprofissional. |
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