Cenário interprofissional de simulação de choque séptico em pediatria: qualificando o processo de ensino e aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva , Jaqueline Vitoria Bragato Pereira
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Scota, Luiz Antonio, e Silva , Mariana Xavier
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/66253
Resumo: O choque séptico é definido como uma resposta fisiológica contra um patógeno infeccioso, sendo importante causa de mortalidade na população pediátrica. Para aprimorar a formação de profissionais de saúde e capacitá-los no atendimento a pacientes com esse caso, foi criada e validada a simulação realística na graduação como principal pilar das metodologias ativas. A aplicação da simulação promove ao estudante o desenvolvimento de competências profissionais e interprofissionais, estimulando não somente as habilidades individuais, como também a atuação em conjunto com outras áreas médicas. Foi utilizada metodologia de pesquisa metodológica, fragmentada em 4 fases (elencar competências, construção cenário, seleção de juízes pelos Critérios de Ferring e validação do cenário), objetivando a elaboração e desenvolvimento de um instrumento científico que auxilie no ensino e aprendizagem do choque séptico pediátrico para estudantes de medicina e enfermagem. A partir da primeira rodada de validação do cenário por meio de análise descritiva dos itens, as considerações dos juízes, médicos e enfermeiros, foram revisadas e acatadas, sendo necessária a reformulação de determinados itens do cenário. Tais itens foram revistos na segunda rodada de validação, tendo 80% de concordância entre os juízes.  Diante disso, este projeto pretendeu enfatizar a importância da educação interprofissional e da necessidade de inovar o ensino e criar novas metodologias de ensino e aprendizagem, objetivando   melhores interações e funcionabilidade no trabalho interprofissional.
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