Conhecimento dos discentes de uma universidade pública no interior do Ceará acerca da COVID-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Novais, Ana Karoline Ribeiro
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Costa, Lívia Maria Silveira, Costa, Bianca Saraiva Russo, Martins, Francisco Iuri da Silva, Amaral, Mirelle Galeno, Gonçalves, Samille de Souza, Amaral, Jeferson Falcão do, Monte, Aline Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/56824
Resumo: O estudo buscou analisar o conhecimento dos estudantes de graduação de uma instituição de ensino superior federal, localizada no interior do estado do Ceará, acerca dos aspectos relacionados a COVID-19. Trata-se de um estudo descritivo e transversal, baseado na aplicação de um questionário on-line, de outubro de 2020 a março de 2021, tendo como critério de inclusão estar regularmente matriculado nos cursos de graduação presenciais ou à distância da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. O questionário identificou os aspectos sociodemográficos, bem como os conhecimentos dos graduandos sobre a COVID-19, como transmissão, tratamento, condutas, entre outros. Participaram do estudo 1003 estudantes, sendo em sua maioria do sexo feminino (54,4%), com idade entre 16 e 25 anos (69,5%), brasileiras (82,7%), discentes do Instituto de Humanidades (23,4%), com renda familiar menor de 1 salário-mínimo (50,6%) e moradores da zona urbana (65,6%). De uma maneira geral, os estudantes apresentaram um bom conhecimento frente aos diversos assuntos abordados sobre a COVID-19. É fundamental que os alunos mantenham os comportamentos para reduzir o risco de transmissão da doença (como o uso de máscara, a limpeza das mãos e o distanciamento social), não apenas nas universidades como em todos os contextos de interação social.
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