Conhecimento, acesso e aceitação das práticas integrativas em saúde por estudantes de medicina / Knowledge, access and acceptance of integrative practices in health by medicine students

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camargos, Vitória Felice
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Silva, Ana Luisa Dias do Vale Ferreira, Ribeiro, Híllary Stéfanny Neias, Rodrigues, Maria Cláudia Cândida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/40426
Resumo: Objetivo: Avaliar o grau de conhecimento, acesso e aceitação das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) de estudantes de medicina, a fim de gerar uma reflexão crítica acerca da importância da incorporação dessa temática à matriz curricular dos cursos de graduação. Método: Trata-se de ume estudo descritivo, de cunho transversal, realizado com 269 estudantes de um curso de medicina da cidade de Araguari, Minas gerais, Brasil. Os participantes, distribuídos do 1° ao 12° período, foram avaliados a partir de um questionário com questões acerca das PICS. Realizou-se análise descritiva dos dados e correlação entre o conhecimento, acesso e aceitação das PICS pelos estudantes avaliados, utilizando-se a Correlação não Linear de Pearson, com nível de significância de 5%. Resultados: A maioria dos estudantes considerou seu nível de conhecimento em relação às PICS baixo e conheciam poucas atividades relacionadas a essa prática. Entretanto, mais de 80% dos avaliados consideraram que as PICS melhoram o arsenal terapêutico do médico e desejam aprender mais sobre essas atividades. Houve relação direta entre nível de conhecimento das PICS e compreensão da existência da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares e relação inversa entre o avançar dos períodos do curso com o aumento da credibilidade e aceitação dessas práticas. Conclusão: O ensino das PICS ainda é uma lacuna no currículo dos cursos de medicina. Assim, reforça-se a necessidade da inclusão deste aprendizado na grade curricular dos alunos, a fim de ampliar a formação médica e a utilização destas ferramentas úteis ao cuidado integral ao paciente.
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