Experiência da inserção da acupuntura nos atendimentos clínicos de dor crônica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nathasje, Raphael Lacerda Barbosa
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/66813
Resumo: A dor crônica é um tema de enorme relevância, com estimativas indicando uma prevalência mundial de 10,1% a 55,5%. Representa um sintoma incômodo, de difícil definição e subjetivo. Considerando as possibilidades de controle, a medicação mostra-se como um dos recursos de tratamento, entretanto, em sua maioria, insuficiente para o manejo das condições dolorosas crônicas, o que requer a busca por práticas complementares. Objetiva-se relatar a experiência da realização da acupuntura de forma conjunta aos atendimentos clínicos ambulatoriais em serviço de referência em dor. As percepções e retornos da prática da acupuntura durante os atendimentos podem ser agrupados nos seguintes: sensação de relaxamento e melhor controle de dor ao final da consulta; tratamento mais célere de dores miofasciais; maior abertura para discussões sobre aspectos psicossociais da dor; maior satisfação ao final da consulta e menor resistência ao plano terapêutico proposto. A inserção de técnicas complementares como a acupuntura é uma das possibilidades de ampliação do cuidado das pessoas com dor crônica. Técnicas e reflexões clínicas que possam otimizar os atendimentos e abrir novos caminhos assistenciais são essenciais para o desenvolvimento científico do tratamento da dor.
id BJRH-0_72e3a9067a002db229df96fe3681da0d
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/66813
network_acronym_str BJRH-0
network_name_str Brazilian Journal of Health Review
repository_id_str
spelling Experiência da inserção da acupuntura nos atendimentos clínicos de dor crônicador crônicamedicinaacupunturaA dor crônica é um tema de enorme relevância, com estimativas indicando uma prevalência mundial de 10,1% a 55,5%. Representa um sintoma incômodo, de difícil definição e subjetivo. Considerando as possibilidades de controle, a medicação mostra-se como um dos recursos de tratamento, entretanto, em sua maioria, insuficiente para o manejo das condições dolorosas crônicas, o que requer a busca por práticas complementares. Objetiva-se relatar a experiência da realização da acupuntura de forma conjunta aos atendimentos clínicos ambulatoriais em serviço de referência em dor. As percepções e retornos da prática da acupuntura durante os atendimentos podem ser agrupados nos seguintes: sensação de relaxamento e melhor controle de dor ao final da consulta; tratamento mais célere de dores miofasciais; maior abertura para discussões sobre aspectos psicossociais da dor; maior satisfação ao final da consulta e menor resistência ao plano terapêutico proposto. A inserção de técnicas complementares como a acupuntura é uma das possibilidades de ampliação do cuidado das pessoas com dor crônica. Técnicas e reflexões clínicas que possam otimizar os atendimentos e abrir novos caminhos assistenciais são essenciais para o desenvolvimento científico do tratamento da dor.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2024-01-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/6681310.34119/bjhrv7n1-301Brazilian Journal of Health Review; Vol. 7 No. 1 (2024); 3728-3736Brazilian Journal of Health Review; Vol. 7 Núm. 1 (2024); 3728-3736Brazilian Journal of Health Review; v. 7 n. 1 (2024); 3728-37362595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/66813/47638Nathasje, Raphael Lacerda Barbosainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-31T17:19:39Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/66813Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2024-01-31T17:19:39Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Experiência da inserção da acupuntura nos atendimentos clínicos de dor crônica
title Experiência da inserção da acupuntura nos atendimentos clínicos de dor crônica
spellingShingle Experiência da inserção da acupuntura nos atendimentos clínicos de dor crônica
Nathasje, Raphael Lacerda Barbosa
dor crônica
medicina
acupuntura
title_short Experiência da inserção da acupuntura nos atendimentos clínicos de dor crônica
title_full Experiência da inserção da acupuntura nos atendimentos clínicos de dor crônica
title_fullStr Experiência da inserção da acupuntura nos atendimentos clínicos de dor crônica
title_full_unstemmed Experiência da inserção da acupuntura nos atendimentos clínicos de dor crônica
title_sort Experiência da inserção da acupuntura nos atendimentos clínicos de dor crônica
author Nathasje, Raphael Lacerda Barbosa
author_facet Nathasje, Raphael Lacerda Barbosa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nathasje, Raphael Lacerda Barbosa
dc.subject.por.fl_str_mv dor crônica
medicina
acupuntura
topic dor crônica
medicina
acupuntura
description A dor crônica é um tema de enorme relevância, com estimativas indicando uma prevalência mundial de 10,1% a 55,5%. Representa um sintoma incômodo, de difícil definição e subjetivo. Considerando as possibilidades de controle, a medicação mostra-se como um dos recursos de tratamento, entretanto, em sua maioria, insuficiente para o manejo das condições dolorosas crônicas, o que requer a busca por práticas complementares. Objetiva-se relatar a experiência da realização da acupuntura de forma conjunta aos atendimentos clínicos ambulatoriais em serviço de referência em dor. As percepções e retornos da prática da acupuntura durante os atendimentos podem ser agrupados nos seguintes: sensação de relaxamento e melhor controle de dor ao final da consulta; tratamento mais célere de dores miofasciais; maior abertura para discussões sobre aspectos psicossociais da dor; maior satisfação ao final da consulta e menor resistência ao plano terapêutico proposto. A inserção de técnicas complementares como a acupuntura é uma das possibilidades de ampliação do cuidado das pessoas com dor crônica. Técnicas e reflexões clínicas que possam otimizar os atendimentos e abrir novos caminhos assistenciais são essenciais para o desenvolvimento científico do tratamento da dor.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-01-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/66813
10.34119/bjhrv7n1-301
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/66813
identifier_str_mv 10.34119/bjhrv7n1-301
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/66813/47638
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review; Vol. 7 No. 1 (2024); 3728-3736
Brazilian Journal of Health Review; Vol. 7 Núm. 1 (2024); 3728-3736
Brazilian Journal of Health Review; v. 7 n. 1 (2024); 3728-3736
2595-6825
reponame:Brazilian Journal of Health Review
instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron:BJRH
instname_str Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron_str BJRH
institution BJRH
reponame_str Brazilian Journal of Health Review
collection Brazilian Journal of Health Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
repository.mail.fl_str_mv || brazilianjhr@gmail.com
_version_ 1797240041893789696