Dinâmica de ensino baseada em fabricação digital e PBL para apoiar os professores de psicologia na apresentação do Teste de Pirâmide Colorida Pfister / Teaching dynamics based on digital fabrication and PBL to support psychology teachers in presenting the Pfister Color Pyramid Test
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Journal of Health Review |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/26801 |
Resumo: | A área do ensino da saúde tem sofrido transformações devido às inovações pedagógicas e as novas ferramentas desenvolvidas através da Fabricação Digital. No contexto da avaliação psicológica é necessário que competências sejam trabalhadas no curso de graduação para melhorar o desempenho dos profissionais na aplicação de testes e na elaboração dos relatórios psicológicos. Este artigo apresenta uma proposta de dinâmica de ensino para apoiar os professores de Psicologia, visando potencializar as formas de ensino do teste de Pirâmide Colorida Pfister, projetivo criado por Max Pfister na década de 1950. A dinâmica proposta é baseada na metodologia PBL (problem-based learning) e em novos elementos físicos para o teste Pfister desenvolvidos com recursos de modelagem/impressão 3D e automação (eletrônica e programação). Como resultado, obteve-se uma dinâmica PBL para aplicação em sala de aula. |
id |
BJRH-0_757c68afd021303790e05afaf62c0620 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/26801 |
network_acronym_str |
BJRH-0 |
network_name_str |
Brazilian Journal of Health Review |
repository_id_str |
|
spelling |
Dinâmica de ensino baseada em fabricação digital e PBL para apoiar os professores de psicologia na apresentação do Teste de Pirâmide Colorida Pfister / Teaching dynamics based on digital fabrication and PBL to support psychology teachers in presenting the Pfister Color Pyramid TestAvaliação PsicológicaFabricação DigitalAprendizagem Baseada em Problemas.A área do ensino da saúde tem sofrido transformações devido às inovações pedagógicas e as novas ferramentas desenvolvidas através da Fabricação Digital. No contexto da avaliação psicológica é necessário que competências sejam trabalhadas no curso de graduação para melhorar o desempenho dos profissionais na aplicação de testes e na elaboração dos relatórios psicológicos. Este artigo apresenta uma proposta de dinâmica de ensino para apoiar os professores de Psicologia, visando potencializar as formas de ensino do teste de Pirâmide Colorida Pfister, projetivo criado por Max Pfister na década de 1950. A dinâmica proposta é baseada na metodologia PBL (problem-based learning) e em novos elementos físicos para o teste Pfister desenvolvidos com recursos de modelagem/impressão 3D e automação (eletrônica e programação). Como resultado, obteve-se uma dinâmica PBL para aplicação em sala de aula.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-03-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/2680110.34119/bjhrv4n2-169Brazilian Journal of Health Review; Vol. 4 No. 2 (2021); 6132-6145Brazilian Journal of Health Review; v. 4 n. 2 (2021); 6132-61452595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/26801/21214Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Health Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessTanure, Paula Guimarães AndradeCoutinho, Maria Lívia AstolfoFerreira, Victor GonçalvesRodrigues, Alberto Kaíque MedeirosTanure, Matheus Guimarães AndradeCardoso, Hugo Saba PereiraJorge, Eduardo Manuel de Freitas2021-05-31T22:30:37Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/26801Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2021-05-31T22:30:37Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dinâmica de ensino baseada em fabricação digital e PBL para apoiar os professores de psicologia na apresentação do Teste de Pirâmide Colorida Pfister / Teaching dynamics based on digital fabrication and PBL to support psychology teachers in presenting the Pfister Color Pyramid Test |
title |
Dinâmica de ensino baseada em fabricação digital e PBL para apoiar os professores de psicologia na apresentação do Teste de Pirâmide Colorida Pfister / Teaching dynamics based on digital fabrication and PBL to support psychology teachers in presenting the Pfister Color Pyramid Test |
spellingShingle |
Dinâmica de ensino baseada em fabricação digital e PBL para apoiar os professores de psicologia na apresentação do Teste de Pirâmide Colorida Pfister / Teaching dynamics based on digital fabrication and PBL to support psychology teachers in presenting the Pfister Color Pyramid Test Tanure, Paula Guimarães Andrade Avaliação Psicológica Fabricação Digital Aprendizagem Baseada em Problemas. |
title_short |
Dinâmica de ensino baseada em fabricação digital e PBL para apoiar os professores de psicologia na apresentação do Teste de Pirâmide Colorida Pfister / Teaching dynamics based on digital fabrication and PBL to support psychology teachers in presenting the Pfister Color Pyramid Test |
title_full |
Dinâmica de ensino baseada em fabricação digital e PBL para apoiar os professores de psicologia na apresentação do Teste de Pirâmide Colorida Pfister / Teaching dynamics based on digital fabrication and PBL to support psychology teachers in presenting the Pfister Color Pyramid Test |
title_fullStr |
Dinâmica de ensino baseada em fabricação digital e PBL para apoiar os professores de psicologia na apresentação do Teste de Pirâmide Colorida Pfister / Teaching dynamics based on digital fabrication and PBL to support psychology teachers in presenting the Pfister Color Pyramid Test |
title_full_unstemmed |
Dinâmica de ensino baseada em fabricação digital e PBL para apoiar os professores de psicologia na apresentação do Teste de Pirâmide Colorida Pfister / Teaching dynamics based on digital fabrication and PBL to support psychology teachers in presenting the Pfister Color Pyramid Test |
title_sort |
Dinâmica de ensino baseada em fabricação digital e PBL para apoiar os professores de psicologia na apresentação do Teste de Pirâmide Colorida Pfister / Teaching dynamics based on digital fabrication and PBL to support psychology teachers in presenting the Pfister Color Pyramid Test |
author |
Tanure, Paula Guimarães Andrade |
author_facet |
Tanure, Paula Guimarães Andrade Coutinho, Maria Lívia Astolfo Ferreira, Victor Gonçalves Rodrigues, Alberto Kaíque Medeiros Tanure, Matheus Guimarães Andrade Cardoso, Hugo Saba Pereira Jorge, Eduardo Manuel de Freitas |
author_role |
author |
author2 |
Coutinho, Maria Lívia Astolfo Ferreira, Victor Gonçalves Rodrigues, Alberto Kaíque Medeiros Tanure, Matheus Guimarães Andrade Cardoso, Hugo Saba Pereira Jorge, Eduardo Manuel de Freitas |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tanure, Paula Guimarães Andrade Coutinho, Maria Lívia Astolfo Ferreira, Victor Gonçalves Rodrigues, Alberto Kaíque Medeiros Tanure, Matheus Guimarães Andrade Cardoso, Hugo Saba Pereira Jorge, Eduardo Manuel de Freitas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação Psicológica Fabricação Digital Aprendizagem Baseada em Problemas. |
topic |
Avaliação Psicológica Fabricação Digital Aprendizagem Baseada em Problemas. |
description |
A área do ensino da saúde tem sofrido transformações devido às inovações pedagógicas e as novas ferramentas desenvolvidas através da Fabricação Digital. No contexto da avaliação psicológica é necessário que competências sejam trabalhadas no curso de graduação para melhorar o desempenho dos profissionais na aplicação de testes e na elaboração dos relatórios psicológicos. Este artigo apresenta uma proposta de dinâmica de ensino para apoiar os professores de Psicologia, visando potencializar as formas de ensino do teste de Pirâmide Colorida Pfister, projetivo criado por Max Pfister na década de 1950. A dinâmica proposta é baseada na metodologia PBL (problem-based learning) e em novos elementos físicos para o teste Pfister desenvolvidos com recursos de modelagem/impressão 3D e automação (eletrônica e programação). Como resultado, obteve-se uma dinâmica PBL para aplicação em sala de aula. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-03-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/26801 10.34119/bjhrv4n2-169 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/26801 |
identifier_str_mv |
10.34119/bjhrv4n2-169 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/26801/21214 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Health Review info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Health Review |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Health Review; Vol. 4 No. 2 (2021); 6132-6145 Brazilian Journal of Health Review; v. 4 n. 2 (2021); 6132-6145 2595-6825 reponame:Brazilian Journal of Health Review instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) instacron:BJRH |
instname_str |
Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) |
instacron_str |
BJRH |
institution |
BJRH |
reponame_str |
Brazilian Journal of Health Review |
collection |
Brazilian Journal of Health Review |
repository.name.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|| brazilianjhr@gmail.com |
_version_ |
1797240060865675264 |