Dinâmica de ensino baseada em fabricação digital e PBL para apoiar os professores de psicologia na apresentação do Teste de Pirâmide Colorida Pfister / Teaching dynamics based on digital fabrication and PBL to support psychology teachers in presenting the Pfister Color Pyramid Test

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tanure, Paula Guimarães Andrade
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Coutinho, Maria Lívia Astolfo, Ferreira, Victor Gonçalves, Rodrigues, Alberto Kaíque Medeiros, Tanure, Matheus Guimarães Andrade, Cardoso, Hugo Saba Pereira, Jorge, Eduardo Manuel de Freitas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/26801
Resumo: A área do ensino da saúde tem sofrido transformações devido às inovações pedagógicas e as novas ferramentas desenvolvidas através da Fabricação Digital. No contexto da avaliação psicológica é necessário que competências sejam trabalhadas no curso de graduação para melhorar o desempenho dos profissionais na aplicação de testes e na elaboração dos relatórios psicológicos. Este artigo apresenta uma proposta de dinâmica de ensino para apoiar os professores de Psicologia, visando potencializar as formas de ensino do teste de Pirâmide Colorida Pfister, projetivo criado por Max Pfister na década de 1950. A dinâmica proposta é baseada na metodologia PBL (problem-based learning) e em novos elementos físicos para o teste Pfister desenvolvidos com recursos de modelagem/impressão 3D e automação (eletrônica e programação). Como resultado, obteve-se uma dinâmica PBL para aplicação em sala de aula.
id BJRH-0_757c68afd021303790e05afaf62c0620
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/26801
network_acronym_str BJRH-0
network_name_str Brazilian Journal of Health Review
repository_id_str
spelling Dinâmica de ensino baseada em fabricação digital e PBL para apoiar os professores de psicologia na apresentação do Teste de Pirâmide Colorida Pfister / Teaching dynamics based on digital fabrication and PBL to support psychology teachers in presenting the Pfister Color Pyramid TestAvaliação PsicológicaFabricação DigitalAprendizagem Baseada em Problemas.A área do ensino da saúde tem sofrido transformações devido às inovações pedagógicas e as novas ferramentas desenvolvidas através da Fabricação Digital. No contexto da avaliação psicológica é necessário que competências sejam trabalhadas no curso de graduação para melhorar o desempenho dos profissionais na aplicação de testes e na elaboração dos relatórios psicológicos. Este artigo apresenta uma proposta de dinâmica de ensino para apoiar os professores de Psicologia, visando potencializar as formas de ensino do teste de Pirâmide Colorida Pfister, projetivo criado por Max Pfister na década de 1950. A dinâmica proposta é baseada na metodologia PBL (problem-based learning) e em novos elementos físicos para o teste Pfister desenvolvidos com recursos de modelagem/impressão 3D e automação (eletrônica e programação). Como resultado, obteve-se uma dinâmica PBL para aplicação em sala de aula.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-03-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/2680110.34119/bjhrv4n2-169Brazilian Journal of Health Review; Vol. 4 No. 2 (2021); 6132-6145Brazilian Journal of Health Review; v. 4 n. 2 (2021); 6132-61452595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/26801/21214Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Health Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessTanure, Paula Guimarães AndradeCoutinho, Maria Lívia AstolfoFerreira, Victor GonçalvesRodrigues, Alberto Kaíque MedeirosTanure, Matheus Guimarães AndradeCardoso, Hugo Saba PereiraJorge, Eduardo Manuel de Freitas2021-05-31T22:30:37Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/26801Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2021-05-31T22:30:37Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Dinâmica de ensino baseada em fabricação digital e PBL para apoiar os professores de psicologia na apresentação do Teste de Pirâmide Colorida Pfister / Teaching dynamics based on digital fabrication and PBL to support psychology teachers in presenting the Pfister Color Pyramid Test
title Dinâmica de ensino baseada em fabricação digital e PBL para apoiar os professores de psicologia na apresentação do Teste de Pirâmide Colorida Pfister / Teaching dynamics based on digital fabrication and PBL to support psychology teachers in presenting the Pfister Color Pyramid Test
spellingShingle Dinâmica de ensino baseada em fabricação digital e PBL para apoiar os professores de psicologia na apresentação do Teste de Pirâmide Colorida Pfister / Teaching dynamics based on digital fabrication and PBL to support psychology teachers in presenting the Pfister Color Pyramid Test
Tanure, Paula Guimarães Andrade
Avaliação Psicológica
Fabricação Digital
Aprendizagem Baseada em Problemas.
title_short Dinâmica de ensino baseada em fabricação digital e PBL para apoiar os professores de psicologia na apresentação do Teste de Pirâmide Colorida Pfister / Teaching dynamics based on digital fabrication and PBL to support psychology teachers in presenting the Pfister Color Pyramid Test
title_full Dinâmica de ensino baseada em fabricação digital e PBL para apoiar os professores de psicologia na apresentação do Teste de Pirâmide Colorida Pfister / Teaching dynamics based on digital fabrication and PBL to support psychology teachers in presenting the Pfister Color Pyramid Test
title_fullStr Dinâmica de ensino baseada em fabricação digital e PBL para apoiar os professores de psicologia na apresentação do Teste de Pirâmide Colorida Pfister / Teaching dynamics based on digital fabrication and PBL to support psychology teachers in presenting the Pfister Color Pyramid Test
title_full_unstemmed Dinâmica de ensino baseada em fabricação digital e PBL para apoiar os professores de psicologia na apresentação do Teste de Pirâmide Colorida Pfister / Teaching dynamics based on digital fabrication and PBL to support psychology teachers in presenting the Pfister Color Pyramid Test
title_sort Dinâmica de ensino baseada em fabricação digital e PBL para apoiar os professores de psicologia na apresentação do Teste de Pirâmide Colorida Pfister / Teaching dynamics based on digital fabrication and PBL to support psychology teachers in presenting the Pfister Color Pyramid Test
author Tanure, Paula Guimarães Andrade
author_facet Tanure, Paula Guimarães Andrade
Coutinho, Maria Lívia Astolfo
Ferreira, Victor Gonçalves
Rodrigues, Alberto Kaíque Medeiros
Tanure, Matheus Guimarães Andrade
Cardoso, Hugo Saba Pereira
Jorge, Eduardo Manuel de Freitas
author_role author
author2 Coutinho, Maria Lívia Astolfo
Ferreira, Victor Gonçalves
Rodrigues, Alberto Kaíque Medeiros
Tanure, Matheus Guimarães Andrade
Cardoso, Hugo Saba Pereira
Jorge, Eduardo Manuel de Freitas
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tanure, Paula Guimarães Andrade
Coutinho, Maria Lívia Astolfo
Ferreira, Victor Gonçalves
Rodrigues, Alberto Kaíque Medeiros
Tanure, Matheus Guimarães Andrade
Cardoso, Hugo Saba Pereira
Jorge, Eduardo Manuel de Freitas
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação Psicológica
Fabricação Digital
Aprendizagem Baseada em Problemas.
topic Avaliação Psicológica
Fabricação Digital
Aprendizagem Baseada em Problemas.
description A área do ensino da saúde tem sofrido transformações devido às inovações pedagógicas e as novas ferramentas desenvolvidas através da Fabricação Digital. No contexto da avaliação psicológica é necessário que competências sejam trabalhadas no curso de graduação para melhorar o desempenho dos profissionais na aplicação de testes e na elaboração dos relatórios psicológicos. Este artigo apresenta uma proposta de dinâmica de ensino para apoiar os professores de Psicologia, visando potencializar as formas de ensino do teste de Pirâmide Colorida Pfister, projetivo criado por Max Pfister na década de 1950. A dinâmica proposta é baseada na metodologia PBL (problem-based learning) e em novos elementos físicos para o teste Pfister desenvolvidos com recursos de modelagem/impressão 3D e automação (eletrônica e programação). Como resultado, obteve-se uma dinâmica PBL para aplicação em sala de aula.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/26801
10.34119/bjhrv4n2-169
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/26801
identifier_str_mv 10.34119/bjhrv4n2-169
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/26801/21214
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Health Review
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Health Review
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review; Vol. 4 No. 2 (2021); 6132-6145
Brazilian Journal of Health Review; v. 4 n. 2 (2021); 6132-6145
2595-6825
reponame:Brazilian Journal of Health Review
instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron:BJRH
instname_str Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron_str BJRH
institution BJRH
reponame_str Brazilian Journal of Health Review
collection Brazilian Journal of Health Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
repository.mail.fl_str_mv || brazilianjhr@gmail.com
_version_ 1797240060865675264