A prevalência da ansiedade e depressão em acadêmicos de medicina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: dos Santos, Luciana Maria Cypriano
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Pessoa Júnior, Djeify Alexandre
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/64882
Resumo: Identificar por meio da literatura científica qual a prevalência da ansiedade e depressão em acadêmicos da área da saúde. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, por proporcionar uma síntese dos resultados obtidos através de pesquisas publicadas. Para direcionar a pesquisa, adotou-se como pergunta norteadora: “O que a literatura científica dispõe acerca da ansiedade e depressão em acadêmicos da área da saúde?" Para construção da pesquisa, a coleta e análise de dados foi realizada através do Portal da Biblioteca Virtual da Saúde e da base de dados Medical Literature Analysis and Retrievel System Online via PubMed, através dos seguintes Descritores em Ciências da Saúde (DeCS): “Depressão”, “Ansiedade” e “Acadêmicos da área da saúde” combinados entre si pelo operador booleano AND. Ansiedade é um sensação comum e frequente no cotidiano dos estudantes universitários, podendo se tornar patológica quando apresenta uma intensidade ou frequência desproporcional à situação que a desencadeia. A depressão é um estado em que o indivíduo apresenta humor deprimido e falta de prazer em situações que antes eram prazerosas. Diversos estudos têm evidenciado que estudantes universitários da área da saúde, sobretudo na faculdade de medicina, apresentam maior risco de apresentarem transtornos psiquiátricos frente a estudantes de outras áreas. A prevalência da ansiedade e da depressão impacta negativamente na saúde tanto mental quanto física dos estudantes, no aprendizado do curso em questão, e pode até mesmo contribuir para o aumento das taxas de suicídios desse grupo afetado.
id BJRH-0_78632fb49a800f75f38f9ea27a11cbfb
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/64882
network_acronym_str BJRH-0
network_name_str Brazilian Journal of Health Review
repository_id_str
spelling A prevalência da ansiedade e depressão em acadêmicos de medicinaansiedadedepressãoestudantes de medicinaIdentificar por meio da literatura científica qual a prevalência da ansiedade e depressão em acadêmicos da área da saúde. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, por proporcionar uma síntese dos resultados obtidos através de pesquisas publicadas. Para direcionar a pesquisa, adotou-se como pergunta norteadora: “O que a literatura científica dispõe acerca da ansiedade e depressão em acadêmicos da área da saúde?" Para construção da pesquisa, a coleta e análise de dados foi realizada através do Portal da Biblioteca Virtual da Saúde e da base de dados Medical Literature Analysis and Retrievel System Online via PubMed, através dos seguintes Descritores em Ciências da Saúde (DeCS): “Depressão”, “Ansiedade” e “Acadêmicos da área da saúde” combinados entre si pelo operador booleano AND. Ansiedade é um sensação comum e frequente no cotidiano dos estudantes universitários, podendo se tornar patológica quando apresenta uma intensidade ou frequência desproporcional à situação que a desencadeia. A depressão é um estado em que o indivíduo apresenta humor deprimido e falta de prazer em situações que antes eram prazerosas. Diversos estudos têm evidenciado que estudantes universitários da área da saúde, sobretudo na faculdade de medicina, apresentam maior risco de apresentarem transtornos psiquiátricos frente a estudantes de outras áreas. A prevalência da ansiedade e da depressão impacta negativamente na saúde tanto mental quanto física dos estudantes, no aprendizado do curso em questão, e pode até mesmo contribuir para o aumento das taxas de suicídios desse grupo afetado.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2023-11-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/6488210.34119/bjhrv6n6-146Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 No. 6 (2023); 28412-28422Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 Núm. 6 (2023); 28412-28422Brazilian Journal of Health Review; v. 6 n. 6 (2023); 28412-284222595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/64882/46470dos Santos, Luciana Maria CyprianoPessoa Júnior, Djeify Alexandreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-17T17:41:20Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/64882Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2023-11-17T17:41:20Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false
dc.title.none.fl_str_mv A prevalência da ansiedade e depressão em acadêmicos de medicina
title A prevalência da ansiedade e depressão em acadêmicos de medicina
spellingShingle A prevalência da ansiedade e depressão em acadêmicos de medicina
dos Santos, Luciana Maria Cypriano
ansiedade
depressão
estudantes de medicina
title_short A prevalência da ansiedade e depressão em acadêmicos de medicina
title_full A prevalência da ansiedade e depressão em acadêmicos de medicina
title_fullStr A prevalência da ansiedade e depressão em acadêmicos de medicina
title_full_unstemmed A prevalência da ansiedade e depressão em acadêmicos de medicina
title_sort A prevalência da ansiedade e depressão em acadêmicos de medicina
author dos Santos, Luciana Maria Cypriano
author_facet dos Santos, Luciana Maria Cypriano
Pessoa Júnior, Djeify Alexandre
author_role author
author2 Pessoa Júnior, Djeify Alexandre
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv dos Santos, Luciana Maria Cypriano
Pessoa Júnior, Djeify Alexandre
dc.subject.por.fl_str_mv ansiedade
depressão
estudantes de medicina
topic ansiedade
depressão
estudantes de medicina
description Identificar por meio da literatura científica qual a prevalência da ansiedade e depressão em acadêmicos da área da saúde. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, por proporcionar uma síntese dos resultados obtidos através de pesquisas publicadas. Para direcionar a pesquisa, adotou-se como pergunta norteadora: “O que a literatura científica dispõe acerca da ansiedade e depressão em acadêmicos da área da saúde?" Para construção da pesquisa, a coleta e análise de dados foi realizada através do Portal da Biblioteca Virtual da Saúde e da base de dados Medical Literature Analysis and Retrievel System Online via PubMed, através dos seguintes Descritores em Ciências da Saúde (DeCS): “Depressão”, “Ansiedade” e “Acadêmicos da área da saúde” combinados entre si pelo operador booleano AND. Ansiedade é um sensação comum e frequente no cotidiano dos estudantes universitários, podendo se tornar patológica quando apresenta uma intensidade ou frequência desproporcional à situação que a desencadeia. A depressão é um estado em que o indivíduo apresenta humor deprimido e falta de prazer em situações que antes eram prazerosas. Diversos estudos têm evidenciado que estudantes universitários da área da saúde, sobretudo na faculdade de medicina, apresentam maior risco de apresentarem transtornos psiquiátricos frente a estudantes de outras áreas. A prevalência da ansiedade e da depressão impacta negativamente na saúde tanto mental quanto física dos estudantes, no aprendizado do curso em questão, e pode até mesmo contribuir para o aumento das taxas de suicídios desse grupo afetado.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/64882
10.34119/bjhrv6n6-146
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/64882
identifier_str_mv 10.34119/bjhrv6n6-146
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/64882/46470
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 No. 6 (2023); 28412-28422
Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 Núm. 6 (2023); 28412-28422
Brazilian Journal of Health Review; v. 6 n. 6 (2023); 28412-28422
2595-6825
reponame:Brazilian Journal of Health Review
instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron:BJRH
instname_str Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron_str BJRH
institution BJRH
reponame_str Brazilian Journal of Health Review
collection Brazilian Journal of Health Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
repository.mail.fl_str_mv || brazilianjhr@gmail.com
_version_ 1797240037690048512