Primíparas Investigadas quanto a atividade física em uma Estratégia da Saúde da Família (ESF) / Primiparas Investigated Regarding Physical Activity in a Family Health Strategy (FHS)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Adryelle Lemes de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Batista, Cristiane Leite, Almeida, Danyella Rodrigues de, Garcia, Samira Michel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/23612
Resumo: Introdução: A fase gestacional proporciona ajustes fisiológicos e anatômicos que por sua vez ocasionam alterações no organismo das gestantes. Estas alterações poderiam ser melhor ajustadas quando conciliadas a prática de atividades físicas proporcionando benefícios para a gestante. Dentre os principais benefícios se destacam à prevenção as lombalgias, menor acumulo de tecido adiposo, melhora no sistema cardiovascular, entre outros. Objetivo: Avaliar o nível de atividade física entre gestantes atendidas em um posto do Programa de Saúde da Família (PSF) no município de Cáceres-MT. Materiais e Métodos: Trata- se de um estudo transversal, que reuniu um total de quinze gestantes que participaram dessa pesquisa, com idade entre 18 a 35 anos, que estavam entre o terceiro e nono mês de gestação, selecionadas no PSF do bairro Marajoara, município de Cáceres-MT. Foi aplicado o questionário internacional de atividade física (IPAQ) para a determinação do nível de atividade física. Resultados: Obteve-se em relação ao questionário aplicado um total 10 gestantes (66,7%) mulheres como sedentária, 3 (20,0%) como irregularmente ativas e somente 2 (13,3%) ativas. Quanto ao gasto calórico, observou-se em média que as gestantes gastam mais energia em atividades físicas no 2º trimestre de gestação. Conclusão: Conclui-se para esta amostra em particular que as gestantes desta ESF apresentam níveis reduzidos de atividade física no primeiro e terceiro trimestre de gravidez, as mesmas relatam ausência de esclarecimento sobre orientação de atividade física no período gestacional, o que requer a presença de um educador físico em uma ESF.
id BJRH-0_789dbceb8b5a7d8250caf6d5d13706e9
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/23612
network_acronym_str BJRH-0
network_name_str Brazilian Journal of Health Review
repository_id_str
spelling Primíparas Investigadas quanto a atividade física em uma Estratégia da Saúde da Família (ESF) / Primiparas Investigated Regarding Physical Activity in a Family Health Strategy (FHS)GravidezAtividade físicaSaúde.Introdução: A fase gestacional proporciona ajustes fisiológicos e anatômicos que por sua vez ocasionam alterações no organismo das gestantes. Estas alterações poderiam ser melhor ajustadas quando conciliadas a prática de atividades físicas proporcionando benefícios para a gestante. Dentre os principais benefícios se destacam à prevenção as lombalgias, menor acumulo de tecido adiposo, melhora no sistema cardiovascular, entre outros. Objetivo: Avaliar o nível de atividade física entre gestantes atendidas em um posto do Programa de Saúde da Família (PSF) no município de Cáceres-MT. Materiais e Métodos: Trata- se de um estudo transversal, que reuniu um total de quinze gestantes que participaram dessa pesquisa, com idade entre 18 a 35 anos, que estavam entre o terceiro e nono mês de gestação, selecionadas no PSF do bairro Marajoara, município de Cáceres-MT. Foi aplicado o questionário internacional de atividade física (IPAQ) para a determinação do nível de atividade física. Resultados: Obteve-se em relação ao questionário aplicado um total 10 gestantes (66,7%) mulheres como sedentária, 3 (20,0%) como irregularmente ativas e somente 2 (13,3%) ativas. Quanto ao gasto calórico, observou-se em média que as gestantes gastam mais energia em atividades físicas no 2º trimestre de gestação. Conclusão: Conclui-se para esta amostra em particular que as gestantes desta ESF apresentam níveis reduzidos de atividade física no primeiro e terceiro trimestre de gravidez, as mesmas relatam ausência de esclarecimento sobre orientação de atividade física no período gestacional, o que requer a presença de um educador físico em uma ESF.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-01-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/2361210.34119/bjhrv4n1-145Brazilian Journal of Health Review; Vol. 4 No. 1 (2021); 1761-1781Brazilian Journal of Health Review; v. 4 n. 1 (2021); 1761-17812595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/23612/18972Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Health Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessCampos, Adryelle Lemes deBatista, Cristiane LeiteAlmeida, Danyella Rodrigues deGarcia, Samira Michel2021-04-12T15:36:01Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/23612Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2021-04-12T15:36:01Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Primíparas Investigadas quanto a atividade física em uma Estratégia da Saúde da Família (ESF) / Primiparas Investigated Regarding Physical Activity in a Family Health Strategy (FHS)
title Primíparas Investigadas quanto a atividade física em uma Estratégia da Saúde da Família (ESF) / Primiparas Investigated Regarding Physical Activity in a Family Health Strategy (FHS)
spellingShingle Primíparas Investigadas quanto a atividade física em uma Estratégia da Saúde da Família (ESF) / Primiparas Investigated Regarding Physical Activity in a Family Health Strategy (FHS)
Campos, Adryelle Lemes de
Gravidez
Atividade física
Saúde.
title_short Primíparas Investigadas quanto a atividade física em uma Estratégia da Saúde da Família (ESF) / Primiparas Investigated Regarding Physical Activity in a Family Health Strategy (FHS)
title_full Primíparas Investigadas quanto a atividade física em uma Estratégia da Saúde da Família (ESF) / Primiparas Investigated Regarding Physical Activity in a Family Health Strategy (FHS)
title_fullStr Primíparas Investigadas quanto a atividade física em uma Estratégia da Saúde da Família (ESF) / Primiparas Investigated Regarding Physical Activity in a Family Health Strategy (FHS)
title_full_unstemmed Primíparas Investigadas quanto a atividade física em uma Estratégia da Saúde da Família (ESF) / Primiparas Investigated Regarding Physical Activity in a Family Health Strategy (FHS)
title_sort Primíparas Investigadas quanto a atividade física em uma Estratégia da Saúde da Família (ESF) / Primiparas Investigated Regarding Physical Activity in a Family Health Strategy (FHS)
author Campos, Adryelle Lemes de
author_facet Campos, Adryelle Lemes de
Batista, Cristiane Leite
Almeida, Danyella Rodrigues de
Garcia, Samira Michel
author_role author
author2 Batista, Cristiane Leite
Almeida, Danyella Rodrigues de
Garcia, Samira Michel
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos, Adryelle Lemes de
Batista, Cristiane Leite
Almeida, Danyella Rodrigues de
Garcia, Samira Michel
dc.subject.por.fl_str_mv Gravidez
Atividade física
Saúde.
topic Gravidez
Atividade física
Saúde.
description Introdução: A fase gestacional proporciona ajustes fisiológicos e anatômicos que por sua vez ocasionam alterações no organismo das gestantes. Estas alterações poderiam ser melhor ajustadas quando conciliadas a prática de atividades físicas proporcionando benefícios para a gestante. Dentre os principais benefícios se destacam à prevenção as lombalgias, menor acumulo de tecido adiposo, melhora no sistema cardiovascular, entre outros. Objetivo: Avaliar o nível de atividade física entre gestantes atendidas em um posto do Programa de Saúde da Família (PSF) no município de Cáceres-MT. Materiais e Métodos: Trata- se de um estudo transversal, que reuniu um total de quinze gestantes que participaram dessa pesquisa, com idade entre 18 a 35 anos, que estavam entre o terceiro e nono mês de gestação, selecionadas no PSF do bairro Marajoara, município de Cáceres-MT. Foi aplicado o questionário internacional de atividade física (IPAQ) para a determinação do nível de atividade física. Resultados: Obteve-se em relação ao questionário aplicado um total 10 gestantes (66,7%) mulheres como sedentária, 3 (20,0%) como irregularmente ativas e somente 2 (13,3%) ativas. Quanto ao gasto calórico, observou-se em média que as gestantes gastam mais energia em atividades físicas no 2º trimestre de gestação. Conclusão: Conclui-se para esta amostra em particular que as gestantes desta ESF apresentam níveis reduzidos de atividade física no primeiro e terceiro trimestre de gravidez, as mesmas relatam ausência de esclarecimento sobre orientação de atividade física no período gestacional, o que requer a presença de um educador físico em uma ESF.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/23612
10.34119/bjhrv4n1-145
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/23612
identifier_str_mv 10.34119/bjhrv4n1-145
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/23612/18972
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Health Review
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Health Review
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review; Vol. 4 No. 1 (2021); 1761-1781
Brazilian Journal of Health Review; v. 4 n. 1 (2021); 1761-1781
2595-6825
reponame:Brazilian Journal of Health Review
instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron:BJRH
instname_str Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron_str BJRH
institution BJRH
reponame_str Brazilian Journal of Health Review
collection Brazilian Journal of Health Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
repository.mail.fl_str_mv || brazilianjhr@gmail.com
_version_ 1797240059155447808