Diagnóstico “processos familiares interrompidos” em pais de crianças com câncer / Diagnosis "disrupted family processes" in parents of children with cancer

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Queiroz, Nayane Emilly Sales
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: de Sousa, Caren Nádia Soares, Moreira, Janaína Calisto, Ferreira, Fátima Dayanne Wirtzbiki, de Albuquerque, Francisca Andréa Marques, de Aguiar, Adriana Sousa Carvalho, Borges, Cicera Brena Calixto Sousa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/35844
Resumo: Câncer infantil é todo e qualquer tipo de processo patológico que desencadeia um neoplasma maligno e que se manifesta em crianças menores de 15 anos. Além dos prejuízos acarretados ao público infanto-juvenil, o diagnóstico do câncer origina malefícios também aos cônjuges. Neste contexto, o diagnóstico Processos Familiares Interrompidos mostra-se uma importante ferramenta na assistência aos pais de crianças diagnosticadas com câncer. O presente estudo objetivou investigar a possível presença de tal diagnóstico em pais de crianças diagnosticadas com câncer e internadas para tratamento em uma unidade de referência. Estudo descritivo, com abordagem quantitativa e qualitativa, do tipo transversal. Os critérios de inclusão utilizados foram: consentimento das participações, maioridade e acompanhamento da rotina de tratamento do filho. 100% dos entrevistados apresentaram uma característica definidora ou um fator relacionado presentes no diagnóstico de enfermagem investigado. Ao longo do estudo, surgiram cinco categorias, a saber: mudanças no relacionamento conjugal; alterações nos processos de comunicação; mudanças na vida sexual do casal; modificações no convívio do casal; expressões de sentimentos. Dentre os achados observados ao longo deste estudo, destaca-se a quantidade de relatos da existência de mudanças abruptas na rotina dos pais das crianças hospitalizadas, evidenciando deste modo a presença do diagnóstico estudado em todos os participantes.
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