Dermatite atópica: uma revisão dos seus impactos na qualidade de vida de pacientes pediátricos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Braga, Stéfany Gonçalves
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Braga, Vitor Emanuel Gonçalves, Saturnino, Alanna Simão Gomes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/56213
Resumo: Introdução: A Dermatite Atópica é caracterizada por lesões eczematosas e com intenso prurido, considerada a dermatose mais comum na infância com prevalência aumentada. Está frequentemente associada a repercussões psicossomáticas resultando em uma piora na qualidade de vida de pacientes e familiares. Objetivo: Neste contexto, o presente artigo tem como objetivo analisar os impactos da Dermatite Atópica na qualidade de vida de pacientes pediátricos. Metodologia: Destarte, foi feita uma revisão de literatura dos artigos publicados entre os anos de 2002 e 2022, nas bases National Library of Medicine (PubMed MEDLINE), Scientific Electronic Library Online (Scielo), Cochrane Database of Systematic Reviews (CDSR), Google Scholar, Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e EBSCO Information Services. Resultados: Há uma relação direta entre a Dermatite Atópica e pior qualidade de vida de pacientes pediátricos e seus familiares e/ou cuidadores, com alta prevalência de alterações comportamentais, ansiedade, depressão, irritabilidade, autoestima baixa, mudança nas vestimentas, retração social, labilidade emocional, distúrbios do sono, transtornos de conduta, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade e autismo, propiciando uma diminuição do bem estar e da capacidade funcional, bem como da adesão ao tratamento. Conclusão: Diante do exposto, cabe ressaltar a importância da compreensão sobres estes impactos negativos da DA, contribuindo assim para o desenvolvimento de uma abordagem interdisciplinar individualizada e com melhores resultados, ou seja, atenuando estas repercussões, além da criação de estratégias de prevenção em Saúde Mental.
id BJRH-0_7a04361e9997fa1b079b834a3d58fe29
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/56213
network_acronym_str BJRH-0
network_name_str Brazilian Journal of Health Review
repository_id_str
spelling Dermatite atópica: uma revisão dos seus impactos na qualidade de vida de pacientes pediátricosDermatite Atópicaqualidade de vidapediatriasaúde mentaldermatopatiasIntrodução: A Dermatite Atópica é caracterizada por lesões eczematosas e com intenso prurido, considerada a dermatose mais comum na infância com prevalência aumentada. Está frequentemente associada a repercussões psicossomáticas resultando em uma piora na qualidade de vida de pacientes e familiares. Objetivo: Neste contexto, o presente artigo tem como objetivo analisar os impactos da Dermatite Atópica na qualidade de vida de pacientes pediátricos. Metodologia: Destarte, foi feita uma revisão de literatura dos artigos publicados entre os anos de 2002 e 2022, nas bases National Library of Medicine (PubMed MEDLINE), Scientific Electronic Library Online (Scielo), Cochrane Database of Systematic Reviews (CDSR), Google Scholar, Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e EBSCO Information Services. Resultados: Há uma relação direta entre a Dermatite Atópica e pior qualidade de vida de pacientes pediátricos e seus familiares e/ou cuidadores, com alta prevalência de alterações comportamentais, ansiedade, depressão, irritabilidade, autoestima baixa, mudança nas vestimentas, retração social, labilidade emocional, distúrbios do sono, transtornos de conduta, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade e autismo, propiciando uma diminuição do bem estar e da capacidade funcional, bem como da adesão ao tratamento. Conclusão: Diante do exposto, cabe ressaltar a importância da compreensão sobres estes impactos negativos da DA, contribuindo assim para o desenvolvimento de uma abordagem interdisciplinar individualizada e com melhores resultados, ou seja, atenuando estas repercussões, além da criação de estratégias de prevenção em Saúde Mental.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2023-01-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/5621310.34119/bjhrv6n1-060Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 No. 1 (2023); 783-793Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 Núm. 1 (2023); 783-793Brazilian Journal of Health Review; v. 6 n. 1 (2023); 783-7932595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/56213/41298Braga, Stéfany GonçalvesBraga, Vitor Emanuel GonçalvesSaturnino, Alanna Simão Gomesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-02-15T18:17:45Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/56213Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2023-02-15T18:17:45Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Dermatite atópica: uma revisão dos seus impactos na qualidade de vida de pacientes pediátricos
title Dermatite atópica: uma revisão dos seus impactos na qualidade de vida de pacientes pediátricos
spellingShingle Dermatite atópica: uma revisão dos seus impactos na qualidade de vida de pacientes pediátricos
Braga, Stéfany Gonçalves
Dermatite Atópica
qualidade de vida
pediatria
saúde mental
dermatopatias
title_short Dermatite atópica: uma revisão dos seus impactos na qualidade de vida de pacientes pediátricos
title_full Dermatite atópica: uma revisão dos seus impactos na qualidade de vida de pacientes pediátricos
title_fullStr Dermatite atópica: uma revisão dos seus impactos na qualidade de vida de pacientes pediátricos
title_full_unstemmed Dermatite atópica: uma revisão dos seus impactos na qualidade de vida de pacientes pediátricos
title_sort Dermatite atópica: uma revisão dos seus impactos na qualidade de vida de pacientes pediátricos
author Braga, Stéfany Gonçalves
author_facet Braga, Stéfany Gonçalves
Braga, Vitor Emanuel Gonçalves
Saturnino, Alanna Simão Gomes
author_role author
author2 Braga, Vitor Emanuel Gonçalves
Saturnino, Alanna Simão Gomes
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Braga, Stéfany Gonçalves
Braga, Vitor Emanuel Gonçalves
Saturnino, Alanna Simão Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Dermatite Atópica
qualidade de vida
pediatria
saúde mental
dermatopatias
topic Dermatite Atópica
qualidade de vida
pediatria
saúde mental
dermatopatias
description Introdução: A Dermatite Atópica é caracterizada por lesões eczematosas e com intenso prurido, considerada a dermatose mais comum na infância com prevalência aumentada. Está frequentemente associada a repercussões psicossomáticas resultando em uma piora na qualidade de vida de pacientes e familiares. Objetivo: Neste contexto, o presente artigo tem como objetivo analisar os impactos da Dermatite Atópica na qualidade de vida de pacientes pediátricos. Metodologia: Destarte, foi feita uma revisão de literatura dos artigos publicados entre os anos de 2002 e 2022, nas bases National Library of Medicine (PubMed MEDLINE), Scientific Electronic Library Online (Scielo), Cochrane Database of Systematic Reviews (CDSR), Google Scholar, Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e EBSCO Information Services. Resultados: Há uma relação direta entre a Dermatite Atópica e pior qualidade de vida de pacientes pediátricos e seus familiares e/ou cuidadores, com alta prevalência de alterações comportamentais, ansiedade, depressão, irritabilidade, autoestima baixa, mudança nas vestimentas, retração social, labilidade emocional, distúrbios do sono, transtornos de conduta, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade e autismo, propiciando uma diminuição do bem estar e da capacidade funcional, bem como da adesão ao tratamento. Conclusão: Diante do exposto, cabe ressaltar a importância da compreensão sobres estes impactos negativos da DA, contribuindo assim para o desenvolvimento de uma abordagem interdisciplinar individualizada e com melhores resultados, ou seja, atenuando estas repercussões, além da criação de estratégias de prevenção em Saúde Mental.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-01-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/56213
10.34119/bjhrv6n1-060
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/56213
identifier_str_mv 10.34119/bjhrv6n1-060
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/56213/41298
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 No. 1 (2023); 783-793
Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 Núm. 1 (2023); 783-793
Brazilian Journal of Health Review; v. 6 n. 1 (2023); 783-793
2595-6825
reponame:Brazilian Journal of Health Review
instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron:BJRH
instname_str Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron_str BJRH
institution BJRH
reponame_str Brazilian Journal of Health Review
collection Brazilian Journal of Health Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
repository.mail.fl_str_mv || brazilianjhr@gmail.com
_version_ 1797240025074630656