A importância da prática em assistência farmacêutica através do programa de integração acadêmico profissional: vivência em uma farmácia comunitária / The importance of practice in pharmaceutical assistance through the professional academic integration program: experience in a community pharmacy

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Paulo Ricardo de Souza
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Quaresma, Ana Carolina Sousa, de Andrade, Débora Mendes, Negrão, Rayssa Pâmela da Silva, Meireles, Victor Hugo Mendes, dos Passos, Lorena Caroline Xavier, Tavares, Maria Lucia Dias, Siqueira, Maria Lucia Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/27852
Resumo: O Programa de Integração Acadêmico Profissional (PIAP) é um componente curricular de caráter vivencial, oferecido durante a formação do discente no curso de Farmácia da Universidade Federal do Pará (UFPA) no sexto semestre, visando inserir o discente na prática da profissionalização em farmácia comunitária para a construção de competências e habilidades no âmbito da assistência farmacêutica, tendo o ensino em serviço, a base do aprendizado. O objetivo deste trabalho é descrever o relato de experiência das atividades vivenciadas na prática em assistência farmacêutica, durante o PIAP VI. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa, realizado em uma farmácia comunitária, no município de Belém-PA. Para a realização desta prática, inicialmente houve uma capacitação dos universitários, através de conteúdos já abordados em sala de aula, sobre a assistência farmacêutica, bem como as principais legislações do âmbito farmacêutico vigente. Posteriormente, ocorreu o estágio supervisionado, onde foi abordado todo o processo que envolve a logística e as atribuições do profissional farmacêutico. O PIAP VI trouxe resultados satisfatórios para a formação acadêmico-profissional, visto que possibilitou o aperfeiçoamento da prática com a teoria vista na graduação, proporcionando ao aluno conhecimento a respeito das atribuições do farmacêutico e o primeiro contato deste com o paciente/ usuário do medicamento, em uma farmácia comunitária. A experiência proporcionou vivenciar uma combinação de conhecimento técnico-científico, ético, clínico e de gestão do cuidado em saúde. 
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