Trabalhando a educação em saúde na perspectiva das novas escolas de medicina: experiência no centro de testagem e aconselhamento DST - AIDS, Imperatriz - MA: Working on health education from the perspective of new schools of medicine: experience in the STD - AIDS testing and counseling center, Imperatriz - MA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Fabrício Bastos
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Macedo, Luís Felipe Monteiro de Sousa, de Castro, Denise Souza, Gama, Jullys Allan Guimarães, Nascimento, Anderson Gomes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/52254
Resumo: Introdução: De acordo com a Lei Orgânica da Saúde, a assistência à saúde pelo SUS deve abranger tanto as ações assistenciais ou curativas quanto as atividades de promoção da saúde e prevenção de doenças. Nesse aspecto, a abordagem do profissional de saúde não deve se restringir à assistência curativa, buscando dimensionar fatores de risco à saúde e, por conseguinte, a execução de ações preventivas. Objetivos: Demonstrar a importância da educação em saúde, pontuar as diretrizes que regem o funcionamento do Centro de Testagem e Aconselhamento DST/AIDS. Descrição da Experiência: A visita ao Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) propiciou conhecer a real importância do processo de educação em saúde, bem como, a relevância dos meios de prevenção, aconselhamento e tratamento de Doenças Sexualmente Transmissíveis. Ficou evidente a possibilidade de os serviços oferecidos pelo Centro de Testagem e Aconselhamento atenderem todo e qualquer cidadão que possuam dúvidas em relação ao seu status sorológico, bem como, a pacientes soropositivos que necessitam de acompanhamento. Resultados: Diante da observação do funcionamento do Centro de Testagem e Aconselhamento ficou evidenciado sua relevância nos processos de prevenção e educação em saúde, no entanto, uma maior abrangência dos serviços de prevenção e acompanhamento para a população, não se torna possível, pois, nem todos os portadores de DST e AIDS procuram os serviços oferecidos pelo programa, ou mesmo a Unidade Básica de Saúde. Uma vez que o a oferta do serviço de Teste sorológico e aconselhamento é permeada por prerrogativa éticas, e um dos critérios para que o cidadão possa realizar o exame anti HIV é a voluntariedade desta decisão. Conclusão: A experiência vivenciada nos proporcionou uma visão mais abrangente dos processos de educação em saúde, sua importância, alcance e aplicabilidade, assim como permitiu aos alunos visualizar os entraves que impossibilitam uma cobertura plena à população dos serviços oferecidos, sendo estes no âmbito da saúde pública ou individual. Ficou evidente, que um dos desafios para a consolidação de um cuidado qualificado na prevenção em DST/AIDS no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS) está na sustentação do comprometimento entre as esferas políticas e governamentais em prover recursos materiais e profissionais capacitados e motivados para trabalhar com as questões que envolvem este tema.
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