O sentido do conhecimento no itinerário de medicina, saúde e biológicas no novo ensino médio: como funcionam os exames de imagem a partir dos conceitos de modelos atômicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Márcio Eustáquio Pereira
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Santos, Carolina Rodrigues, Braga Neto, Manoel Rodrigues, Schettino, Ana Clara Valadares, Guimarães, Olivia Barkblom
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/65272
Resumo: O presente trabalho apresenta a proposta temática de exames de imagens, como aprofundamento dos conhecimentos essenciais de modelos atômicos, estudados na Formação Geral do Novo Ensino Médio de uma instituição privada de Belo horizonte. Nesse contexto, o material didático foi desenvolvido, de tal forma que os alunos pudessem entender o funcionamento dos exames de raio X, tomografia e ressonância magnética nuclear, por meio da explicação desses fenômenos, com uso do modelo atômico de Niels Bohr. A temática mostrou-se lúdica, atrativa e despertou a curiosidade e atenção dos alunos, o que permitiu aprofundar os conhecimentos básicos de modelos atômicos, no Itinerário Formativo de Medicina, Saúde e Biológicas, suscitando o sentido do aprendizado de tal conhecimentos essenciais e estimulando nos estudantes possíveis aspirações e escolhas mais assertivas no futuro.
id BJRH-0_7fd4276c174173c0b68aeb9dec1a6b73
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/65272
network_acronym_str BJRH-0
network_name_str Brazilian Journal of Health Review
repository_id_str
spelling O sentido do conhecimento no itinerário de medicina, saúde e biológicas no novo ensino médio: como funcionam os exames de imagem a partir dos conceitos de modelos atômicosexames de imagemmodelo atômicoitineráriomedicinaO presente trabalho apresenta a proposta temática de exames de imagens, como aprofundamento dos conhecimentos essenciais de modelos atômicos, estudados na Formação Geral do Novo Ensino Médio de uma instituição privada de Belo horizonte. Nesse contexto, o material didático foi desenvolvido, de tal forma que os alunos pudessem entender o funcionamento dos exames de raio X, tomografia e ressonância magnética nuclear, por meio da explicação desses fenômenos, com uso do modelo atômico de Niels Bohr. A temática mostrou-se lúdica, atrativa e despertou a curiosidade e atenção dos alunos, o que permitiu aprofundar os conhecimentos básicos de modelos atômicos, no Itinerário Formativo de Medicina, Saúde e Biológicas, suscitando o sentido do aprendizado de tal conhecimentos essenciais e estimulando nos estudantes possíveis aspirações e escolhas mais assertivas no futuro.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2023-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/6527210.34119/bjhrv6n6-287Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 No. 6 (2023); 30313-30321Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 Núm. 6 (2023); 30313-30321Brazilian Journal of Health Review; v. 6 n. 6 (2023); 30313-303212595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/65272/46685da Silva, Márcio Eustáquio PereiraSantos, Carolina RodriguesBraga Neto, Manoel RodriguesSchettino, Ana Clara ValadaresGuimarães, Olivia Barkblominfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-01T13:41:10Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/65272Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2023-12-01T13:41:10Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false
dc.title.none.fl_str_mv O sentido do conhecimento no itinerário de medicina, saúde e biológicas no novo ensino médio: como funcionam os exames de imagem a partir dos conceitos de modelos atômicos
title O sentido do conhecimento no itinerário de medicina, saúde e biológicas no novo ensino médio: como funcionam os exames de imagem a partir dos conceitos de modelos atômicos
spellingShingle O sentido do conhecimento no itinerário de medicina, saúde e biológicas no novo ensino médio: como funcionam os exames de imagem a partir dos conceitos de modelos atômicos
da Silva, Márcio Eustáquio Pereira
exames de imagem
modelo atômico
itinerário
medicina
title_short O sentido do conhecimento no itinerário de medicina, saúde e biológicas no novo ensino médio: como funcionam os exames de imagem a partir dos conceitos de modelos atômicos
title_full O sentido do conhecimento no itinerário de medicina, saúde e biológicas no novo ensino médio: como funcionam os exames de imagem a partir dos conceitos de modelos atômicos
title_fullStr O sentido do conhecimento no itinerário de medicina, saúde e biológicas no novo ensino médio: como funcionam os exames de imagem a partir dos conceitos de modelos atômicos
title_full_unstemmed O sentido do conhecimento no itinerário de medicina, saúde e biológicas no novo ensino médio: como funcionam os exames de imagem a partir dos conceitos de modelos atômicos
title_sort O sentido do conhecimento no itinerário de medicina, saúde e biológicas no novo ensino médio: como funcionam os exames de imagem a partir dos conceitos de modelos atômicos
author da Silva, Márcio Eustáquio Pereira
author_facet da Silva, Márcio Eustáquio Pereira
Santos, Carolina Rodrigues
Braga Neto, Manoel Rodrigues
Schettino, Ana Clara Valadares
Guimarães, Olivia Barkblom
author_role author
author2 Santos, Carolina Rodrigues
Braga Neto, Manoel Rodrigues
Schettino, Ana Clara Valadares
Guimarães, Olivia Barkblom
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva, Márcio Eustáquio Pereira
Santos, Carolina Rodrigues
Braga Neto, Manoel Rodrigues
Schettino, Ana Clara Valadares
Guimarães, Olivia Barkblom
dc.subject.por.fl_str_mv exames de imagem
modelo atômico
itinerário
medicina
topic exames de imagem
modelo atômico
itinerário
medicina
description O presente trabalho apresenta a proposta temática de exames de imagens, como aprofundamento dos conhecimentos essenciais de modelos atômicos, estudados na Formação Geral do Novo Ensino Médio de uma instituição privada de Belo horizonte. Nesse contexto, o material didático foi desenvolvido, de tal forma que os alunos pudessem entender o funcionamento dos exames de raio X, tomografia e ressonância magnética nuclear, por meio da explicação desses fenômenos, com uso do modelo atômico de Niels Bohr. A temática mostrou-se lúdica, atrativa e despertou a curiosidade e atenção dos alunos, o que permitiu aprofundar os conhecimentos básicos de modelos atômicos, no Itinerário Formativo de Medicina, Saúde e Biológicas, suscitando o sentido do aprendizado de tal conhecimentos essenciais e estimulando nos estudantes possíveis aspirações e escolhas mais assertivas no futuro.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/65272
10.34119/bjhrv6n6-287
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/65272
identifier_str_mv 10.34119/bjhrv6n6-287
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/65272/46685
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 No. 6 (2023); 30313-30321
Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 Núm. 6 (2023); 30313-30321
Brazilian Journal of Health Review; v. 6 n. 6 (2023); 30313-30321
2595-6825
reponame:Brazilian Journal of Health Review
instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron:BJRH
instname_str Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron_str BJRH
institution BJRH
reponame_str Brazilian Journal of Health Review
collection Brazilian Journal of Health Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
repository.mail.fl_str_mv || brazilianjhr@gmail.com
_version_ 1797240038631669760