O sentido do conhecimento no itinerário de medicina, saúde e biológicas no novo ensino médio: como funcionam os exames de imagem a partir dos conceitos de modelos atômicos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Journal of Health Review |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/65272 |
Resumo: | O presente trabalho apresenta a proposta temática de exames de imagens, como aprofundamento dos conhecimentos essenciais de modelos atômicos, estudados na Formação Geral do Novo Ensino Médio de uma instituição privada de Belo horizonte. Nesse contexto, o material didático foi desenvolvido, de tal forma que os alunos pudessem entender o funcionamento dos exames de raio X, tomografia e ressonância magnética nuclear, por meio da explicação desses fenômenos, com uso do modelo atômico de Niels Bohr. A temática mostrou-se lúdica, atrativa e despertou a curiosidade e atenção dos alunos, o que permitiu aprofundar os conhecimentos básicos de modelos atômicos, no Itinerário Formativo de Medicina, Saúde e Biológicas, suscitando o sentido do aprendizado de tal conhecimentos essenciais e estimulando nos estudantes possíveis aspirações e escolhas mais assertivas no futuro. |
id |
BJRH-0_7fd4276c174173c0b68aeb9dec1a6b73 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/65272 |
network_acronym_str |
BJRH-0 |
network_name_str |
Brazilian Journal of Health Review |
repository_id_str |
|
spelling |
O sentido do conhecimento no itinerário de medicina, saúde e biológicas no novo ensino médio: como funcionam os exames de imagem a partir dos conceitos de modelos atômicosexames de imagemmodelo atômicoitineráriomedicinaO presente trabalho apresenta a proposta temática de exames de imagens, como aprofundamento dos conhecimentos essenciais de modelos atômicos, estudados na Formação Geral do Novo Ensino Médio de uma instituição privada de Belo horizonte. Nesse contexto, o material didático foi desenvolvido, de tal forma que os alunos pudessem entender o funcionamento dos exames de raio X, tomografia e ressonância magnética nuclear, por meio da explicação desses fenômenos, com uso do modelo atômico de Niels Bohr. A temática mostrou-se lúdica, atrativa e despertou a curiosidade e atenção dos alunos, o que permitiu aprofundar os conhecimentos básicos de modelos atômicos, no Itinerário Formativo de Medicina, Saúde e Biológicas, suscitando o sentido do aprendizado de tal conhecimentos essenciais e estimulando nos estudantes possíveis aspirações e escolhas mais assertivas no futuro.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2023-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/6527210.34119/bjhrv6n6-287Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 No. 6 (2023); 30313-30321Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 Núm. 6 (2023); 30313-30321Brazilian Journal of Health Review; v. 6 n. 6 (2023); 30313-303212595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/65272/46685da Silva, Márcio Eustáquio PereiraSantos, Carolina RodriguesBraga Neto, Manoel RodriguesSchettino, Ana Clara ValadaresGuimarães, Olivia Barkblominfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-01T13:41:10Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/65272Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2023-12-01T13:41:10Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O sentido do conhecimento no itinerário de medicina, saúde e biológicas no novo ensino médio: como funcionam os exames de imagem a partir dos conceitos de modelos atômicos |
title |
O sentido do conhecimento no itinerário de medicina, saúde e biológicas no novo ensino médio: como funcionam os exames de imagem a partir dos conceitos de modelos atômicos |
spellingShingle |
O sentido do conhecimento no itinerário de medicina, saúde e biológicas no novo ensino médio: como funcionam os exames de imagem a partir dos conceitos de modelos atômicos da Silva, Márcio Eustáquio Pereira exames de imagem modelo atômico itinerário medicina |
title_short |
O sentido do conhecimento no itinerário de medicina, saúde e biológicas no novo ensino médio: como funcionam os exames de imagem a partir dos conceitos de modelos atômicos |
title_full |
O sentido do conhecimento no itinerário de medicina, saúde e biológicas no novo ensino médio: como funcionam os exames de imagem a partir dos conceitos de modelos atômicos |
title_fullStr |
O sentido do conhecimento no itinerário de medicina, saúde e biológicas no novo ensino médio: como funcionam os exames de imagem a partir dos conceitos de modelos atômicos |
title_full_unstemmed |
O sentido do conhecimento no itinerário de medicina, saúde e biológicas no novo ensino médio: como funcionam os exames de imagem a partir dos conceitos de modelos atômicos |
title_sort |
O sentido do conhecimento no itinerário de medicina, saúde e biológicas no novo ensino médio: como funcionam os exames de imagem a partir dos conceitos de modelos atômicos |
author |
da Silva, Márcio Eustáquio Pereira |
author_facet |
da Silva, Márcio Eustáquio Pereira Santos, Carolina Rodrigues Braga Neto, Manoel Rodrigues Schettino, Ana Clara Valadares Guimarães, Olivia Barkblom |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Carolina Rodrigues Braga Neto, Manoel Rodrigues Schettino, Ana Clara Valadares Guimarães, Olivia Barkblom |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Silva, Márcio Eustáquio Pereira Santos, Carolina Rodrigues Braga Neto, Manoel Rodrigues Schettino, Ana Clara Valadares Guimarães, Olivia Barkblom |
dc.subject.por.fl_str_mv |
exames de imagem modelo atômico itinerário medicina |
topic |
exames de imagem modelo atômico itinerário medicina |
description |
O presente trabalho apresenta a proposta temática de exames de imagens, como aprofundamento dos conhecimentos essenciais de modelos atômicos, estudados na Formação Geral do Novo Ensino Médio de uma instituição privada de Belo horizonte. Nesse contexto, o material didático foi desenvolvido, de tal forma que os alunos pudessem entender o funcionamento dos exames de raio X, tomografia e ressonância magnética nuclear, por meio da explicação desses fenômenos, com uso do modelo atômico de Niels Bohr. A temática mostrou-se lúdica, atrativa e despertou a curiosidade e atenção dos alunos, o que permitiu aprofundar os conhecimentos básicos de modelos atômicos, no Itinerário Formativo de Medicina, Saúde e Biológicas, suscitando o sentido do aprendizado de tal conhecimentos essenciais e estimulando nos estudantes possíveis aspirações e escolhas mais assertivas no futuro. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/65272 10.34119/bjhrv6n6-287 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/65272 |
identifier_str_mv |
10.34119/bjhrv6n6-287 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/65272/46685 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 No. 6 (2023); 30313-30321 Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 Núm. 6 (2023); 30313-30321 Brazilian Journal of Health Review; v. 6 n. 6 (2023); 30313-30321 2595-6825 reponame:Brazilian Journal of Health Review instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) instacron:BJRH |
instname_str |
Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) |
instacron_str |
BJRH |
institution |
BJRH |
reponame_str |
Brazilian Journal of Health Review |
collection |
Brazilian Journal of Health Review |
repository.name.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|| brazilianjhr@gmail.com |
_version_ |
1797240038631669760 |