Conhecimento de estudantes de medicina sobre o Sistema Único de Saúde (SUS)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Oliveira, Amanda Mendonça Marques
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Araújo, Fernanda Maria Rodrigues de Sousa, Moura, Maria Eliete Batista, de Oliveira, Adriano Bastos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
DOI: 10.34119/bjhrv6n4-067
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/61384
Resumo: Os estudantes de medicina têm sido objeto de estudo nos últimos anos devido à importância desses futuros profissionais no processo de aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde (SUS). Na maioria dos cursos de medicina, a base do ensino, tanto teórico quanto prático, não tem problematizado questões fundamentais sobre o sistema público de saúde brasileiro. O estudo tem como objetivo analisar o conhecimento de estudantes de medicina sobre o SUS. Trata-se de pesquisa descritiva e exploratória, de abordagem qualitativa, realizada por meio de entrevista aplicada a 80 estudantes do curso de Medicina do nono ao décimo segundo período. Os dados foram processados no software IRAMUTEQ (Interface de R pour lês Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires) e analisados pela Classificação Hierárquica Descendente. Os resultados obtidos foram apresentados em cinco classes, conforme dendograma elaborado, a saber: Classe 1 - A participação da população através dos Conselhos de Saúde do SUS; Classe 2 - O conhecimento dos estudantes sobre a atenção primária; Classe 3 - Avaliação do estudante sobre seu conhecimento sobre o SUS; Classe 4 - Saúde como direito de todos; Classe 5 - Princípios do SUS e sua regulamentação. Concluiu-se que a maioria dos estudantes de medicina entrevistados não apresenta conhecimento consolidado sobre o SUS e são necessárias reformas no ensino médico, através de projetos que integrem o conhecimento teórico com atividades práticas no SUS, formando, assim, indivíduos com uma visão crítica da realidade do sistema público de saúde brasileiro.
id BJRH-0_81372566f3adc37d096e1f9bccb5cac9
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/61384
network_acronym_str BJRH-0
network_name_str Brazilian Journal of Health Review
spelling Conhecimento de estudantes de medicina sobre o Sistema Único de Saúde (SUS)medicinaconhecimentoSUSprincípiosOs estudantes de medicina têm sido objeto de estudo nos últimos anos devido à importância desses futuros profissionais no processo de aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde (SUS). Na maioria dos cursos de medicina, a base do ensino, tanto teórico quanto prático, não tem problematizado questões fundamentais sobre o sistema público de saúde brasileiro. O estudo tem como objetivo analisar o conhecimento de estudantes de medicina sobre o SUS. Trata-se de pesquisa descritiva e exploratória, de abordagem qualitativa, realizada por meio de entrevista aplicada a 80 estudantes do curso de Medicina do nono ao décimo segundo período. Os dados foram processados no software IRAMUTEQ (Interface de R pour lês Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires) e analisados pela Classificação Hierárquica Descendente. Os resultados obtidos foram apresentados em cinco classes, conforme dendograma elaborado, a saber: Classe 1 - A participação da população através dos Conselhos de Saúde do SUS; Classe 2 - O conhecimento dos estudantes sobre a atenção primária; Classe 3 - Avaliação do estudante sobre seu conhecimento sobre o SUS; Classe 4 - Saúde como direito de todos; Classe 5 - Princípios do SUS e sua regulamentação. Concluiu-se que a maioria dos estudantes de medicina entrevistados não apresenta conhecimento consolidado sobre o SUS e são necessárias reformas no ensino médico, através de projetos que integrem o conhecimento teórico com atividades práticas no SUS, formando, assim, indivíduos com uma visão crítica da realidade do sistema público de saúde brasileiro.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2023-07-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/6138410.34119/bjhrv6n4-067Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 No. 4 (2023); 14808-14821Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 Núm. 4 (2023); 14808-14821Brazilian Journal of Health Review; v. 6 n. 4 (2023); 14808-148212595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/61384/44249de Oliveira, Amanda Mendonça MarquesAraújo, Fernanda Maria Rodrigues de SousaMoura, Maria Eliete Batistade Oliveira, Adriano Bastosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-04T13:15:38Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/61384Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2023-09-04T13:15:38Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Conhecimento de estudantes de medicina sobre o Sistema Único de Saúde (SUS)
title Conhecimento de estudantes de medicina sobre o Sistema Único de Saúde (SUS)
spellingShingle Conhecimento de estudantes de medicina sobre o Sistema Único de Saúde (SUS)
Conhecimento de estudantes de medicina sobre o Sistema Único de Saúde (SUS)
de Oliveira, Amanda Mendonça Marques
medicina
conhecimento
SUS
princípios
de Oliveira, Amanda Mendonça Marques
medicina
conhecimento
SUS
princípios
title_short Conhecimento de estudantes de medicina sobre o Sistema Único de Saúde (SUS)
title_full Conhecimento de estudantes de medicina sobre o Sistema Único de Saúde (SUS)
title_fullStr Conhecimento de estudantes de medicina sobre o Sistema Único de Saúde (SUS)
Conhecimento de estudantes de medicina sobre o Sistema Único de Saúde (SUS)
title_full_unstemmed Conhecimento de estudantes de medicina sobre o Sistema Único de Saúde (SUS)
Conhecimento de estudantes de medicina sobre o Sistema Único de Saúde (SUS)
title_sort Conhecimento de estudantes de medicina sobre o Sistema Único de Saúde (SUS)
author de Oliveira, Amanda Mendonça Marques
author_facet de Oliveira, Amanda Mendonça Marques
de Oliveira, Amanda Mendonça Marques
Araújo, Fernanda Maria Rodrigues de Sousa
Moura, Maria Eliete Batista
de Oliveira, Adriano Bastos
Araújo, Fernanda Maria Rodrigues de Sousa
Moura, Maria Eliete Batista
de Oliveira, Adriano Bastos
author_role author
author2 Araújo, Fernanda Maria Rodrigues de Sousa
Moura, Maria Eliete Batista
de Oliveira, Adriano Bastos
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Oliveira, Amanda Mendonça Marques
Araújo, Fernanda Maria Rodrigues de Sousa
Moura, Maria Eliete Batista
de Oliveira, Adriano Bastos
dc.subject.por.fl_str_mv medicina
conhecimento
SUS
princípios
topic medicina
conhecimento
SUS
princípios
description Os estudantes de medicina têm sido objeto de estudo nos últimos anos devido à importância desses futuros profissionais no processo de aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde (SUS). Na maioria dos cursos de medicina, a base do ensino, tanto teórico quanto prático, não tem problematizado questões fundamentais sobre o sistema público de saúde brasileiro. O estudo tem como objetivo analisar o conhecimento de estudantes de medicina sobre o SUS. Trata-se de pesquisa descritiva e exploratória, de abordagem qualitativa, realizada por meio de entrevista aplicada a 80 estudantes do curso de Medicina do nono ao décimo segundo período. Os dados foram processados no software IRAMUTEQ (Interface de R pour lês Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires) e analisados pela Classificação Hierárquica Descendente. Os resultados obtidos foram apresentados em cinco classes, conforme dendograma elaborado, a saber: Classe 1 - A participação da população através dos Conselhos de Saúde do SUS; Classe 2 - O conhecimento dos estudantes sobre a atenção primária; Classe 3 - Avaliação do estudante sobre seu conhecimento sobre o SUS; Classe 4 - Saúde como direito de todos; Classe 5 - Princípios do SUS e sua regulamentação. Concluiu-se que a maioria dos estudantes de medicina entrevistados não apresenta conhecimento consolidado sobre o SUS e são necessárias reformas no ensino médico, através de projetos que integrem o conhecimento teórico com atividades práticas no SUS, formando, assim, indivíduos com uma visão crítica da realidade do sistema público de saúde brasileiro.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/61384
10.34119/bjhrv6n4-067
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/61384
identifier_str_mv 10.34119/bjhrv6n4-067
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/61384/44249
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 No. 4 (2023); 14808-14821
Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 Núm. 4 (2023); 14808-14821
Brazilian Journal of Health Review; v. 6 n. 4 (2023); 14808-14821
2595-6825
reponame:Brazilian Journal of Health Review
instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron:BJRH
instname_str Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron_str BJRH
institution BJRH
reponame_str Brazilian Journal of Health Review
collection Brazilian Journal of Health Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
repository.mail.fl_str_mv || brazilianjhr@gmail.com
_version_ 1822180496671506432
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.34119/bjhrv6n4-067