A importância do PET-Saúde na educação médica e visitas domiciliares: um relato de experiência no Programa Melhor em Casa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Malcher, Claudia Marques Santa Rosa
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Acácio, Bruna Letícia Silva, Malcher, Ana Caroline Santa Rosa, Batista, Isadora Lopes Maués, Calixto, Sâmya Cristina de Souza, Reis, Ana Catarina de Souza Carvalho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/66423
Resumo: Introdução: O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) é um projeto elaborado pelo Ministério da Saúde (MS) junto ao Ministério da Educação, que visa a integração ensino-serviço-comunidade tornando possível, por meio deste, a qualificação e aprimoramento em serviço não só dos profissionais, mas também de graduandos da área da saúde. Desse modo, o Programa Melhor em Casa é uma iniciativa do MS que possibilitou, por meio do PET-saúde, a integração de alunos em atividades que envolvem o ensino, a pesquisa, a extensão universitária e a participação social. Objetivo: Descrever as visitas domiciliares no Programa Melhor em Casa, por meio do PET-saúde. Método: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, o qual permite a descrição de vivências pelos estagiários de medicina voluntários e bolsistas do Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA) no programa pelo PET-Saúde, entre agosto de 2022 a julho de 2023. Resultado: A partir das visitas domiciliares das equipes dos Distritos Administrativos de Belém – DABEL e do Guamá – DAGUA os alunos puderam acompanhar com as equipes multiprofissionais os mais diversos casos, os quais foram fundamentais para o aprendizado destes desenvolvendo experiências e produzindo conhecimentos relevantes em áreas prioritárias relacionadas à saúde, a exemplo dos cuidados paliativos. Conclusão: As visitas domiciliares representaram estratégias poderosas tanto na assistência técnica quanto no aspecto pedagógico do processo de cuidado em saúde. Os benefícios dessa experiência foram significativos para a formação profissional e o desenvolvimento humanístico dos futuros profissionais de saúde, como preconizado nas diretrizes nacionais do curso de medicina. O presente trabalho destacou, de forma pioneira, em Belém e região Metropolitana, questões pontuais no que se refere a contribuir para investimentos e o progresso dessa área de estudo e enriquecimento do conhecimento científico. Esse campo de estágio nesse Município nunca havia sido oferecido anteriormente, trazendo reflexões importantes para garantir que futuras atividades de extensão e pesquisa continuem sendo realizadas.
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