Políticas públicas de saúde para a comunidade LGBTQIAPN+ no Brasil: revisão bibliográfica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Maria Eduarda Sostag Ferreira
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Barbosa, Mariana Mesquita, Aleixo, Natália Elias, Passos, Xisto Sena, Rocha, Marina Elias
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/67763
Resumo: Objetivo- Descrever os avanços e deficiências do sistema público de saúde no SUS para a comunidade LGBTQIAPN+, cujos objetivos foram compreender as estratégias de políticas públicas e legislações que estão disponíveis para população LGBTQIAPN+ no atendimento público a saúde; entender quais as dificuldades enfrentadas pelos profissionais de saúde durante o atendimento a comunidade LGBTQIAPN+ e descrever quais foram as conquistas da comunidade LGBTQIAPN+. Métodos- revisão bibliográfica, com uma abordagem descritiva e qualitativa, a metodologia foi desenvolvida com buscas de artigos atuais dos últimos 5 anos, no qual usamos o BVS, SciELO, dentre outras bases de dados, gerando um total de 5.754 arquivos nos quais foram usados apenas 21 deles, usamos artigos de acordo com o critério de inclusão. Resultados- este estudo revelou que a falta de ações integradas e recursos para proporcionar uma assistência de qualidade, é um grande obstáculo no qual acabam dificultando uma melhor inclusão a comunidade. O programa Brasil sem homofobia, foi criado refletindo a conscientização de todos, tendo em vista que além de tudo ainda há violência e preconceito. Onde evidenciam a importância dos Direitos Humanos e a Constituição Federal. Conclusão- conclui-se que as políticas públicas é um fator determinante para a inclusão da comunidade LGTQIAPN+, para que ela se sinta acolhida e procure cada vez mais as unidades de saúde e busque por seus direitos, para que assim haja de forma eficaz um atendimento e acolhimento de equidade, havendo um avanço no sistema a comunidade LGBTQIAPN+.
id BJRH-0_85b62ae8f27394d8c73bf696a9b18a85
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/67763
network_acronym_str BJRH-0
network_name_str Brazilian Journal of Health Review
repository_id_str
spelling Políticas públicas de saúde para a comunidade LGBTQIAPN+ no Brasil: revisão bibliográfica inclusãoassistência de qualidadeLGBTQIAPN+políticas públicasObjetivo- Descrever os avanços e deficiências do sistema público de saúde no SUS para a comunidade LGBTQIAPN+, cujos objetivos foram compreender as estratégias de políticas públicas e legislações que estão disponíveis para população LGBTQIAPN+ no atendimento público a saúde; entender quais as dificuldades enfrentadas pelos profissionais de saúde durante o atendimento a comunidade LGBTQIAPN+ e descrever quais foram as conquistas da comunidade LGBTQIAPN+. Métodos- revisão bibliográfica, com uma abordagem descritiva e qualitativa, a metodologia foi desenvolvida com buscas de artigos atuais dos últimos 5 anos, no qual usamos o BVS, SciELO, dentre outras bases de dados, gerando um total de 5.754 arquivos nos quais foram usados apenas 21 deles, usamos artigos de acordo com o critério de inclusão. Resultados- este estudo revelou que a falta de ações integradas e recursos para proporcionar uma assistência de qualidade, é um grande obstáculo no qual acabam dificultando uma melhor inclusão a comunidade. O programa Brasil sem homofobia, foi criado refletindo a conscientização de todos, tendo em vista que além de tudo ainda há violência e preconceito. Onde evidenciam a importância dos Direitos Humanos e a Constituição Federal. Conclusão- conclui-se que as políticas públicas é um fator determinante para a inclusão da comunidade LGTQIAPN+, para que ela se sinta acolhida e procure cada vez mais as unidades de saúde e busque por seus direitos, para que assim haja de forma eficaz um atendimento e acolhimento de equidade, havendo um avanço no sistema a comunidade LGBTQIAPN+.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2024-03-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/6776310.34119/bjhrv7n2-014Brazilian Journal of Health Review; Vol. 7 No. 2 (2024); e67763Brazilian Journal of Health Review; Vol. 7 Núm. 2 (2024); e67763Brazilian Journal of Health Review; v. 7 n. 2 (2024); e677632595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/67763/48217Gonçalves, Maria Eduarda Sostag FerreiraBarbosa, Mariana MesquitaAleixo, Natália EliasPassos, Xisto SenaRocha, Marina Eliasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-13T17:27:50Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/67763Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2024-03-13T17:27:50Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Políticas públicas de saúde para a comunidade LGBTQIAPN+ no Brasil: revisão bibliográfica
title Políticas públicas de saúde para a comunidade LGBTQIAPN+ no Brasil: revisão bibliográfica
spellingShingle Políticas públicas de saúde para a comunidade LGBTQIAPN+ no Brasil: revisão bibliográfica
Gonçalves, Maria Eduarda Sostag Ferreira
inclusão
assistência de qualidade
LGBTQIAPN+
políticas públicas
title_short Políticas públicas de saúde para a comunidade LGBTQIAPN+ no Brasil: revisão bibliográfica
title_full Políticas públicas de saúde para a comunidade LGBTQIAPN+ no Brasil: revisão bibliográfica
title_fullStr Políticas públicas de saúde para a comunidade LGBTQIAPN+ no Brasil: revisão bibliográfica
title_full_unstemmed Políticas públicas de saúde para a comunidade LGBTQIAPN+ no Brasil: revisão bibliográfica
title_sort Políticas públicas de saúde para a comunidade LGBTQIAPN+ no Brasil: revisão bibliográfica
author Gonçalves, Maria Eduarda Sostag Ferreira
author_facet Gonçalves, Maria Eduarda Sostag Ferreira
Barbosa, Mariana Mesquita
Aleixo, Natália Elias
Passos, Xisto Sena
Rocha, Marina Elias
author_role author
author2 Barbosa, Mariana Mesquita
Aleixo, Natália Elias
Passos, Xisto Sena
Rocha, Marina Elias
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Maria Eduarda Sostag Ferreira
Barbosa, Mariana Mesquita
Aleixo, Natália Elias
Passos, Xisto Sena
Rocha, Marina Elias
dc.subject.por.fl_str_mv inclusão
assistência de qualidade
LGBTQIAPN+
políticas públicas
topic inclusão
assistência de qualidade
LGBTQIAPN+
políticas públicas
description Objetivo- Descrever os avanços e deficiências do sistema público de saúde no SUS para a comunidade LGBTQIAPN+, cujos objetivos foram compreender as estratégias de políticas públicas e legislações que estão disponíveis para população LGBTQIAPN+ no atendimento público a saúde; entender quais as dificuldades enfrentadas pelos profissionais de saúde durante o atendimento a comunidade LGBTQIAPN+ e descrever quais foram as conquistas da comunidade LGBTQIAPN+. Métodos- revisão bibliográfica, com uma abordagem descritiva e qualitativa, a metodologia foi desenvolvida com buscas de artigos atuais dos últimos 5 anos, no qual usamos o BVS, SciELO, dentre outras bases de dados, gerando um total de 5.754 arquivos nos quais foram usados apenas 21 deles, usamos artigos de acordo com o critério de inclusão. Resultados- este estudo revelou que a falta de ações integradas e recursos para proporcionar uma assistência de qualidade, é um grande obstáculo no qual acabam dificultando uma melhor inclusão a comunidade. O programa Brasil sem homofobia, foi criado refletindo a conscientização de todos, tendo em vista que além de tudo ainda há violência e preconceito. Onde evidenciam a importância dos Direitos Humanos e a Constituição Federal. Conclusão- conclui-se que as políticas públicas é um fator determinante para a inclusão da comunidade LGTQIAPN+, para que ela se sinta acolhida e procure cada vez mais as unidades de saúde e busque por seus direitos, para que assim haja de forma eficaz um atendimento e acolhimento de equidade, havendo um avanço no sistema a comunidade LGBTQIAPN+.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-03-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/67763
10.34119/bjhrv7n2-014
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/67763
identifier_str_mv 10.34119/bjhrv7n2-014
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/67763/48217
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review; Vol. 7 No. 2 (2024); e67763
Brazilian Journal of Health Review; Vol. 7 Núm. 2 (2024); e67763
Brazilian Journal of Health Review; v. 7 n. 2 (2024); e67763
2595-6825
reponame:Brazilian Journal of Health Review
instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron:BJRH
instname_str Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron_str BJRH
institution BJRH
reponame_str Brazilian Journal of Health Review
collection Brazilian Journal of Health Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
repository.mail.fl_str_mv || brazilianjhr@gmail.com
_version_ 1797240043674271744