Abordagem odontológica humanizada em paciente com deficiência visual: relato de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Lytton da Costa
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Ribeiro, Eliane de Oliveira Aranha, Brum, Joelson Rodrigues, Prestes, Gimol Benchimol de Resende
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/62179
Resumo: As deficiências visuais podem ocorrer de duas formas: congênita e adquirida. Na forma congênita, a pessoa já nasce com a deficiência, enquanto a forma adquirida é decorrente de um fator biológico externo. Entre os fatores que podem levar ao surgimento da cegueira estão o glaucoma, a diabetes e a hipertensão arterial. A pessoa com deficiência visual também pode apresentar diferentes graus de comprometimento, ou acuidade visual, a capacidade de distinguir objetos e espaço. O objetivo deste estudo foi descrever uma abordagem odontológica humanizada em paciente com deficiência visual. Paciente do gênero masculino, 58 anos, melanoderma, compareceu à Policlínica Odontológica da Universidade do Estado do Amazonas (POUEA) tendo como queixa principal “cuidar de seus dentes”. Durante a anamnese relatou não possuir doenças sistêmicas, não fazer uso de medicamentos de uso contínuo, ter hábito de escovação dental duas vezes ao dia, e como problema principal a dificuldade de obter atendimento odontológico devido sua deficiência. No exame físico não foi observada nenhuma alteração. No exame clínico intra-oral observou-se cárie profunda com indicação de endodontia no elemento 44, indicação de exodontia nos elementos 42 e 45, e tratamento periodontal. Através de uma abordagem humanizada foram realizadas a endodontia, restauração, cirurgias e periodontia necessárias, com total participação do paciente, tornando-o pró-ativo nas ações realizadas durante os procedimentos, bem como orientando-o com as técnicas mais adequadas para a promoção de sua saúde bucal.
id BJRH-0_868f59d6a7a01e3d4cc73ce3496866a7
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/62179
network_acronym_str BJRH-0
network_name_str Brazilian Journal of Health Review
repository_id_str
spelling Abordagem odontológica humanizada em paciente com deficiência visual: relato de casodeficiência visualhumanizaçãoassistência odontológica para pessoas com deficiênciasAs deficiências visuais podem ocorrer de duas formas: congênita e adquirida. Na forma congênita, a pessoa já nasce com a deficiência, enquanto a forma adquirida é decorrente de um fator biológico externo. Entre os fatores que podem levar ao surgimento da cegueira estão o glaucoma, a diabetes e a hipertensão arterial. A pessoa com deficiência visual também pode apresentar diferentes graus de comprometimento, ou acuidade visual, a capacidade de distinguir objetos e espaço. O objetivo deste estudo foi descrever uma abordagem odontológica humanizada em paciente com deficiência visual. Paciente do gênero masculino, 58 anos, melanoderma, compareceu à Policlínica Odontológica da Universidade do Estado do Amazonas (POUEA) tendo como queixa principal “cuidar de seus dentes”. Durante a anamnese relatou não possuir doenças sistêmicas, não fazer uso de medicamentos de uso contínuo, ter hábito de escovação dental duas vezes ao dia, e como problema principal a dificuldade de obter atendimento odontológico devido sua deficiência. No exame físico não foi observada nenhuma alteração. No exame clínico intra-oral observou-se cárie profunda com indicação de endodontia no elemento 44, indicação de exodontia nos elementos 42 e 45, e tratamento periodontal. Através de uma abordagem humanizada foram realizadas a endodontia, restauração, cirurgias e periodontia necessárias, com total participação do paciente, tornando-o pró-ativo nas ações realizadas durante os procedimentos, bem como orientando-o com as técnicas mais adequadas para a promoção de sua saúde bucal.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2023-08-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/6217910.34119/bjhrv6n4-274Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 No. 4 (2023); 17549-17562Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 Núm. 4 (2023); 17549-17562Brazilian Journal of Health Review; v. 6 n. 4 (2023); 17549-175622595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/62179/44757Fernandes, Lytton da CostaRibeiro, Eliane de Oliveira AranhaBrum, Joelson RodriguesPrestes, Gimol Benchimol de Resendeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-04T13:15:45Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/62179Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2023-09-04T13:15:45Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Abordagem odontológica humanizada em paciente com deficiência visual: relato de caso
title Abordagem odontológica humanizada em paciente com deficiência visual: relato de caso
spellingShingle Abordagem odontológica humanizada em paciente com deficiência visual: relato de caso
Fernandes, Lytton da Costa
deficiência visual
humanização
assistência odontológica para pessoas com deficiências
title_short Abordagem odontológica humanizada em paciente com deficiência visual: relato de caso
title_full Abordagem odontológica humanizada em paciente com deficiência visual: relato de caso
title_fullStr Abordagem odontológica humanizada em paciente com deficiência visual: relato de caso
title_full_unstemmed Abordagem odontológica humanizada em paciente com deficiência visual: relato de caso
title_sort Abordagem odontológica humanizada em paciente com deficiência visual: relato de caso
author Fernandes, Lytton da Costa
author_facet Fernandes, Lytton da Costa
Ribeiro, Eliane de Oliveira Aranha
Brum, Joelson Rodrigues
Prestes, Gimol Benchimol de Resende
author_role author
author2 Ribeiro, Eliane de Oliveira Aranha
Brum, Joelson Rodrigues
Prestes, Gimol Benchimol de Resende
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Lytton da Costa
Ribeiro, Eliane de Oliveira Aranha
Brum, Joelson Rodrigues
Prestes, Gimol Benchimol de Resende
dc.subject.por.fl_str_mv deficiência visual
humanização
assistência odontológica para pessoas com deficiências
topic deficiência visual
humanização
assistência odontológica para pessoas com deficiências
description As deficiências visuais podem ocorrer de duas formas: congênita e adquirida. Na forma congênita, a pessoa já nasce com a deficiência, enquanto a forma adquirida é decorrente de um fator biológico externo. Entre os fatores que podem levar ao surgimento da cegueira estão o glaucoma, a diabetes e a hipertensão arterial. A pessoa com deficiência visual também pode apresentar diferentes graus de comprometimento, ou acuidade visual, a capacidade de distinguir objetos e espaço. O objetivo deste estudo foi descrever uma abordagem odontológica humanizada em paciente com deficiência visual. Paciente do gênero masculino, 58 anos, melanoderma, compareceu à Policlínica Odontológica da Universidade do Estado do Amazonas (POUEA) tendo como queixa principal “cuidar de seus dentes”. Durante a anamnese relatou não possuir doenças sistêmicas, não fazer uso de medicamentos de uso contínuo, ter hábito de escovação dental duas vezes ao dia, e como problema principal a dificuldade de obter atendimento odontológico devido sua deficiência. No exame físico não foi observada nenhuma alteração. No exame clínico intra-oral observou-se cárie profunda com indicação de endodontia no elemento 44, indicação de exodontia nos elementos 42 e 45, e tratamento periodontal. Através de uma abordagem humanizada foram realizadas a endodontia, restauração, cirurgias e periodontia necessárias, com total participação do paciente, tornando-o pró-ativo nas ações realizadas durante os procedimentos, bem como orientando-o com as técnicas mais adequadas para a promoção de sua saúde bucal.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/62179
10.34119/bjhrv6n4-274
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/62179
identifier_str_mv 10.34119/bjhrv6n4-274
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/62179/44757
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 No. 4 (2023); 17549-17562
Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 Núm. 4 (2023); 17549-17562
Brazilian Journal of Health Review; v. 6 n. 4 (2023); 17549-17562
2595-6825
reponame:Brazilian Journal of Health Review
instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron:BJRH
instname_str Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron_str BJRH
institution BJRH
reponame_str Brazilian Journal of Health Review
collection Brazilian Journal of Health Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
repository.mail.fl_str_mv || brazilianjhr@gmail.com
_version_ 1797240032873938944