Fatores que interferem no desempenho da utilização de leitos de unidade de terapia intensiva(UTI) / Factors that interfer in the performance of the use of intensive care unit beds (UTI)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azevedo, Arimatéia Portela de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Nobre, Geissa Paula Trindade, Dantas, Taís Amaral, Silva, Maria Lucivane Felix da, Muniz, Jones dos Anjos, Assis, Ronny Pimentel, Medeiros, Maria Ivani de Freitas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/12698
Resumo: Introdução: A taxa de Ocupação Operacional da Unidade de Terapia (UTI) serve para avaliar o grau de utilização dos leitos operacionais no hospital como um todo. Mede o perfil de utilização e gestão do leito operacional no hospital. Está relacionado ao intervalo de substituição e a média de permanência. Objetivo: Realizar avaliação dos indicadores de desempenho na utilização de leitos em uma UTI para adultos em um hospital referência em infectologia de Manaus, Amazonas. Metodologia: O presente estudo foi do tipo retrospectivo, descritivo e quantitativo, onde se pretendeu realizar o registro de informações referentes ao desempenho na utilização de leitos de uma UTI. Resultados: Na Unidade de Terapia Intensiva – UTI para pacientes adultos, que tem capacidade para sete leitos (sendo dois para pacientes em isolamento por aerossol), no período de 24 meses foram registradas 410 saídas por altas e transferências ou óbitos e 3.842 pacientes/dia onde 55% dos pacientes ficou em média 45 dias internados. Houve aumento no índice de giro de 6,84% no ano de 2019 em relação ao ano anterior Conclusão: É necessário que se leve em consideração os fatores que podem ter interferido de forma direta ou indireta no desempenho da utilização de leitos da UTI investigada, pois a longa permanência de pacientes crônicos portadores de doenças imunossupressoras pode ser um motivador para a pouca rotatividade de leitos.
id BJRH-0_87d7344efbf98f59f40379d5f20dab13
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/12698
network_acronym_str BJRH-0
network_name_str Brazilian Journal of Health Review
repository_id_str
spelling Fatores que interferem no desempenho da utilização de leitos de unidade de terapia intensiva(UTI) / Factors that interfer in the performance of the use of intensive care unit beds (UTI)EnfermagemUnidade de Terapia IntensivaInternaçãoEpidemiologia nos Serviços de SaúdeIntrodução: A taxa de Ocupação Operacional da Unidade de Terapia (UTI) serve para avaliar o grau de utilização dos leitos operacionais no hospital como um todo. Mede o perfil de utilização e gestão do leito operacional no hospital. Está relacionado ao intervalo de substituição e a média de permanência. Objetivo: Realizar avaliação dos indicadores de desempenho na utilização de leitos em uma UTI para adultos em um hospital referência em infectologia de Manaus, Amazonas. Metodologia: O presente estudo foi do tipo retrospectivo, descritivo e quantitativo, onde se pretendeu realizar o registro de informações referentes ao desempenho na utilização de leitos de uma UTI. Resultados: Na Unidade de Terapia Intensiva – UTI para pacientes adultos, que tem capacidade para sete leitos (sendo dois para pacientes em isolamento por aerossol), no período de 24 meses foram registradas 410 saídas por altas e transferências ou óbitos e 3.842 pacientes/dia onde 55% dos pacientes ficou em média 45 dias internados. Houve aumento no índice de giro de 6,84% no ano de 2019 em relação ao ano anterior Conclusão: É necessário que se leve em consideração os fatores que podem ter interferido de forma direta ou indireta no desempenho da utilização de leitos da UTI investigada, pois a longa permanência de pacientes crônicos portadores de doenças imunossupressoras pode ser um motivador para a pouca rotatividade de leitos.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-07-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/1269810.34119/bjhrv3n4-016Brazilian Journal of Health Review; Vol. 3 No. 4 (2020); 7421-7438Brazilian Journal of Health Review; v. 3 n. 4 (2020); 7421-74382595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/12698/10656Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Health Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessAzevedo, Arimatéia Portela deNobre, Geissa Paula TrindadeDantas, Taís AmaralSilva, Maria Lucivane Felix daMuniz, Jones dos AnjosAssis, Ronny PimentelMedeiros, Maria Ivani de Freitas2020-09-24T10:58:44Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/12698Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2020-09-24T10:58:44Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Fatores que interferem no desempenho da utilização de leitos de unidade de terapia intensiva(UTI) / Factors that interfer in the performance of the use of intensive care unit beds (UTI)
title Fatores que interferem no desempenho da utilização de leitos de unidade de terapia intensiva(UTI) / Factors that interfer in the performance of the use of intensive care unit beds (UTI)
spellingShingle Fatores que interferem no desempenho da utilização de leitos de unidade de terapia intensiva(UTI) / Factors that interfer in the performance of the use of intensive care unit beds (UTI)
Azevedo, Arimatéia Portela de
Enfermagem
Unidade de Terapia Intensiva
Internação
Epidemiologia nos Serviços de Saúde
title_short Fatores que interferem no desempenho da utilização de leitos de unidade de terapia intensiva(UTI) / Factors that interfer in the performance of the use of intensive care unit beds (UTI)
title_full Fatores que interferem no desempenho da utilização de leitos de unidade de terapia intensiva(UTI) / Factors that interfer in the performance of the use of intensive care unit beds (UTI)
title_fullStr Fatores que interferem no desempenho da utilização de leitos de unidade de terapia intensiva(UTI) / Factors that interfer in the performance of the use of intensive care unit beds (UTI)
title_full_unstemmed Fatores que interferem no desempenho da utilização de leitos de unidade de terapia intensiva(UTI) / Factors that interfer in the performance of the use of intensive care unit beds (UTI)
title_sort Fatores que interferem no desempenho da utilização de leitos de unidade de terapia intensiva(UTI) / Factors that interfer in the performance of the use of intensive care unit beds (UTI)
author Azevedo, Arimatéia Portela de
author_facet Azevedo, Arimatéia Portela de
Nobre, Geissa Paula Trindade
Dantas, Taís Amaral
Silva, Maria Lucivane Felix da
Muniz, Jones dos Anjos
Assis, Ronny Pimentel
Medeiros, Maria Ivani de Freitas
author_role author
author2 Nobre, Geissa Paula Trindade
Dantas, Taís Amaral
Silva, Maria Lucivane Felix da
Muniz, Jones dos Anjos
Assis, Ronny Pimentel
Medeiros, Maria Ivani de Freitas
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Azevedo, Arimatéia Portela de
Nobre, Geissa Paula Trindade
Dantas, Taís Amaral
Silva, Maria Lucivane Felix da
Muniz, Jones dos Anjos
Assis, Ronny Pimentel
Medeiros, Maria Ivani de Freitas
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem
Unidade de Terapia Intensiva
Internação
Epidemiologia nos Serviços de Saúde
topic Enfermagem
Unidade de Terapia Intensiva
Internação
Epidemiologia nos Serviços de Saúde
description Introdução: A taxa de Ocupação Operacional da Unidade de Terapia (UTI) serve para avaliar o grau de utilização dos leitos operacionais no hospital como um todo. Mede o perfil de utilização e gestão do leito operacional no hospital. Está relacionado ao intervalo de substituição e a média de permanência. Objetivo: Realizar avaliação dos indicadores de desempenho na utilização de leitos em uma UTI para adultos em um hospital referência em infectologia de Manaus, Amazonas. Metodologia: O presente estudo foi do tipo retrospectivo, descritivo e quantitativo, onde se pretendeu realizar o registro de informações referentes ao desempenho na utilização de leitos de uma UTI. Resultados: Na Unidade de Terapia Intensiva – UTI para pacientes adultos, que tem capacidade para sete leitos (sendo dois para pacientes em isolamento por aerossol), no período de 24 meses foram registradas 410 saídas por altas e transferências ou óbitos e 3.842 pacientes/dia onde 55% dos pacientes ficou em média 45 dias internados. Houve aumento no índice de giro de 6,84% no ano de 2019 em relação ao ano anterior Conclusão: É necessário que se leve em consideração os fatores que podem ter interferido de forma direta ou indireta no desempenho da utilização de leitos da UTI investigada, pois a longa permanência de pacientes crônicos portadores de doenças imunossupressoras pode ser um motivador para a pouca rotatividade de leitos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/12698
10.34119/bjhrv3n4-016
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/12698
identifier_str_mv 10.34119/bjhrv3n4-016
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/12698/10656
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Health Review
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Health Review
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review; Vol. 3 No. 4 (2020); 7421-7438
Brazilian Journal of Health Review; v. 3 n. 4 (2020); 7421-7438
2595-6825
reponame:Brazilian Journal of Health Review
instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron:BJRH
instname_str Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron_str BJRH
institution BJRH
reponame_str Brazilian Journal of Health Review
collection Brazilian Journal of Health Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
repository.mail.fl_str_mv || brazilianjhr@gmail.com
_version_ 1797240052710899712