Almanaque da saúde: uma experiência de popularização do conhecimento científico por estudantes de medicina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Milani, Carolina de Marqui
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Pessoa, Lívia Lima e Silva, Zerati, Rodrigo Vieira, Marques, Norma Barbosa Novaes, Faria, Tamara Veiga, Girardi, Dennys Robson, Valentino, Talita Caroline de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/65645
Resumo: Os almanaques, com sua longa história de oferecer uma riqueza de informações úteis, desempenharam um papel significativo na cultura brasileira ao longo dos anos. Partindo da tradição deixada a partir dos almanaques e mediante a necessidade de ações de orientação à população, professores, junto aos alunos de medicina de uma instituição de ensino superior, reuniram-se para continuar a honrada prática de elaborar um almanaque com foco na promoção da saúde e prevenção de doenças. Descrever o processo de planejamento e desenvolvimento do Almanaque da Saúde, com foco na atenção primária à saúde; relatar a experiência de desenvolvimento de habilidades e competências pelos estudantes de medicina no processo de elaboração do Almanaque da Saúde. Estudo descritivo narrativo do processo de construção do Almanaque da Saúde realizado por estudantes de medicina e seus professores da Faculdade Ceres, FACERES. Para produção do Almanaque da Saúde, um material científico lúdico e divertido para a população, o Departamento de Pesquisa da faculdade divulgou um edital para selecionar os alunos de acordo com critérios pré-estabelecidos. Os alunos selecionados (n=24) foram divididos em pares para escrita dos 12 capítulos que compõem o Almanaque, correspondendo aos dozes meses do ano. Sob orientação dos professores responsáveis, os alunos ficaram responsáveis pela pesquisa científica das informações relacionadas ao tema da edição: plantas medicinais; na sequência construíram os diversos gêneros textuais que tipificam um almanaque e organizaram a diagramação do material. O desenvolvimento de todo o material foi feito em um documento compartilhado em nuvem com todos os autores. Todo o processo envolvido na elaboração do Almanaque da Saúde trouxe reflexões pelos alunos no contexto da Atenção Primária da Saúde (APS) para fortalecimento dos sistemas de saúde, por conferir integralmente a visão de promoção de saúde, uma vez que leva informações científicas confiáveis para os domicílios e locais de trabalho da comunidade. Para a formação do estudante de medicina, proporcionou desenvolvimento de habilidades de trabalho em equipe, envolvimento, diálogo e comunicação, autonomia, reflexão crítica, postura ética e profissional, pois ações na APS tornam-se campos de prática e proporcionam a articulação entre prática e teoria.
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