Abordagem multidisciplinar dos aspectos éticos nos cuidados paliativos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Conrado Lenzi
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Barbosa, Kássia Izabel, Lobão, Lúcia Meirelles
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/61317
Resumo: A definição de cuidados paliativos pode ser compreendida como uma assistência multiprofissional ao paciente sem possibilidade de cura e/ou melhora clínica, acometido por moléstias com grande potencial de morte, tendo como objetivo a melhoria de sua qualidade de vida e minimização do sofrimento de seus familiares. Os cuidados paliativos ancoram-se, sempre, na elucidação precoce e correta do agravo, tornando-se possível fornecer ao paciente o alívio de sua dor e outros problemas, tanto no âmbito físico, como também, no espiritual e psicossocial, corroborando para prover ao mesmo um morrer digno, e a seus familiares, um melhor entendimento de todo o processo de finitude da vida. Este estudo traz um panorama dos aspectos éticos dos cuidados paliativos de pacientes crônicos ou terminais, nas diferentes profissões que compõem a equipe multidisciplinar, confrontando com os respaldos legais na adoção desses cuidados. Evidenciou-se que todas as profissões que compõem a equipe multidisciplinar no cuidado do paciente terminal estão amparadas por códigos de ética e legislações específicas, que asseguram a adoção de uma conduta paliativa frente ao paciente sem perspectiva de vida. Entende-se que a assistência prestada pela equipe durante a promoção dos cuidados paliativos ao ser que enfrenta o processo de finitude da vida, em ambiente hospitalar, necessita de melhor aprimoramento técnico dos membros que compõem a equipe multidisciplinar, possibilitando garantir, efetivamente, ao paciente terminal, conforto, segurança e humanização ao morrer.
id BJRH-0_8aa3018ccd3732fb12020ea85ddefa93
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/61317
network_acronym_str BJRH-0
network_name_str Brazilian Journal of Health Review
repository_id_str
spelling Abordagem multidisciplinar dos aspectos éticos nos cuidados paliativoséticacuidados paliativoscuidados hospitalareslegislaçãoA definição de cuidados paliativos pode ser compreendida como uma assistência multiprofissional ao paciente sem possibilidade de cura e/ou melhora clínica, acometido por moléstias com grande potencial de morte, tendo como objetivo a melhoria de sua qualidade de vida e minimização do sofrimento de seus familiares. Os cuidados paliativos ancoram-se, sempre, na elucidação precoce e correta do agravo, tornando-se possível fornecer ao paciente o alívio de sua dor e outros problemas, tanto no âmbito físico, como também, no espiritual e psicossocial, corroborando para prover ao mesmo um morrer digno, e a seus familiares, um melhor entendimento de todo o processo de finitude da vida. Este estudo traz um panorama dos aspectos éticos dos cuidados paliativos de pacientes crônicos ou terminais, nas diferentes profissões que compõem a equipe multidisciplinar, confrontando com os respaldos legais na adoção desses cuidados. Evidenciou-se que todas as profissões que compõem a equipe multidisciplinar no cuidado do paciente terminal estão amparadas por códigos de ética e legislações específicas, que asseguram a adoção de uma conduta paliativa frente ao paciente sem perspectiva de vida. Entende-se que a assistência prestada pela equipe durante a promoção dos cuidados paliativos ao ser que enfrenta o processo de finitude da vida, em ambiente hospitalar, necessita de melhor aprimoramento técnico dos membros que compõem a equipe multidisciplinar, possibilitando garantir, efetivamente, ao paciente terminal, conforto, segurança e humanização ao morrer.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2023-07-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/6131710.34119/bjhrv6n4-042Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 No. 4 (2023); 14488-14507Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 Núm. 4 (2023); 14488-14507Brazilian Journal of Health Review; v. 6 n. 4 (2023); 14488-145072595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/61317/44208Pereira, Conrado LenziBarbosa, Kássia IzabelLobão, Lúcia Meirellesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-04T13:15:37Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/61317Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2023-09-04T13:15:37Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Abordagem multidisciplinar dos aspectos éticos nos cuidados paliativos
title Abordagem multidisciplinar dos aspectos éticos nos cuidados paliativos
spellingShingle Abordagem multidisciplinar dos aspectos éticos nos cuidados paliativos
Pereira, Conrado Lenzi
ética
cuidados paliativos
cuidados hospitalares
legislação
title_short Abordagem multidisciplinar dos aspectos éticos nos cuidados paliativos
title_full Abordagem multidisciplinar dos aspectos éticos nos cuidados paliativos
title_fullStr Abordagem multidisciplinar dos aspectos éticos nos cuidados paliativos
title_full_unstemmed Abordagem multidisciplinar dos aspectos éticos nos cuidados paliativos
title_sort Abordagem multidisciplinar dos aspectos éticos nos cuidados paliativos
author Pereira, Conrado Lenzi
author_facet Pereira, Conrado Lenzi
Barbosa, Kássia Izabel
Lobão, Lúcia Meirelles
author_role author
author2 Barbosa, Kássia Izabel
Lobão, Lúcia Meirelles
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Conrado Lenzi
Barbosa, Kássia Izabel
Lobão, Lúcia Meirelles
dc.subject.por.fl_str_mv ética
cuidados paliativos
cuidados hospitalares
legislação
topic ética
cuidados paliativos
cuidados hospitalares
legislação
description A definição de cuidados paliativos pode ser compreendida como uma assistência multiprofissional ao paciente sem possibilidade de cura e/ou melhora clínica, acometido por moléstias com grande potencial de morte, tendo como objetivo a melhoria de sua qualidade de vida e minimização do sofrimento de seus familiares. Os cuidados paliativos ancoram-se, sempre, na elucidação precoce e correta do agravo, tornando-se possível fornecer ao paciente o alívio de sua dor e outros problemas, tanto no âmbito físico, como também, no espiritual e psicossocial, corroborando para prover ao mesmo um morrer digno, e a seus familiares, um melhor entendimento de todo o processo de finitude da vida. Este estudo traz um panorama dos aspectos éticos dos cuidados paliativos de pacientes crônicos ou terminais, nas diferentes profissões que compõem a equipe multidisciplinar, confrontando com os respaldos legais na adoção desses cuidados. Evidenciou-se que todas as profissões que compõem a equipe multidisciplinar no cuidado do paciente terminal estão amparadas por códigos de ética e legislações específicas, que asseguram a adoção de uma conduta paliativa frente ao paciente sem perspectiva de vida. Entende-se que a assistência prestada pela equipe durante a promoção dos cuidados paliativos ao ser que enfrenta o processo de finitude da vida, em ambiente hospitalar, necessita de melhor aprimoramento técnico dos membros que compõem a equipe multidisciplinar, possibilitando garantir, efetivamente, ao paciente terminal, conforto, segurança e humanização ao morrer.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/61317
10.34119/bjhrv6n4-042
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/61317
identifier_str_mv 10.34119/bjhrv6n4-042
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/61317/44208
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 No. 4 (2023); 14488-14507
Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 Núm. 4 (2023); 14488-14507
Brazilian Journal of Health Review; v. 6 n. 4 (2023); 14488-14507
2595-6825
reponame:Brazilian Journal of Health Review
instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron:BJRH
instname_str Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron_str BJRH
institution BJRH
reponame_str Brazilian Journal of Health Review
collection Brazilian Journal of Health Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
repository.mail.fl_str_mv || brazilianjhr@gmail.com
_version_ 1797240031828508672