Principais queixas em uma primeira consulta geriátrica em um hospital de ensino / Main complaints in a first geriatric consultation in a teaching hospital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Tanise Nazaré Maia
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Rodrigues, Bruna Vaz Pereira, de Melo, Lorena Oliveira Silva, de Araújo, Amanda Vallinoto Silva, do Rosário, Hilanna Samara Santos, Silva, Mariana Quaresma
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/34358
Resumo: OBJETIVO: Analisar e descrever como principais queixas geriátricas em uma primeira consulta de pacientes atendidos no período de 2016 a 2019 em um hospital de ensino, retratando o perfil deste público quanto ao sexo e faixa etária. MÉTODOS: Trata-se de um estudo transversal descritivo, realizado a partir da análise de 211 prontuários de pacientes com idade igual ou superior a 60 anos, atendidos no ambulatório de Geriatria do Hospital Jean Bitar no período de julho de 2016 a julho de 2019. RESULTADOS: Em pacientes do sexo feminino, no ano de 2016 e de 2019, as queixas álgicas foram mais prevalentes representando 42,1% e 23% respectivamente do total, enquanto nos anos de 2017 e 2018, tontura foi a principal queixa relatada, com 24,7% e 27,7% respectivamente. Em pacientes do sexo masculino, o ano de 2016 apresentou como principal motivo das consultas apenas rotina ou acompanhamento, sem novas queixas, com porcentagem de 26,1%; nos anos de 2017 e 2018, dor abdominal / azia / epigastralgia destacou-se como queixa mais comum com 25,9% e 41,3% respectivamente; enquanto em 2019, a queixa álgica prevaleceu com 30,8%. Diante das variáveis analisadas, o sexo feminino e faixa etária entre 60-74 anos evidenciou-se como perfil majoritário dos pacientes consultados no período em questão. CONCLUSÃO: No período analisado, os pacientes classificados como idosos jovens e do sexo feminino constituíram a maioria dos atendimentos. Além disso, as queixas álgicas foram as mais frequentes. Nesse contexto, reconhecer o perfil dos atendimentos é de grande relevância para garantir a resolutividade dos problemas necessários por essa população, através da atuação dos profissionais da área médica.
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