Medicina de família e comunidade: Percepção dos discentes sobre a residência médica / Family and community medicine: Students' perception of medical residency

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Rafaela Nascimento
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Silva, Fanir Oliveira, Bentes, Renan da Silva, Rocha, Samanta Hosokawa Dias de Novoa, Salas, Elizabeth Josefina Guadarismo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/21788
Resumo: A Medicina de Família e Comunidade é uma especialidade que se desenvolve através de práticas de promoção, prevenção e resolução dos problemas de saúde, sendo fundamental para o pleno funcionamento da Atenção Primária à Saúde. Trata-se de estudo descritivo e transversal, com abordagem quantitativa e qualitativa. Os dados foram obtidos através da aplicação de um questionário previamente estruturado e dividido em duas partes: a primeira referente aos aspectos sociodemográficos e econômicos e a segunda para a escolha da especialidade médica bem como a percepção sobre o ensino-aprendizagem da residência de Medicina de Família e Comunidade durante a graduação.  O estudo contou com 86 alunos e os participantes caracterizaram-se por serem, em sua maioria, do gênero masculino, com idade média de 25,6 anos, solteiros, pardos, naturais de Roraima, possuírem renda de 3 a 5 salários mínimos mensais, não desempenharem nenhum trabalho remunerado e não terem graduação anterior. A experiência com a disciplina de Integração Ensino Serviço Comunidade foi avaliada como “razoável” e interferiu positivamente para 50% dos alunos da 4ª série e 47% dos alunos da 6ª na decisão da especialidade médica. Em relação ao exposto, entender a influência que a proposta curricular possui nas percepções dos discentes pode fornecer subsídios norteadores de ações que visem o fortalecimento do plano de ensino da instituição.
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