Relato de casos: terapia proativa com tacrolimo em dermatite atópica e revisão da literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Paula Silva
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/56324
Resumo: A dermatite atópica (DA) é doença inflamatória, crônica e recidivante que se caracteriza por prurido de difícil controle e lesões eczematosas na pele. Afeta cerca de 20% das crianças. Já em adultos, a prevalência anual varia de 5% a 17%. Além do impacto na pele, a DA é responsável por impactar negativamente a qualidade de vida de pacientes e familiares. O tacrolimo, um imunomodulador tópico,  tem sido utilizado há mais de 20 anos no tratamento da DA. Apresenta como principal mecanismo de ação o bloqueio da ativação dependente de calcineurina das células T e de mastócitos, impedindo a transcrição de citocinas pró-inflamatórias. Foram relatados três casos (dois adultos e uma criança) de pacientes com dermatite atópica moderada tratados com terapia proativa com tacrolimo em consultório privado. A terapia proativa com tacrolimo na DA demonstrou prevenir, retardar e reduzir a ocorrência de exacerbações da doença e do prurido em adultos e crianças, quando comparada ao uso isolado de hidratantes. Apesar das evidências positivas da terapia proativa, 60% dos dermatologistas brasileiros não realizam essa prática clínica. A compreensâo das indicações precisas da terapia proativa, aliada aos benefícios e perfil de seguranca do tacrolimo corroboram com a adesão a esse regime para melhor controle dessa doença de tratamento desafiador. 
id BJRH-0_9809733ec803cbd5a8d2ef67d859cb68
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/56324
network_acronym_str BJRH-0
network_name_str Brazilian Journal of Health Review
repository_id_str
spelling Relato de casos: terapia proativa com tacrolimo em dermatite atópica e revisão da literaturadermatite atópicatacrolimoeficáciasegurançatratamento pró-ativoA dermatite atópica (DA) é doença inflamatória, crônica e recidivante que se caracteriza por prurido de difícil controle e lesões eczematosas na pele. Afeta cerca de 20% das crianças. Já em adultos, a prevalência anual varia de 5% a 17%. Além do impacto na pele, a DA é responsável por impactar negativamente a qualidade de vida de pacientes e familiares. O tacrolimo, um imunomodulador tópico,  tem sido utilizado há mais de 20 anos no tratamento da DA. Apresenta como principal mecanismo de ação o bloqueio da ativação dependente de calcineurina das células T e de mastócitos, impedindo a transcrição de citocinas pró-inflamatórias. Foram relatados três casos (dois adultos e uma criança) de pacientes com dermatite atópica moderada tratados com terapia proativa com tacrolimo em consultório privado. A terapia proativa com tacrolimo na DA demonstrou prevenir, retardar e reduzir a ocorrência de exacerbações da doença e do prurido em adultos e crianças, quando comparada ao uso isolado de hidratantes. Apesar das evidências positivas da terapia proativa, 60% dos dermatologistas brasileiros não realizam essa prática clínica. A compreensâo das indicações precisas da terapia proativa, aliada aos benefícios e perfil de seguranca do tacrolimo corroboram com a adesão a esse regime para melhor controle dessa doença de tratamento desafiador. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2023-01-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/5632410.34119/bjhrv6n1-083Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 No. 1 (2023); 1073-1086Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 Núm. 1 (2023); 1073-1086Brazilian Journal of Health Review; v. 6 n. 1 (2023); 1073-10862595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/56324/41377Ferreira, Paula Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-02-15T18:17:47Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/56324Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2023-02-15T18:17:47Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Relato de casos: terapia proativa com tacrolimo em dermatite atópica e revisão da literatura
title Relato de casos: terapia proativa com tacrolimo em dermatite atópica e revisão da literatura
spellingShingle Relato de casos: terapia proativa com tacrolimo em dermatite atópica e revisão da literatura
Ferreira, Paula Silva
dermatite atópica
tacrolimo
eficácia
segurança
tratamento pró-ativo
title_short Relato de casos: terapia proativa com tacrolimo em dermatite atópica e revisão da literatura
title_full Relato de casos: terapia proativa com tacrolimo em dermatite atópica e revisão da literatura
title_fullStr Relato de casos: terapia proativa com tacrolimo em dermatite atópica e revisão da literatura
title_full_unstemmed Relato de casos: terapia proativa com tacrolimo em dermatite atópica e revisão da literatura
title_sort Relato de casos: terapia proativa com tacrolimo em dermatite atópica e revisão da literatura
author Ferreira, Paula Silva
author_facet Ferreira, Paula Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Paula Silva
dc.subject.por.fl_str_mv dermatite atópica
tacrolimo
eficácia
segurança
tratamento pró-ativo
topic dermatite atópica
tacrolimo
eficácia
segurança
tratamento pró-ativo
description A dermatite atópica (DA) é doença inflamatória, crônica e recidivante que se caracteriza por prurido de difícil controle e lesões eczematosas na pele. Afeta cerca de 20% das crianças. Já em adultos, a prevalência anual varia de 5% a 17%. Além do impacto na pele, a DA é responsável por impactar negativamente a qualidade de vida de pacientes e familiares. O tacrolimo, um imunomodulador tópico,  tem sido utilizado há mais de 20 anos no tratamento da DA. Apresenta como principal mecanismo de ação o bloqueio da ativação dependente de calcineurina das células T e de mastócitos, impedindo a transcrição de citocinas pró-inflamatórias. Foram relatados três casos (dois adultos e uma criança) de pacientes com dermatite atópica moderada tratados com terapia proativa com tacrolimo em consultório privado. A terapia proativa com tacrolimo na DA demonstrou prevenir, retardar e reduzir a ocorrência de exacerbações da doença e do prurido em adultos e crianças, quando comparada ao uso isolado de hidratantes. Apesar das evidências positivas da terapia proativa, 60% dos dermatologistas brasileiros não realizam essa prática clínica. A compreensâo das indicações precisas da terapia proativa, aliada aos benefícios e perfil de seguranca do tacrolimo corroboram com a adesão a esse regime para melhor controle dessa doença de tratamento desafiador. 
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-01-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/56324
10.34119/bjhrv6n1-083
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/56324
identifier_str_mv 10.34119/bjhrv6n1-083
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/56324/41377
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 No. 1 (2023); 1073-1086
Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 Núm. 1 (2023); 1073-1086
Brazilian Journal of Health Review; v. 6 n. 1 (2023); 1073-1086
2595-6825
reponame:Brazilian Journal of Health Review
instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron:BJRH
instname_str Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron_str BJRH
institution BJRH
reponame_str Brazilian Journal of Health Review
collection Brazilian Journal of Health Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
repository.mail.fl_str_mv || brazilianjhr@gmail.com
_version_ 1797240025118670848