O gerenciamento da dor sob o enfoque da equipe de enfermagem e do paciente oncológico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Turatti, Patrícia
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: de Faveri, Fabiano
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/58372
Resumo: A dor é diariamente relatada pelos pacientes oncológicos, compreender que a dor é algo subestimado envolve o entendimento quanto a necessidade da sua correta avaliação diagnóstica, na intervenção e acompanhamento dos resultados do tratamento. Objetivo: analisar o gerenciamento da dor sob o enfoque da equipe de enfermagem e pacientes oncológicos. Métodos: trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa, onde foi realizada uma pesquisa com profissionais de enfermagem e com pacientes, de uma unidade de internação oncológica. A amostra se deu por conveniência, sendo aplicado um questionário elaborado pelos próprios pesquisadores. Os dados foram analisados mediante o uso da análise de conteúdo. A pesquisa foi aprovada no Comitê de Ética em Pesquisa da FSG Centro Universitário, sob o CAAE nº 07168919400005668. Resultados: Após análise dos dados oriundos das respostas da equipe de enfermagem, evidenciaram as seguintes categorias: realização da avaliação da dor do paciente, estratégias e intervenções utilizadas, dificuldades encontradas, preparo da equipe para avaliação da dor e a dor como indicador de qualidade assistencial. Em relação aos pacientes, observou-se que a dor variou entre moderada, intensa e insuportável, não ouve relatos de cuidados diferenciados para proporcionar o alívio da dor, sentiam-se confortáveis sem evidenciar necessidades de outras intervenções, somente a terapia medicamentosa. Conclusão: nota se que a equipe de enfermagem avalia a dor no paciente oncológico, porém, não instiga maneiras alterativas no alívio da dor, a analgesia foi a principal conduta por parte da enfermagem.
id BJRH-0_9ba3bb5760a10bbb0627d03c0d6c240a
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/58372
network_acronym_str BJRH-0
network_name_str Brazilian Journal of Health Review
repository_id_str
spelling O gerenciamento da dor sob o enfoque da equipe de enfermagem e do paciente oncológicodordor oncológicaavaliação da dorenfermagemA dor é diariamente relatada pelos pacientes oncológicos, compreender que a dor é algo subestimado envolve o entendimento quanto a necessidade da sua correta avaliação diagnóstica, na intervenção e acompanhamento dos resultados do tratamento. Objetivo: analisar o gerenciamento da dor sob o enfoque da equipe de enfermagem e pacientes oncológicos. Métodos: trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa, onde foi realizada uma pesquisa com profissionais de enfermagem e com pacientes, de uma unidade de internação oncológica. A amostra se deu por conveniência, sendo aplicado um questionário elaborado pelos próprios pesquisadores. Os dados foram analisados mediante o uso da análise de conteúdo. A pesquisa foi aprovada no Comitê de Ética em Pesquisa da FSG Centro Universitário, sob o CAAE nº 07168919400005668. Resultados: Após análise dos dados oriundos das respostas da equipe de enfermagem, evidenciaram as seguintes categorias: realização da avaliação da dor do paciente, estratégias e intervenções utilizadas, dificuldades encontradas, preparo da equipe para avaliação da dor e a dor como indicador de qualidade assistencial. Em relação aos pacientes, observou-se que a dor variou entre moderada, intensa e insuportável, não ouve relatos de cuidados diferenciados para proporcionar o alívio da dor, sentiam-se confortáveis sem evidenciar necessidades de outras intervenções, somente a terapia medicamentosa. Conclusão: nota se que a equipe de enfermagem avalia a dor no paciente oncológico, porém, não instiga maneiras alterativas no alívio da dor, a analgesia foi a principal conduta por parte da enfermagem.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2023-03-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/5837210.34119/bjhrv6n2-140Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 No. 2 (2023); 6212-6222Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 Núm. 2 (2023); 6212-6222Brazilian Journal of Health Review; v. 6 n. 2 (2023); 6212-62222595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/58372/42527Turatti, Patrícia de Faveri, Fabianoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-04-10T19:38:43Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/58372Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2023-04-10T19:38:43Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false
dc.title.none.fl_str_mv O gerenciamento da dor sob o enfoque da equipe de enfermagem e do paciente oncológico
title O gerenciamento da dor sob o enfoque da equipe de enfermagem e do paciente oncológico
spellingShingle O gerenciamento da dor sob o enfoque da equipe de enfermagem e do paciente oncológico
Turatti, Patrícia
dor
dor oncológica
avaliação da dor
enfermagem
title_short O gerenciamento da dor sob o enfoque da equipe de enfermagem e do paciente oncológico
title_full O gerenciamento da dor sob o enfoque da equipe de enfermagem e do paciente oncológico
title_fullStr O gerenciamento da dor sob o enfoque da equipe de enfermagem e do paciente oncológico
title_full_unstemmed O gerenciamento da dor sob o enfoque da equipe de enfermagem e do paciente oncológico
title_sort O gerenciamento da dor sob o enfoque da equipe de enfermagem e do paciente oncológico
author Turatti, Patrícia
author_facet Turatti, Patrícia
de Faveri, Fabiano
author_role author
author2 de Faveri, Fabiano
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Turatti, Patrícia
de Faveri, Fabiano
dc.subject.por.fl_str_mv dor
dor oncológica
avaliação da dor
enfermagem
topic dor
dor oncológica
avaliação da dor
enfermagem
description A dor é diariamente relatada pelos pacientes oncológicos, compreender que a dor é algo subestimado envolve o entendimento quanto a necessidade da sua correta avaliação diagnóstica, na intervenção e acompanhamento dos resultados do tratamento. Objetivo: analisar o gerenciamento da dor sob o enfoque da equipe de enfermagem e pacientes oncológicos. Métodos: trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa, onde foi realizada uma pesquisa com profissionais de enfermagem e com pacientes, de uma unidade de internação oncológica. A amostra se deu por conveniência, sendo aplicado um questionário elaborado pelos próprios pesquisadores. Os dados foram analisados mediante o uso da análise de conteúdo. A pesquisa foi aprovada no Comitê de Ética em Pesquisa da FSG Centro Universitário, sob o CAAE nº 07168919400005668. Resultados: Após análise dos dados oriundos das respostas da equipe de enfermagem, evidenciaram as seguintes categorias: realização da avaliação da dor do paciente, estratégias e intervenções utilizadas, dificuldades encontradas, preparo da equipe para avaliação da dor e a dor como indicador de qualidade assistencial. Em relação aos pacientes, observou-se que a dor variou entre moderada, intensa e insuportável, não ouve relatos de cuidados diferenciados para proporcionar o alívio da dor, sentiam-se confortáveis sem evidenciar necessidades de outras intervenções, somente a terapia medicamentosa. Conclusão: nota se que a equipe de enfermagem avalia a dor no paciente oncológico, porém, não instiga maneiras alterativas no alívio da dor, a analgesia foi a principal conduta por parte da enfermagem.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-03-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/58372
10.34119/bjhrv6n2-140
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/58372
identifier_str_mv 10.34119/bjhrv6n2-140
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/58372/42527
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 No. 2 (2023); 6212-6222
Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 Núm. 2 (2023); 6212-6222
Brazilian Journal of Health Review; v. 6 n. 2 (2023); 6212-6222
2595-6825
reponame:Brazilian Journal of Health Review
instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron:BJRH
instname_str Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron_str BJRH
institution BJRH
reponame_str Brazilian Journal of Health Review
collection Brazilian Journal of Health Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
repository.mail.fl_str_mv || brazilianjhr@gmail.com
_version_ 1797240027933048832