Disfunções musculoesqueléticas, capacidade para o trabalho, qualidade do sono e atividade física em docentes do ensino básico: um estudo transversal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Micheli Oliveira
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Martins, Marcos Vinícius Soares, de Camargo, Luciana Erzinger Alves, Ludwig, Daniel Brustolin, Chao, Bárbara Mendes Paz, Martins, Hilana Rickli Fiuza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/67082
Resumo: Introdução: Professores são uma classe de trabalhadores bastante vulnerável em relação a saúde, que pode ser afetada por fatores ocupacionais e estilo de vida desfavorável consequente as altas demandas de trabalho. Objetivos: Avaliar a prevalência de disfunções musculoesqueléticas, a capacidade para o trabalho, a qualidade do sono e atividade física em docentes do ensino básico. Materiais e métodos: Trata-se de um estudo transversal, realizado com 18 professores do ensino básico do Estado do Paraná. A coleta de dados foi realizada através do Google Formulários, no qual o participante respondeu a um questionário sociodemográfico e de carreira, além do Questionário Nórdico de Sintomas Osteomusculares (QNSO), Índice de capacidade para o trabalho (ICT), Índice de qualidade do sono de Pittsburgh (PSQI -BR) e a prática de atividades física foi avaliada de acordo com as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS). Foi realizada estatística descritiva por meio de percentual e frequência. Resultados: Todos os professores relataram ocorrência de dor musculoesquelética nos últimos 12 meses, sendo os seguimentos anatômicos mais afetados a coluna lombar, coluna torácica, coluna cervical, ombros, joelhos e tornozelos, a amostra relatou dor de intensidade moderada (6,72±1,67), 61,1% dos professores apresentou capacidade para o trabalho moderada, (55,6%) apresenta qualidade do sono ruim, 33,3% possuem distúrbio do sono e metade dos professores realiza atividade física regularmente. Conclusão: A classe dos professores necessita de investimentos e estratégias organizacionais para a prevenção e promoção da saúde.
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