O impacto do diagnóstico da trissomia do cromossomo 21 em mães residentes em Porto Velho: uma intervenção pedagógica/ The impact of trisomy 21 diagnosis on mothers living in Porto Velho: an educational intervention

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Forechi, Jade Karolynna de Araújo Dias
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Ivankovics, Beatriz Maria Graça, Riquelme, Camila dos Santos Guimarães, Lima, Laura Rasul de, Souza, Milena Rafaela Pinto Moraes de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/28072
Resumo: A Trissomia do 21 é uma alteração genética que pode ser diagnosticada clinica ou laboratorialmente, sendo responsabilidade do profissional de saúde informar adequadamente de forma clara e explicativa aos pais. Todavia, o que se observa é que uma grande parcela desses profissionais não recebe formação da forma como essa notícia deve ser repassada aos pais, o que os deixa numa situação desconfortável, tornando-os ansiosos e impotentes ao ter que comunicar o diagnóstico às famílias. O objetivo desse artigo consiste em realizar intervenção pedagógica através de confecção de cartilhas que serão entregues em ambiente materno hospitalar e confeccionar folder para publicação em meio virtual a respeito da melhor forma de se repassar essa notícia aos familiares. A metodologia utilizada para a produção da cartilha levou em consideração as principais queixas encontradas por mães que receberam esse diagnóstico de forma inadequada, utilizando-se por base o livro Trissomia 21: nutrição, educação e saúde (MUSTACCHI, 2017). Foram, então, produzidas cartilhas no tamanho 11 x 8,5cm no site Canva, utilizando linguagem clara e dinâmica através de imagens. Destas, foram impressas 100 unidades, as quais foram distribuídas posteriormente em ambiente hospitalar para acolhimento dos pais além de folder virtual publicado em redes sociais. Deste modo, o presente trabalho buscou dar subsídios aos profissionais de saúde apresentando, de forma pedagógica, condutas humanizadas e empáticas que poderão ser utilizadas para que o diagnóstico da Trissomia do 21 seja noticiado aos pais e familiares do paciente. 
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