Impacto do uso excessivo de multitelas no comportamento e saúde mental de crianças e adolescentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Grillo, Giulia Pillar
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Fróes, Danielle Naara Silva, Bachetti, Laís Gonçalves, Marra, Letícia Jeber, de Oliveira, Mariana Domingues, Gurgel, Mel Vitória Gama, Bergo, Pedro Augusto, Curto, Hayane Nepomuceno
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
DOI: 10.34119/bjhrv6n2-188
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/58634
Resumo: O presente artigo buscou analisar a literatura científica acerca do uso excessivo de multitelas por crianças e adolescentes, relacionando tal contexto com o aparecimento de transtornos psíquicos e comportamentais nessa parcela social. Com os avanços tecnológicos das últimas décadas, houve a ampliação do acesso aos meios midiáticos pela população infantil. O desenvolvimento neurocognitivo desse grupo pode ser prejudicado pelo uso desenfreado de dispositivos eletrônicos. Foi observada a vinculação da exposição precoce às mídias com o aparecimento de sintomas depressivos, desequilíbrio emocional, assim como o aumento de transtornos de ansiedade em crianças e adolescentes. O uso excessivo de telas evidencia o aumento da dificuldade de relacionamentos interpessoais, fato esse agravante para problemas psíquicos. Estudos também comprovam associação significativa do uso de multitelas com sintomas de Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). A mediação parental para controle do acesso dos menores, em consonância aos incentivos às interações sociais e brincadeiras ativas, se mostrou eficaz na diminuição de distúrbios na população infantil.
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