O uso do divã em uma clínica-escola
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Journal of Health Review |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/60230 |
Resumo: | O presente artigo se propõe, a partir de uma revisão bibliográfica, fomentar discussões e reflexões acerca das possibilidades de fazer uso de um divã em uma clínica-escola, considerando seus benefícios, a partir da teoria Freudiana, iniciando um debate sobre as possibilidades e dificuldades de seu emprego. O interesse partiu de análises dos casos clínicos relatados em supervisão, onde se indagou se a existência do divã facilitaria o processo de transferência e o aparecimento do inconsciente, pois estaria livre de olhares de julgamento. Além de apontar as possíveis vantagens de sua aplicabilidade, o presente estudo também busca analisar as dificuldades encontradas e pontos relevantes que poderiam tornar inviável seu uso, iniciando um debate sobre o assunto. Por fim, este artigo não pretende concluir o assunto e encerrar a discussão nele mesmo, mas sim proporcionar novos debates e estudos sobre o lugar do divã em espaços institucionais, organizações e nos mais diversos espaços terapêuticos. |
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