Ações Técnico Pedagógicas do NASF: Uma revisão integrativa de literatura / NASF technical pedagogical actions: An integrative literature review
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Journal of Health Review |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/38218 |
Resumo: | Objetivo: Este artigo buscou identificar como está organizado o trabalho do Núcleo de Ampliado de Saúde da Família da Atenção Básica (NASF-AB), no que tange as ações técnico-pedagógicas. Método: Revisão integrativa de literatura, nos artigos científicos dispostos nas bases Scientific Electronic Library Online (SCIELO); literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), utilizando como termos únicos nas três bases ("NASF" OR "Núcleo de Apoio a Saúde da Família" OR "Núcleo Ampliado de Saúde da Família" OR "Núcleo Ampliado Saúde Família") AND (Matriciamento OR Matricial), em maio de 2021. Resultados: Foram encontrados 26 artigos. Realizou-se a análise descritiva, que evidenciou o predomínio de estudos qualitativos e apresentou a organização das ações técnico-pedagógicas ao considerar: ações presentes nos artigos, ferramentas de apoio, atores das ações e a periodicidade em que elas são realizadas; e uma análise temática, onde as informações dos artigos foram organizadas em dois temas: facilidades e dificuldades. O tema facilidades foi dividido em 4 subtemas: 1) Conhecimento Profissional; 2) Princípio da Integralidade; 3) Corresponsabilidade e Gestão; 4) Organização e Monitoramento. E o tema dificuldades, foi subdividido em: 1) Baixo conhecimento das ferramentas tecnológicas do NASF e formação continuada; 2) Fragilidade da articulação e Integralidade; 3) Fatores de sobrecarga no Trabalho; 4) Precariedade de apoios e de recursos. Considerações Finais: As ações técnico-pedagógicas, se mostram como um instrumento potencializador, apesar dos desafios. Atuando com foco no modelo de trabalho assistencial, pautado na educação permanente. |
id |
BJRH-0_a3e23d5f642befdc3272fa6f5b73c7d0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/38218 |
network_acronym_str |
BJRH-0 |
network_name_str |
Brazilian Journal of Health Review |
repository_id_str |
|
spelling |
Ações Técnico Pedagógicas do NASF: Uma revisão integrativa de literatura / NASF technical pedagogical actions: An integrative literature reviewNASFAções técnicos-pedagógicasApoio Matricial.Objetivo: Este artigo buscou identificar como está organizado o trabalho do Núcleo de Ampliado de Saúde da Família da Atenção Básica (NASF-AB), no que tange as ações técnico-pedagógicas. Método: Revisão integrativa de literatura, nos artigos científicos dispostos nas bases Scientific Electronic Library Online (SCIELO); literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), utilizando como termos únicos nas três bases ("NASF" OR "Núcleo de Apoio a Saúde da Família" OR "Núcleo Ampliado de Saúde da Família" OR "Núcleo Ampliado Saúde Família") AND (Matriciamento OR Matricial), em maio de 2021. Resultados: Foram encontrados 26 artigos. Realizou-se a análise descritiva, que evidenciou o predomínio de estudos qualitativos e apresentou a organização das ações técnico-pedagógicas ao considerar: ações presentes nos artigos, ferramentas de apoio, atores das ações e a periodicidade em que elas são realizadas; e uma análise temática, onde as informações dos artigos foram organizadas em dois temas: facilidades e dificuldades. O tema facilidades foi dividido em 4 subtemas: 1) Conhecimento Profissional; 2) Princípio da Integralidade; 3) Corresponsabilidade e Gestão; 4) Organização e Monitoramento. E o tema dificuldades, foi subdividido em: 1) Baixo conhecimento das ferramentas tecnológicas do NASF e formação continuada; 2) Fragilidade da articulação e Integralidade; 3) Fatores de sobrecarga no Trabalho; 4) Precariedade de apoios e de recursos. Considerações Finais: As ações técnico-pedagógicas, se mostram como um instrumento potencializador, apesar dos desafios. Atuando com foco no modelo de trabalho assistencial, pautado na educação permanente.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-10-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/3821810.34119/bjhrv4n5-375Brazilian Journal of Health Review; Vol. 4 No. 5 (2021); 22881-22902Brazilian Journal of Health Review; v. 4 n. 5 (2021); 22881-229022595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/38218/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Health Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Bianca FreireDavies, Vanessa FernandesNatal, Sonia2021-11-03T11:14:06Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/38218Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2021-11-03T11:14:06Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ações Técnico Pedagógicas do NASF: Uma revisão integrativa de literatura / NASF technical pedagogical actions: An integrative literature review |
title |
Ações Técnico Pedagógicas do NASF: Uma revisão integrativa de literatura / NASF technical pedagogical actions: An integrative literature review |
spellingShingle |
Ações Técnico Pedagógicas do NASF: Uma revisão integrativa de literatura / NASF technical pedagogical actions: An integrative literature review da Silva, Bianca Freire NASF Ações técnicos-pedagógicas Apoio Matricial. |
title_short |
Ações Técnico Pedagógicas do NASF: Uma revisão integrativa de literatura / NASF technical pedagogical actions: An integrative literature review |
title_full |
Ações Técnico Pedagógicas do NASF: Uma revisão integrativa de literatura / NASF technical pedagogical actions: An integrative literature review |
title_fullStr |
Ações Técnico Pedagógicas do NASF: Uma revisão integrativa de literatura / NASF technical pedagogical actions: An integrative literature review |
title_full_unstemmed |
Ações Técnico Pedagógicas do NASF: Uma revisão integrativa de literatura / NASF technical pedagogical actions: An integrative literature review |
title_sort |
Ações Técnico Pedagógicas do NASF: Uma revisão integrativa de literatura / NASF technical pedagogical actions: An integrative literature review |
author |
da Silva, Bianca Freire |
author_facet |
da Silva, Bianca Freire Davies, Vanessa Fernandes Natal, Sonia |
author_role |
author |
author2 |
Davies, Vanessa Fernandes Natal, Sonia |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Silva, Bianca Freire Davies, Vanessa Fernandes Natal, Sonia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
NASF Ações técnicos-pedagógicas Apoio Matricial. |
topic |
NASF Ações técnicos-pedagógicas Apoio Matricial. |
description |
Objetivo: Este artigo buscou identificar como está organizado o trabalho do Núcleo de Ampliado de Saúde da Família da Atenção Básica (NASF-AB), no que tange as ações técnico-pedagógicas. Método: Revisão integrativa de literatura, nos artigos científicos dispostos nas bases Scientific Electronic Library Online (SCIELO); literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), utilizando como termos únicos nas três bases ("NASF" OR "Núcleo de Apoio a Saúde da Família" OR "Núcleo Ampliado de Saúde da Família" OR "Núcleo Ampliado Saúde Família") AND (Matriciamento OR Matricial), em maio de 2021. Resultados: Foram encontrados 26 artigos. Realizou-se a análise descritiva, que evidenciou o predomínio de estudos qualitativos e apresentou a organização das ações técnico-pedagógicas ao considerar: ações presentes nos artigos, ferramentas de apoio, atores das ações e a periodicidade em que elas são realizadas; e uma análise temática, onde as informações dos artigos foram organizadas em dois temas: facilidades e dificuldades. O tema facilidades foi dividido em 4 subtemas: 1) Conhecimento Profissional; 2) Princípio da Integralidade; 3) Corresponsabilidade e Gestão; 4) Organização e Monitoramento. E o tema dificuldades, foi subdividido em: 1) Baixo conhecimento das ferramentas tecnológicas do NASF e formação continuada; 2) Fragilidade da articulação e Integralidade; 3) Fatores de sobrecarga no Trabalho; 4) Precariedade de apoios e de recursos. Considerações Finais: As ações técnico-pedagógicas, se mostram como um instrumento potencializador, apesar dos desafios. Atuando com foco no modelo de trabalho assistencial, pautado na educação permanente. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-10-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/38218 10.34119/bjhrv4n5-375 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/38218 |
identifier_str_mv |
10.34119/bjhrv4n5-375 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/38218/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Health Review info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Health Review |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Health Review; Vol. 4 No. 5 (2021); 22881-22902 Brazilian Journal of Health Review; v. 4 n. 5 (2021); 22881-22902 2595-6825 reponame:Brazilian Journal of Health Review instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) instacron:BJRH |
instname_str |
Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) |
instacron_str |
BJRH |
institution |
BJRH |
reponame_str |
Brazilian Journal of Health Review |
collection |
Brazilian Journal of Health Review |
repository.name.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|| brazilianjhr@gmail.com |
_version_ |
1797240068029546496 |