Internato em farmácia clínica: análise do conhecimento acadêmico prévio / Clinical pharmacy internship: analysis of prior academic knowledge

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rovel, Isabela Marquezini
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Sales, Fernanda Cristina Ostrovski, Aschenbrenner, Jaqueline de Jesus, Machado, Maria Rosa do Prado
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/45672
Resumo: Introdução: A inclusão de disciplinas que trabalhem temas relacionados à prática da Farmácia Clínica na grade curricular do Curso de Farmácia e a oferta por parte de hospitais da sua estrutura para atuação clínica dos estudantes, busca um método de aprendizagem prática a partir da atuação dos mesmos em cenário real. Objetivou-se avaliar do conhecimento prévio de estudantes em relação às disciplinas de Farmacologia e Farmácia Clínica de uma Universidade particular de Curitiba-PR. Métodos: Este estudo foi de caráter observacional, descritivo e transversal. A coleta de dados por meio da aplicação de um questionário com 26 perguntas contemplando o conhecimento dos estudantes de uma universidade privada do município de Curitiba-PR sobre os Protocolos Institucionais do Hospital Universitário em questão: Prevenção de Tromboembolismo Venoso, Prevenção de Úlceras Gástricas, “Switch” Oral, Manejo de Constipação, Uso da via Hipodermóclise, Prevenção de Náusea e Vômito no Pós-operatório e Dor e Uso Racional de Opioides, aplicados nos serviços clínicos hospitalares. Os dados coletados foram codificados e submetidos à análise estatística descritiva para posterior discussão. Resultados: Observou-se que 100% dos estudantes conheciam o Protocolo de Tromboembolismo Venoso. A Conciliação Medicamentosa compreende o melhor resultado entre os serviços hospitalares, sobre o qual 95,65% dos estudantes apresentaram conhecimento suficiente. Em contrapartida, o Protocolo de Hipodermólise e o Serviço Hospitalar Análise de Prescrição, demonstraram os menores índices de conhecimento, mesmo assim apresentaram mais de 69,00%. Discussão: Um estudo qualitativo sobre educação farmacêutica resultou na conclusão de que a disciplina avaliada na ocasião trabalhou temas de maneira superficial e demonstrou falhas na aprendizagem dos estudantes, enquanto os resultados obtidos neste trabalho, mostram estudantes preparados gradualmente para a prática da Farmácia Clínica durante os cinco anos de graduação. Os resultados indicam também a necessidade de se trabalhar de maneira mais aprofundada os protocolos menos conhecidos, segundo o estudo. Conclusão: O investimento no conhecimento dos estudantes sobre Farmácia Clínica, permite a evolução dos mesmos em suas atividades junto ao Internato de Farmácia Clínica, promovendo maior segurança nas tomadas de decisões por parte dos acadêmicos, permitindo que eles atuem em situações realísticas, o que colabora para o aperfeiçoamento do futuro profissional farmacêutico. 
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