Indicadores de qualidade na assistência à saúde da criança na atenção primária a saúde: uma revisão integrativa/Quality indicators in children's health care in primary health care: an integrative review
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Journal of Health Review |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/12370 |
Resumo: | Introdução: A Atenção Integral à Saúde da Criança representa uma das principais linhas de atuação para os profissionais que atuam na Estratégia de Saúde da Família (ESF), considerando a atual dimensão e complexidade das políticas públicas e a necessidade de fortalecimento dos eixos temáticos para o cuidado da criança, articulando as ações de saúde em todos os níveis de atenção. Os indicadores de qualidade podem ser empregados para planejar e estabelecer as ações assistenciais, de gestão e educação profissional continuada, analisar o desempenho e a qualidade da assistência, melhorar as atividades e adequar as não conformidades, permitindo o alinhamento das atividades com as metas da organização.Objetivos:Identificar as evidências científicas disponíveis sobre os indicadores de qualidade na assistência à saúde da criança na Atenção Primária a Saúde.Materiais e Métodos: Estudo qualitativo do tipo Revisão Não Sistemática (integrativa). A questão norteadora proposta para este estudo foi: “Quais são as evidências científicas disponíveis sobre os indicadores de qualidade na assistência à saúde da criança na Atenção Primária à Saúde? ” Foram realizadas as etapas: (1) escolha e delimitação do tema, (2) pesquisa nas bases de dados, (3) coleta de dados e categorização, (4) análise e avaliação dos artigos incluídos na revisão, (5) interpretação e discussão dos resultados, (6) síntese e apresentação dos resultados de forma descritiva. Para análise dos artigos utilizou-se um instrumento validado, composto pelos itens: 1) identificação (título do artigo, título do periódico, autores, país, idioma, ano de publicação); 2) instituição sede do estudo; 3) tipo de revista científica; 4) características metodológicas do estudo (tipo de pesquisa, objetivos, principais resultados, análise, implicações e nível de evidência) e 5) avaliação do rigor metodológico. Consultou-se as bases de dados científicas: LILACS e MEDLINE. Realizada a leitura dos títulos, resumos e artigos completos, disponíveis on line, na íntegra, escritos em português e inglês, publicados entre janeiro de 2008 e janeiro de 2018. Resultados e Discussão: Foram obtidos 28 artigos na composição da amostra. Na etapa de coleta de dados e categorização dos estudos, o critério foi o semântico. A análise dos artigos permitiu compor as categorias: (1) Avaliação da APS e uso de indicadores, (2) Princípios da APS como indicadores de qualidade, (3) Percepção de profissionais, gestores e usuários sobre a APS e (4) Métodos e instrumentos de avaliação da APS. A primeira categoria foi denominada “Avaliação da APS e uso de indicadores”, encontrada em 50% (14) dos artigos. Avaliar o desempenho dos serviços e seu impacto na saúde da população oportuniza aos gestores que orientem a implantação, consolidação e reformulação das práticas da APS. Na segunda categoria encontrada em 25% (07) dos artigos, denominada “Princípios da APS como indicadores de qualidade”, foram agrupados artigos que tratam da avaliação dos atributos da APS. Os indicadores de saúde aplicados na ESF se referem à avaliação e monitoramento da qualidade da atenção, sobretudo do processo de trabalho das equipes. Além disso, avaliam a integralidade, embasando intervenções pontuais e coletivas, contribuindo na orientação ao usuário, prevenção e tratamento de doenças, favorecendo um acompanhamento direcionado à área de abrangência. A terceira categoria encontrada em 18% (05) dos artigos foi denominada “Percepção de profissionais, gestores e usuários sobre a APS”. Os artigos categorizados neste título convergem que a maioria dos profissionais da ESF possui algum conhecimento sobre os indicadores de saúde e, muitas vezes, o transmitem por meio de exemplos vivenciados na sua prática. Estes achados estão de acordo com a literatura científica que, além de monitorar e orientar ações, trabalhar com indicadores de saúde corresponde à construção de vínculo com o usuário, à mudança de foco para a dimensão do sujeito. Ressalta-se que os dados e indicadores da APS, são pouco empregados para nortear a tomada de decisões e a qualificação dos serviços e ações de saúde, visto que apenas monitorar não garante os avanços necessários. A quarta e última categoria, encontrada em 7% (02) dos artigos foi denominada “Métodos e instrumentos de avaliação da APS”. Avaliar o grau de orientação à APS de cada serviço de saúde ou equipe da ESF permite a produção de conhecimento sobre sua efetividade e qualidade.Conclusão: Avaliar o grau de orientação à APS de cada serviço de saúde ou da ESF permite a produção de conhecimento sobre sua efetividade e qualidade. A maioria dos artigos científicos acerca do tema central desta pesquisa convergem para a importância da avaliação dos serviços de saúde. Portanto, através deste estudo, foi possível verificar que ainda existem poucos trabalhos publicados na literatura nacional e internacional acerca da adoção de indicadores de qualidade específicos sobre atenção à saúde da criança, sendo necessária a realização de novas pesquisas a fim de conhecer mais profundamente sobre o tema. |
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Indicadores de qualidade na assistência à saúde da criança na atenção primária a saúde: uma revisão integrativa/Quality indicators in children's health care in primary health care: an integrative reviewAtenção primáriaIndicadores de Qualidade em Assistência à SaúdeSaúde da Criança.Introdução: A Atenção Integral à Saúde da Criança representa uma das principais linhas de atuação para os profissionais que atuam na Estratégia de Saúde da Família (ESF), considerando a atual dimensão e complexidade das políticas públicas e a necessidade de fortalecimento dos eixos temáticos para o cuidado da criança, articulando as ações de saúde em todos os níveis de atenção. Os indicadores de qualidade podem ser empregados para planejar e estabelecer as ações assistenciais, de gestão e educação profissional continuada, analisar o desempenho e a qualidade da assistência, melhorar as atividades e adequar as não conformidades, permitindo o alinhamento das atividades com as metas da organização.Objetivos:Identificar as evidências científicas disponíveis sobre os indicadores de qualidade na assistência à saúde da criança na Atenção Primária a Saúde.Materiais e Métodos: Estudo qualitativo do tipo Revisão Não Sistemática (integrativa). A questão norteadora proposta para este estudo foi: “Quais são as evidências científicas disponíveis sobre os indicadores de qualidade na assistência à saúde da criança na Atenção Primária à Saúde? ” Foram realizadas as etapas: (1) escolha e delimitação do tema, (2) pesquisa nas bases de dados, (3) coleta de dados e categorização, (4) análise e avaliação dos artigos incluídos na revisão, (5) interpretação e discussão dos resultados, (6) síntese e apresentação dos resultados de forma descritiva. Para análise dos artigos utilizou-se um instrumento validado, composto pelos itens: 1) identificação (título do artigo, título do periódico, autores, país, idioma, ano de publicação); 2) instituição sede do estudo; 3) tipo de revista científica; 4) características metodológicas do estudo (tipo de pesquisa, objetivos, principais resultados, análise, implicações e nível de evidência) e 5) avaliação do rigor metodológico. Consultou-se as bases de dados científicas: LILACS e MEDLINE. 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Na segunda categoria encontrada em 25% (07) dos artigos, denominada “Princípios da APS como indicadores de qualidade”, foram agrupados artigos que tratam da avaliação dos atributos da APS. Os indicadores de saúde aplicados na ESF se referem à avaliação e monitoramento da qualidade da atenção, sobretudo do processo de trabalho das equipes. Além disso, avaliam a integralidade, embasando intervenções pontuais e coletivas, contribuindo na orientação ao usuário, prevenção e tratamento de doenças, favorecendo um acompanhamento direcionado à área de abrangência. A terceira categoria encontrada em 18% (05) dos artigos foi denominada “Percepção de profissionais, gestores e usuários sobre a APS”. Os artigos categorizados neste título convergem que a maioria dos profissionais da ESF possui algum conhecimento sobre os indicadores de saúde e, muitas vezes, o transmitem por meio de exemplos vivenciados na sua prática. Estes achados estão de acordo com a literatura científica que, além de monitorar e orientar ações, trabalhar com indicadores de saúde corresponde à construção de vínculo com o usuário, à mudança de foco para a dimensão do sujeito. Ressalta-se que os dados e indicadores da APS, são pouco empregados para nortear a tomada de decisões e a qualificação dos serviços e ações de saúde, visto que apenas monitorar não garante os avanços necessários. A quarta e última categoria, encontrada em 7% (02) dos artigos foi denominada “Métodos e instrumentos de avaliação da APS”. Avaliar o grau de orientação à APS de cada serviço de saúde ou equipe da ESF permite a produção de conhecimento sobre sua efetividade e qualidade.Conclusão: Avaliar o grau de orientação à APS de cada serviço de saúde ou da ESF permite a produção de conhecimento sobre sua efetividade e qualidade. 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Portanto, através deste estudo, foi possível verificar que ainda existem poucos trabalhos publicados na literatura nacional e internacional acerca da adoção de indicadores de qualidade específicos sobre atenção à saúde da criança, sendo necessária a realização de novas pesquisas a fim de conhecer mais profundamente sobre o tema.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/1237010.34119/bjhrv3n3-241Brazilian Journal of Health Review; Vol. 3 No. 3 (2020); 7101-7116Brazilian Journal of Health Review; v. 3 n. 3 (2020); 7101-71162595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/12370/10738Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Health Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessBorges, João Paulo AssunçãoSantos, Luciana Avila dosSimões, Ana Lúcia de Assis2020-07-08T10:48:58Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/12370Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2020-07-08T10:48:58Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false |
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A questão norteadora proposta para este estudo foi: “Quais são as evidências científicas disponíveis sobre os indicadores de qualidade na assistência à saúde da criança na Atenção Primária à Saúde? ” Foram realizadas as etapas: (1) escolha e delimitação do tema, (2) pesquisa nas bases de dados, (3) coleta de dados e categorização, (4) análise e avaliação dos artigos incluídos na revisão, (5) interpretação e discussão dos resultados, (6) síntese e apresentação dos resultados de forma descritiva. Para análise dos artigos utilizou-se um instrumento validado, composto pelos itens: 1) identificação (título do artigo, título do periódico, autores, país, idioma, ano de publicação); 2) instituição sede do estudo; 3) tipo de revista científica; 4) características metodológicas do estudo (tipo de pesquisa, objetivos, principais resultados, análise, implicações e nível de evidência) e 5) avaliação do rigor metodológico. Consultou-se as bases de dados científicas: LILACS e MEDLINE. Realizada a leitura dos títulos, resumos e artigos completos, disponíveis on line, na íntegra, escritos em português e inglês, publicados entre janeiro de 2008 e janeiro de 2018. Resultados e Discussão: Foram obtidos 28 artigos na composição da amostra. Na etapa de coleta de dados e categorização dos estudos, o critério foi o semântico. A análise dos artigos permitiu compor as categorias: (1) Avaliação da APS e uso de indicadores, (2) Princípios da APS como indicadores de qualidade, (3) Percepção de profissionais, gestores e usuários sobre a APS e (4) Métodos e instrumentos de avaliação da APS. A primeira categoria foi denominada “Avaliação da APS e uso de indicadores”, encontrada em 50% (14) dos artigos. Avaliar o desempenho dos serviços e seu impacto na saúde da população oportuniza aos gestores que orientem a implantação, consolidação e reformulação das práticas da APS. Na segunda categoria encontrada em 25% (07) dos artigos, denominada “Princípios da APS como indicadores de qualidade”, foram agrupados artigos que tratam da avaliação dos atributos da APS. Os indicadores de saúde aplicados na ESF se referem à avaliação e monitoramento da qualidade da atenção, sobretudo do processo de trabalho das equipes. Além disso, avaliam a integralidade, embasando intervenções pontuais e coletivas, contribuindo na orientação ao usuário, prevenção e tratamento de doenças, favorecendo um acompanhamento direcionado à área de abrangência. A terceira categoria encontrada em 18% (05) dos artigos foi denominada “Percepção de profissionais, gestores e usuários sobre a APS”. Os artigos categorizados neste título convergem que a maioria dos profissionais da ESF possui algum conhecimento sobre os indicadores de saúde e, muitas vezes, o transmitem por meio de exemplos vivenciados na sua prática. Estes achados estão de acordo com a literatura científica que, além de monitorar e orientar ações, trabalhar com indicadores de saúde corresponde à construção de vínculo com o usuário, à mudança de foco para a dimensão do sujeito. Ressalta-se que os dados e indicadores da APS, são pouco empregados para nortear a tomada de decisões e a qualificação dos serviços e ações de saúde, visto que apenas monitorar não garante os avanços necessários. A quarta e última categoria, encontrada em 7% (02) dos artigos foi denominada “Métodos e instrumentos de avaliação da APS”. Avaliar o grau de orientação à APS de cada serviço de saúde ou equipe da ESF permite a produção de conhecimento sobre sua efetividade e qualidade.Conclusão: Avaliar o grau de orientação à APS de cada serviço de saúde ou da ESF permite a produção de conhecimento sobre sua efetividade e qualidade. A maioria dos artigos científicos acerca do tema central desta pesquisa convergem para a importância da avaliação dos serviços de saúde. Portanto, através deste estudo, foi possível verificar que ainda existem poucos trabalhos publicados na literatura nacional e internacional acerca da adoção de indicadores de qualidade específicos sobre atenção à saúde da criança, sendo necessária a realização de novas pesquisas a fim de conhecer mais profundamente sobre o tema. |
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