Relato de experiência – late no serviço de atendimento móvel de emergência (SAMU) em 2019 / Experience report - late in the mobile emergency care service (SAMU) in 2019

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mota, Renata dos Santos
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: dos Santos, Jedalva Elias, de Almeida, Paloma Luiza Santos, de Oliveira, Erica Rodrigues Lins, Souza, Ana Luiza Machado, Cruz Junior, Adalberto Santana, Barbosa, Fernanda Alves, de Oliveira, Carlos Vitorio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/50220
Resumo: Introdução A Política Nacional de Atenção à Urgência e Emergência (PNAU), instituída em setembro de 2003, tem a finalidade de intermediar a atenção básica e os serviços de média e alta complexidade, e como parte desta política, o SAMU - 192, auxilia na constituição do atendimento na rede de urgência e emergência à população 24 horas por dia.  O enfermeiro tem sua presença obrigatória no Atendimento Pré-Hospitalar (APH) definida na Resolução nº 375 de 22 de março de 2011(²), do Conselho Federal de Enfermagem. Diante disso, a Liga Acadêmica de Trauma e Emergência Profº Irany Salomão–LATE, da Universidade Estadual de Santa Cruz, em parceria com o SAMU-Ilhéus, viabilizaram um estágio extracurricular para os ligantes, em vista da necessidade de ampliar a visibilidade e promover conhecimento e vivências de assistência de enfermagem no ambiente pré-hospitalar. Objetivo: Pretende-se relatar a experiência de acadêmicos de enfermagem nas atividades desenvolvidas no estágio extracurricular no SAMU-Ilhéus.  Métodos: O estágio ocorreu no período de dezembro 2019 a fevereiro de 2020, com plantões de 12 horas semanais. Os acadêmicos receberam treinamento teórico sobre o atendimento básico e avançado, com os seguintes temas: atendimento inicial ao politraumatizado, Suporte Básico de Vida, medidas avançadas de ressuscitação cardiopulmonar, crises convulsivas, entre outros. Resultados: Durante as vivências, foram presenciados casos de obstrução de vias aéreas, perfuração por arma de fogo, perfuração por arma branca, crises convulsivas e metabólicas, acidente vascular encefálico, traumas por acidentes de trânsito, paradas cardiorrespiratórias e outros. Como resultado, os acadêmicos perceberam a importância a qual os profissionais enfermeiros precisam estar capacitados para o atendimento pré-hospitalar, tema pouco abordado durante a formação acadêmica. Os estudantes, uma vez formados precisam estar capacitados, e isso despertou nos discentes a avidez de aprofundar seus estudos sobre Atendimento Pré-Hospitalar, dos quais foram preparados para atuar em situações de urgência e emergência e estimulados a valorizar o serviço. Além dos ligantes desenvolverem habilidades e confiança, também adquiriram novos saberes para contribuir com a sociedade, enquanto cidadãos, ao passar para população informações sobre o serviço realizado pelo SAMU, tornando-o mais conhecido e valorizado. Conclusão: Dessa forma, o estágio no serviço sob a forma de plantões foi bastante favorável e serviu para o melhor entendimento do conteúdo teórico estudado e para o treinamento prático, e evidenciou que a parceria da LATE-UESC com o serviço do SAMU foi muito significativa e bem-sucedida no aprendizado dos educandos de enfermagem sobre a rede urgências e emergências no Atendimento Pré-Hospitalar.
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