O uso de materiais educativos para conscientização e adesão de pacientes terapia dialítica a programas de exercício físico: uma revisão integrativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schneider, Fernanda Menezes
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Silveira, Danilo José de Andrade Santos, Maynard, Luana Godinho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/68808
Resumo: Os pacientes dialíticos portadores de Doença Renal Crônica (DRC) costumam apresentar limitações físicas e psíquicas que, por falta de informação, são consideradas barreiras para a prática de atividades físicas, contribuindo para o prejuízo na qualidade de vida desses indivíduos.  O uso de ferramentas informativas é uma estratégia que cada vez mais vem sendo usada na tentativa de conscientizar e educar pacientes portadores de doenças crônicas. Diante disso, o objetivo deste estudo foi avaliar o papel do uso de materiais educativos para conscientização e adesão de pacientes em terapia dialítica a programas de exercício físico através de uma revisão integrativa da literatura nacional e internacional. Os dados para este estudo foram coletados por dois pesquisadores, de forma independente, através de artigos científicos pesquisados nas bases de dados Biblioteca Virtual em Saúde, Pubmed, Google Acadêmico e Scielo, que investigassem o uso de materiais educativos como ferramenta para orientar os pacientes renais em diálise quanto ao processo de reabilitação física e melhora da capacidade funcional, sendo realizada análise criteriosa a partir dos resultados encontrados. Conclui-se com esse trabalho que as ferramentas educativas identificadas podem beneficiar os pacientes renais crônicos em diálise, já que promovem maior adesão a protocolos de reabilitação física.
id BJRH-0_aca6b3e0d6dff260d6bf9adab0fa6919
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/68808
network_acronym_str BJRH-0
network_name_str Brazilian Journal of Health Review
repository_id_str
spelling O uso de materiais educativos para conscientização e adesão de pacientes terapia dialítica a programas de exercício físico: uma revisão integrativadoença renal crônicadiálisematerial educativoexercício físicoqualidade de vidaOs pacientes dialíticos portadores de Doença Renal Crônica (DRC) costumam apresentar limitações físicas e psíquicas que, por falta de informação, são consideradas barreiras para a prática de atividades físicas, contribuindo para o prejuízo na qualidade de vida desses indivíduos.  O uso de ferramentas informativas é uma estratégia que cada vez mais vem sendo usada na tentativa de conscientizar e educar pacientes portadores de doenças crônicas. Diante disso, o objetivo deste estudo foi avaliar o papel do uso de materiais educativos para conscientização e adesão de pacientes em terapia dialítica a programas de exercício físico através de uma revisão integrativa da literatura nacional e internacional. Os dados para este estudo foram coletados por dois pesquisadores, de forma independente, através de artigos científicos pesquisados nas bases de dados Biblioteca Virtual em Saúde, Pubmed, Google Acadêmico e Scielo, que investigassem o uso de materiais educativos como ferramenta para orientar os pacientes renais em diálise quanto ao processo de reabilitação física e melhora da capacidade funcional, sendo realizada análise criteriosa a partir dos resultados encontrados. Conclui-se com esse trabalho que as ferramentas educativas identificadas podem beneficiar os pacientes renais crônicos em diálise, já que promovem maior adesão a protocolos de reabilitação física.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2024-04-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/6880810.34119/bjhrv7n2-341Brazilian Journal of Health Review; Vol. 7 No. 2 (2024); e68808Brazilian Journal of Health Review; Vol. 7 Núm. 2 (2024); e68808Brazilian Journal of Health Review; v. 7 n. 2 (2024); e688082595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/68808/48774Schneider, Fernanda MenezesSilveira, Danilo José de Andrade SantosMaynard, Luana Godinhoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-10T19:23:48Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/68808Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2024-04-10T19:23:48Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso de materiais educativos para conscientização e adesão de pacientes terapia dialítica a programas de exercício físico: uma revisão integrativa
title O uso de materiais educativos para conscientização e adesão de pacientes terapia dialítica a programas de exercício físico: uma revisão integrativa
spellingShingle O uso de materiais educativos para conscientização e adesão de pacientes terapia dialítica a programas de exercício físico: uma revisão integrativa
Schneider, Fernanda Menezes
doença renal crônica
diálise
material educativo
exercício físico
qualidade de vida
title_short O uso de materiais educativos para conscientização e adesão de pacientes terapia dialítica a programas de exercício físico: uma revisão integrativa
title_full O uso de materiais educativos para conscientização e adesão de pacientes terapia dialítica a programas de exercício físico: uma revisão integrativa
title_fullStr O uso de materiais educativos para conscientização e adesão de pacientes terapia dialítica a programas de exercício físico: uma revisão integrativa
title_full_unstemmed O uso de materiais educativos para conscientização e adesão de pacientes terapia dialítica a programas de exercício físico: uma revisão integrativa
title_sort O uso de materiais educativos para conscientização e adesão de pacientes terapia dialítica a programas de exercício físico: uma revisão integrativa
author Schneider, Fernanda Menezes
author_facet Schneider, Fernanda Menezes
Silveira, Danilo José de Andrade Santos
Maynard, Luana Godinho
author_role author
author2 Silveira, Danilo José de Andrade Santos
Maynard, Luana Godinho
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schneider, Fernanda Menezes
Silveira, Danilo José de Andrade Santos
Maynard, Luana Godinho
dc.subject.por.fl_str_mv doença renal crônica
diálise
material educativo
exercício físico
qualidade de vida
topic doença renal crônica
diálise
material educativo
exercício físico
qualidade de vida
description Os pacientes dialíticos portadores de Doença Renal Crônica (DRC) costumam apresentar limitações físicas e psíquicas que, por falta de informação, são consideradas barreiras para a prática de atividades físicas, contribuindo para o prejuízo na qualidade de vida desses indivíduos.  O uso de ferramentas informativas é uma estratégia que cada vez mais vem sendo usada na tentativa de conscientizar e educar pacientes portadores de doenças crônicas. Diante disso, o objetivo deste estudo foi avaliar o papel do uso de materiais educativos para conscientização e adesão de pacientes em terapia dialítica a programas de exercício físico através de uma revisão integrativa da literatura nacional e internacional. Os dados para este estudo foram coletados por dois pesquisadores, de forma independente, através de artigos científicos pesquisados nas bases de dados Biblioteca Virtual em Saúde, Pubmed, Google Acadêmico e Scielo, que investigassem o uso de materiais educativos como ferramenta para orientar os pacientes renais em diálise quanto ao processo de reabilitação física e melhora da capacidade funcional, sendo realizada análise criteriosa a partir dos resultados encontrados. Conclui-se com esse trabalho que as ferramentas educativas identificadas podem beneficiar os pacientes renais crônicos em diálise, já que promovem maior adesão a protocolos de reabilitação física.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-04-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/68808
10.34119/bjhrv7n2-341
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/68808
identifier_str_mv 10.34119/bjhrv7n2-341
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/68808/48774
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review; Vol. 7 No. 2 (2024); e68808
Brazilian Journal of Health Review; Vol. 7 Núm. 2 (2024); e68808
Brazilian Journal of Health Review; v. 7 n. 2 (2024); e68808
2595-6825
reponame:Brazilian Journal of Health Review
instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron:BJRH
instname_str Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron_str BJRH
institution BJRH
reponame_str Brazilian Journal of Health Review
collection Brazilian Journal of Health Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
repository.mail.fl_str_mv || brazilianjhr@gmail.com
_version_ 1797240045406519296