Impacto de intervenção educativa sobre hanseníase no grau de conhecimento de agentes comunitários de saúde em Belém do Pará / Impact of educational intervention on leprosy on the level of knowledge of community health workers in Belém do Pará

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Matheus Costa
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Shibata, Letícia Hiromi, Carvalho, Letícia Pereira, Novais Júnior, Ronaldo Tenório, Costa, Suzanne Caldas da, Aguiar Milhomem, Leonardo Mota, Pessoa, Monaliza dos Santos, Silva Freitas, Jofre Jacob da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/13598
Resumo: A hanseníase é uma das doenças mais antigas que preocupam a humanidade, sendo historicamente associada a uma imagem mutiladora e incapacitante. O Brasil ocupa a segunda posição no ranking mundial de notificações de hanseníase. Neste contexto, a Estratégia de Saúde da Família tem papel importante na prevenção e no controle da doença, sendo os Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) um elo entre o serviço oferecido e a comunidade-alvo, disseminador de informações e responsável também pela identificação de novos casos. Desta forma, o estudo objetivou avaliar o impacto da intervenção educativa sobre os conhecimentos dos ACSs em hanseníase, na organização do atendimento e em estigmas relacionados a esta doença, sendo realizado em 5 Unidades de Saúde da Família da região metropolitana de Belém, no Estado do Pará, Brasil. Foi utilizado um protocolo adaptado para avaliar o conhecimento inicial dos agentes sobre o tema. Posteriormente, houve uma capacitação com base nas informações preconizadas pelo Ministério da Saúde e, em seguida, o protocolo foi aplicado novamente com a finalidade de avaliar o impacto da capacitação. Obteve-se, como resultado, 26% de erros no pré questionário e 9% de erros no pós-teste, evidenciando um ganho geral de 18% de acertos no questionário aplicado após a capacitação e uma média de evolução individual de 39% de acertos quando comparados ao pré-teste. Assim, conclui-se que as intervenções educativas são eficazes e necessárias, principalmente no contexto da Atenção Primária, sendo necessários mais estudos acerca do tema. 
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