Os desafios vivenciados pelos médicos para exercer a prevenção quaternária em Unidades Básicas de Saúde em uma cidade do sudoeste da Bahia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Maria Luiza de Azevedo Feitosa
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Martins, Ana Leticia, Ferreira, Gabriel Alves, Bispo, Larissa Farias dos Santos, Lima, Samantha Leão Figueiredo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/61096
Resumo: Introdução: A prevenção quaternária (P4) representa o remodelamento das práticas em saúde, a fim de proteger os pacientes do excesso de intervenções. Trata-se de cuidados necessários e justificáveis, com o máximo de qualidade e o mínimo possível de procedimentos, reforçando um termo antigo “primum non nocere” (primeiro não prejudicar), que remete ao princípio da não maleficência, fundamental para a medicina. A P4 além de reduzir os riscos individuais, otimiza a alocação de recursos, melhorando a oferta de saúde. No entanto, ela enfrenta grandes desafios para sua aplicabilidade, como a resistência dos profissionais e da população, que valorizam as práticas intervencionistas como sinônimo de eficiência. Objetivo: Analisar os desafios vivenciados pelos médicos da atenção primária para exercer a prevenção quaternária em unidades básicas de saúde no município de Guanambi - Ba. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa qualitativa e descritiva, realizada com 7 profissionais médicos responsáveis pelo atendimento em Unidades Básicas de Saúde do municipio. Os dados foram coletados a partir de entrevista semiestruturada e analisados mediante análise de conteúdo. A pesquisa obedece os princípios éticos, sendo aprovada pelo conselho de ética em pesquisa. Resultados: A pesquisa permitiu identificar as percepções dos profissionais em relação a P4 e os principais obstáculos para conseguir colocá-la em prática, contribuindo para uma revisão sobre a postura profissional, práticas de comunicação com o paciente, educação em saúde para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e formação médica nesse contexto.
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