Relação entre tempo de tela e Transtorno do Espectro Autista na faixa pediátrica: uma revisão de literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Parra, Camila Abdel Fattah
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Bertholino, Gabriel Magalhães, Parra, Caroline Abdel Fattah, Sartori, Felipe Augusto, Ogando, Guilherme Pena, Scarpinelli, Jaqueline, Silva, Amanda Moraes, Devito, Eduardo Dias
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/62742
Resumo: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) promove déficits no processo de comunicação da criança podendo promover atrasos no desenvolvimento neuropsicomotor dessas. O uso de telas excessivo tem se apresentado como fator intensificador dos sintomas e prejudicador do processo de desenvolvimento desses indivíduos. Objetivos: compreender a relação entre o TEA e o tempo de uso de telas por crianças com esse diagnóstico. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa na base de dados PUBMED utilizando os descritores “screen time and children and autism spectrum disorder’’para artigos publicados entre 2018 e 2023. Resultados: O tempo de tela é maior em crianças com diagnóstico de TEA e está relacionado a menor desenvolvimento de habilidades comunicacionais e sociais desses indivíduos. O processo de educação continuada dos pais influencia de forma benéfica na redução do uso desses dispositivos. Conclusão: A relação entre TEA e tempo de uso de tela fica evidente tanto no risco de aparecimento desses sintomas, como no prejuízo à falta de estimulação de habilidades da criança. Os pais devem compreender os riscos do uso em excesso dessas ferramentas e estarem atentos aos tipos de conteúdo e ao tempo dedicado a essas atividades.
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