Tetralogia de Fallot: tratamento e a importância do diagnóstico precoce

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Sá, Sinara Rodrigues
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Carvalho, Erla Lino Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/60710
Resumo: A Tetralogia de Fallot é a cardiopatia congênita cianótica mais frequente, é causa por quatro defeitos na anatomia sendo eles: comunicação interventricular, estenose da artéria pulmonar, hipertrofia ventricular direita e a dextroposição da aorta. Ademais, a sintomatologia pode ser variável desde um recém-nascido cianótico e hipóxico até um adulto assintomático, dependendo do grau de estenose da via de saída do ventrículo direito e da comunicação interventricular. O diagnóstico costuma ser realizado precocemente, assim como o tratamento, a fim de evitar as possíveis complicações. Dessa forma, esse trabalho tem como objetivo compreender a importância do diagnóstico precoce e a realização do tratamento adequado da Tetralogia de Fallot, assim como entender os benefícios para a saúde das crianças com a anomalia congênita, quando essas ações são realizadas de forma precoce. A metodologia utilizada foi uma revisão integrativa usando o fluxograma PRISMA, nas seguintes bases Scientific Eletronic Lybrary Online (SCIELO), Medical Publications (PUBMED), Medical Literature Analysis and Retrieval System (MEDLINE), Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Scholar Google, no período de 2015 a 2022. Nos resultados e discussão foi possível identificar os tipos de diagnósticos e os benefícios de quando realizado precocemente, já em relação ao tratamento foi possível descrever várias técnicas desde paliativas até a cirurgia corretiva definitiva. Concluiu-se que o diagnóstico precoce e tratamento são importantes para a prevenção de complicações causadas pela doença, o qual está associado com menores taxas de morbidade e mortalidade.
id BJRH-0_b4c9ea73247533d902cc466922796610
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/60710
network_acronym_str BJRH-0
network_name_str Brazilian Journal of Health Review
repository_id_str
spelling Tetralogia de Fallot: tratamento e a importância do diagnóstico precocecardiopatias congênitassaúde da criançaterapêuticaA Tetralogia de Fallot é a cardiopatia congênita cianótica mais frequente, é causa por quatro defeitos na anatomia sendo eles: comunicação interventricular, estenose da artéria pulmonar, hipertrofia ventricular direita e a dextroposição da aorta. Ademais, a sintomatologia pode ser variável desde um recém-nascido cianótico e hipóxico até um adulto assintomático, dependendo do grau de estenose da via de saída do ventrículo direito e da comunicação interventricular. O diagnóstico costuma ser realizado precocemente, assim como o tratamento, a fim de evitar as possíveis complicações. Dessa forma, esse trabalho tem como objetivo compreender a importância do diagnóstico precoce e a realização do tratamento adequado da Tetralogia de Fallot, assim como entender os benefícios para a saúde das crianças com a anomalia congênita, quando essas ações são realizadas de forma precoce. A metodologia utilizada foi uma revisão integrativa usando o fluxograma PRISMA, nas seguintes bases Scientific Eletronic Lybrary Online (SCIELO), Medical Publications (PUBMED), Medical Literature Analysis and Retrieval System (MEDLINE), Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Scholar Google, no período de 2015 a 2022. Nos resultados e discussão foi possível identificar os tipos de diagnósticos e os benefícios de quando realizado precocemente, já em relação ao tratamento foi possível descrever várias técnicas desde paliativas até a cirurgia corretiva definitiva. Concluiu-se que o diagnóstico precoce e tratamento são importantes para a prevenção de complicações causadas pela doença, o qual está associado com menores taxas de morbidade e mortalidade.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2023-06-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/6071010.34119/bjhrv6n3-347Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 No. 3 (2023); 12870-12880Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 Núm. 3 (2023); 12870-12880Brazilian Journal of Health Review; v. 6 n. 3 (2023); 12870-128802595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/60710/43849de Sá, Sinara RodriguesCarvalho, Erla Lino Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-21T14:57:47Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/60710Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2023-06-21T14:57:47Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Tetralogia de Fallot: tratamento e a importância do diagnóstico precoce
title Tetralogia de Fallot: tratamento e a importância do diagnóstico precoce
spellingShingle Tetralogia de Fallot: tratamento e a importância do diagnóstico precoce
de Sá, Sinara Rodrigues
cardiopatias congênitas
saúde da criança
terapêutica
title_short Tetralogia de Fallot: tratamento e a importância do diagnóstico precoce
title_full Tetralogia de Fallot: tratamento e a importância do diagnóstico precoce
title_fullStr Tetralogia de Fallot: tratamento e a importância do diagnóstico precoce
title_full_unstemmed Tetralogia de Fallot: tratamento e a importância do diagnóstico precoce
title_sort Tetralogia de Fallot: tratamento e a importância do diagnóstico precoce
author de Sá, Sinara Rodrigues
author_facet de Sá, Sinara Rodrigues
Carvalho, Erla Lino Ferreira
author_role author
author2 Carvalho, Erla Lino Ferreira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Sá, Sinara Rodrigues
Carvalho, Erla Lino Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv cardiopatias congênitas
saúde da criança
terapêutica
topic cardiopatias congênitas
saúde da criança
terapêutica
description A Tetralogia de Fallot é a cardiopatia congênita cianótica mais frequente, é causa por quatro defeitos na anatomia sendo eles: comunicação interventricular, estenose da artéria pulmonar, hipertrofia ventricular direita e a dextroposição da aorta. Ademais, a sintomatologia pode ser variável desde um recém-nascido cianótico e hipóxico até um adulto assintomático, dependendo do grau de estenose da via de saída do ventrículo direito e da comunicação interventricular. O diagnóstico costuma ser realizado precocemente, assim como o tratamento, a fim de evitar as possíveis complicações. Dessa forma, esse trabalho tem como objetivo compreender a importância do diagnóstico precoce e a realização do tratamento adequado da Tetralogia de Fallot, assim como entender os benefícios para a saúde das crianças com a anomalia congênita, quando essas ações são realizadas de forma precoce. A metodologia utilizada foi uma revisão integrativa usando o fluxograma PRISMA, nas seguintes bases Scientific Eletronic Lybrary Online (SCIELO), Medical Publications (PUBMED), Medical Literature Analysis and Retrieval System (MEDLINE), Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Scholar Google, no período de 2015 a 2022. Nos resultados e discussão foi possível identificar os tipos de diagnósticos e os benefícios de quando realizado precocemente, já em relação ao tratamento foi possível descrever várias técnicas desde paliativas até a cirurgia corretiva definitiva. Concluiu-se que o diagnóstico precoce e tratamento são importantes para a prevenção de complicações causadas pela doença, o qual está associado com menores taxas de morbidade e mortalidade.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/60710
10.34119/bjhrv6n3-347
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/60710
identifier_str_mv 10.34119/bjhrv6n3-347
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/60710/43849
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 No. 3 (2023); 12870-12880
Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 Núm. 3 (2023); 12870-12880
Brazilian Journal of Health Review; v. 6 n. 3 (2023); 12870-12880
2595-6825
reponame:Brazilian Journal of Health Review
instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron:BJRH
instname_str Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron_str BJRH
institution BJRH
reponame_str Brazilian Journal of Health Review
collection Brazilian Journal of Health Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
repository.mail.fl_str_mv || brazilianjhr@gmail.com
_version_ 1797240031262277632