O uso da Metodologia “Lean” para melhorias e segurança nos processos dos pacientes em um ambulatório de oncologia/ Using "Lean" Methodology for Improving Patient Processes and Safety in an Oncology Outpatient Clinic

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Janaina Lopes Eleutério da
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Torrente, Lucia Helena Correa, Jacinavici, Claudia Giacometti de Menezes, Silva, Tatiane Catleia Melo do Santos e, Sanchez, Felicia Soares, Diório, Cibele Aparecida, Navas, Cristiane Oliveira Azzalin, Nascimento, Cinthia do
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/46047
Resumo: Introdução: O termo “Lean” na área da saúde é definido como a maximização do valor para o cliente por meio de um processo eficiente e sem desperdício. Esta abordagem busca fornecer serviços que respeitem as necessidades dos pacientes, priorizando e garantindo a segurança do processo ¹ ². Além disso, busca identificar e eliminar os desperdícios nos processos como: falhas, superprodução, transporte, espera, estoque, movimento, excesso de processamento e potencial humano, visando agregar valor ao negócio e paciente. Objetivo: Este trabalho teve como objetivo identificar desperdícios, mapear fragilidades e barreiras encontradas no processo dentro do ambulatório de oncologia, em um hospital particular de grande porte. Metodologia: As ferramentas do método Lean de Mapeamento de Processo e Riscos na saúde (FMEA), “Suplier-Input-Process-Output-Customer" (SIPOC) e Day In Life Of (DILO) foram aplicadas, considerando os atendimentos de consultas (n=6.461) e quimioterapias (n=1.919), baseados na média de atendimentos entre os anos de 2017 e 2019. Resultados: Com o SIPOC foram identificadas as informações de entrada e saída dos processos, as atividades e os responsáveis. Com a utilização do FMEA foram identificadas ações de melhoria. De acordo com o DILO, 23% do tempo era gasto com atividades de baixo valor e lentidão no sistema, 71% gasto devido a erros no processo, e, 60.98% gasto com atividades que agregam valor. Após revisão de fluxos, ajustes na estrutura física, balanceamento de atividades dos colaboradores e processos, foi possível reduzir o tempo com atividades de baixo valor agregado e lentidão do sistema para 15%, do tempo gasto devido a erros no processo para 30% e aumento do tempo para as atividades que agregam valor para 71,39%. Durante estes ajustes foi identificada a necessidade de um coordenador do cuidado para auxiliar nas barreiras para início e continuidade do tratamento e facilitar a jornada do paciente oncológico na instituição. Foi inserido o projeto do enfermeiro navegador para auxiliar o paciente a percorrer sua jornada, principalmente no início do processo. Conclusão: A metodologia Lean proporcionou aumento da produtividade, eficiência da equipe, qualidade do serviço, satisfação do paciente, maior segurança dos processos, redução no tempo de espera para atendimento, além de identificar novos modelos de atuação dos profissionais que possam contribuir com a jornada do paciente durante seu tratamento.
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