Prevenção de quedas em idosos em uso de polifarmácia: uma abordagem educativa para idosos e equipes da estratégia saúde da família/ Prevention of falls in elderly people using polypharmacy: an educational approach for elderly people and family health strategy teams

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vaz, Arthur Menezes
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Gonçalves, Caio Lucas Martins Dourado, Silva, Vanessa Mello da, Rocha, Marcelo José Sanches da, Albuquerque, Ivana Karina Sousa de, Silva, Nayanne Fernanda da Silva, Souza, Juarez de, Silva, Emanuel Roberto Figueiredo da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/10932
Resumo: Introdução: A população brasileira está envelhecendo, e com isso, o índice de doenças crônicas, suas comorbidades e a polifarmácia vem aumentando. A população idosa possui alterações senis que comprometem a farmacodinâmica e farmacocinética dos medicamentos, o que causa efeitos adversos como hipoglicemia, hipotensão, intoxicação e sedação predispondo, dentre outras complicações, as quedas.  Objetivou-se, então, promover ações de educação em saúde sobre a prevenção de quedas em idosos para a equipe da ESF e para os idosos de cinco UBS e Centro de referência do idoso o município de Santarém, no intuito de promover o reconhecimento e prevenção da polifarmácia e vulnerabilidade a quedas nos idosos. Metodologia/ Relato de experiência: Trata-se de um estudo descritivo, desenvolvido a partir de uma Atividade de Educação em saúde realizada em Unidades Básicas de Saúdes do município de Santarém-PA, em Outubro de 2018, em que foram realizadas palestras e roda de conversa com a ESF, idosos e cuidadores de idosos. Além da entrega de cartilha informativa sobre Prevenção de quedas e risco da Polifarmácia na população idosa. Foi aplicado um questionário para avaliar o impacto da intervenção sobre conhecimento dos pesquisados a respeito dos temas abordados.Resultados: Foi realizada atividade de educação em saúde, que alcançou 140 pessoas. Após as palestras e debates, o número de acertos, pré e pós intervenção, foram de 67% para 93%, respectivamente.Através da dinâmica apresentada, pudemos perceber a relação dos indivíduos com a senescência e com o processo saúde-doença. Foi observado o desconhecimento dos entrevistados sobre as consequências da polifarmácia e sobre os fatores de risco e efeitos psicossociais deletérios das quedas nos idosos. Foi reconhecido e fortalecido o papel do ACS como elo entre o idoso vulnerável e as medidas primárias de educação e prevenção de quedas e polifarmácia na comunidade. Conclusão: A ação educativa realizada colaborou para a construção, valorização e reconhecimento sobre os cuidados com uso múltiplo de medicamentos e quedas da população idosa, o reconhecimento de fatores e atitudes de risco evitáveis e esclarecimento de dúvidas, visando diminuir a morbidade e mortalidade e melhorar a qualidade de vida dessas pacientes. 
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