Prevenção de quedas em idosos em uso de polifarmácia: uma abordagem educativa para idosos e equipes da estratégia saúde da família/ Prevention of falls in elderly people using polypharmacy: an educational approach for elderly people and family health strategy teams
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Journal of Health Review |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/10932 |
Resumo: | Introdução: A população brasileira está envelhecendo, e com isso, o índice de doenças crônicas, suas comorbidades e a polifarmácia vem aumentando. A população idosa possui alterações senis que comprometem a farmacodinâmica e farmacocinética dos medicamentos, o que causa efeitos adversos como hipoglicemia, hipotensão, intoxicação e sedação predispondo, dentre outras complicações, as quedas. Objetivou-se, então, promover ações de educação em saúde sobre a prevenção de quedas em idosos para a equipe da ESF e para os idosos de cinco UBS e Centro de referência do idoso o município de Santarém, no intuito de promover o reconhecimento e prevenção da polifarmácia e vulnerabilidade a quedas nos idosos. Metodologia/ Relato de experiência: Trata-se de um estudo descritivo, desenvolvido a partir de uma Atividade de Educação em saúde realizada em Unidades Básicas de Saúdes do município de Santarém-PA, em Outubro de 2018, em que foram realizadas palestras e roda de conversa com a ESF, idosos e cuidadores de idosos. Além da entrega de cartilha informativa sobre Prevenção de quedas e risco da Polifarmácia na população idosa. Foi aplicado um questionário para avaliar o impacto da intervenção sobre conhecimento dos pesquisados a respeito dos temas abordados.Resultados: Foi realizada atividade de educação em saúde, que alcançou 140 pessoas. Após as palestras e debates, o número de acertos, pré e pós intervenção, foram de 67% para 93%, respectivamente.Através da dinâmica apresentada, pudemos perceber a relação dos indivíduos com a senescência e com o processo saúde-doença. Foi observado o desconhecimento dos entrevistados sobre as consequências da polifarmácia e sobre os fatores de risco e efeitos psicossociais deletérios das quedas nos idosos. Foi reconhecido e fortalecido o papel do ACS como elo entre o idoso vulnerável e as medidas primárias de educação e prevenção de quedas e polifarmácia na comunidade. Conclusão: A ação educativa realizada colaborou para a construção, valorização e reconhecimento sobre os cuidados com uso múltiplo de medicamentos e quedas da população idosa, o reconhecimento de fatores e atitudes de risco evitáveis e esclarecimento de dúvidas, visando diminuir a morbidade e mortalidade e melhorar a qualidade de vida dessas pacientes. |
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