Samu nas escolas: utilizando o lúdico na educação em saúde / Samu in schools: using playfulness in health education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Callou, Shirley Carneiro De Sousa
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Sampaio, Antônia Adonis Callou, Linhares, Tatiane Pina Santos, Pereira, Agnete Troelsen, Salgado, Mykaelle Almeida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/17022
Resumo: Introdução: A educação em saúde é uma das funções de maior importância no papel dos profissionais de saúde, o uso do lúdico vem ganhando destaque como mediador do ensino-aprendizagem. Diante dos números expressivos de trotes telefônicos executadas por crianças ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), vislumbrou-se a necessidade de utilizar a educação em saúde de forma lúdica para sensibilizar as crianças sobre a importância do serviço e as consequencias que os trotes podem trazer para a população. Objetivo: Este estudo tem como objetivo explanar um relato de experiência dos acadêmicos de enfermagem referente ao desenvolvimento do projeto “SAMU nas escolas: sou amigo do SAMU não passo trote” que utiliza atividades lúdicas para promover a educação em saúde nas escolas do município de Senhor do Bonfim-Ba. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência sobre as atividades do projeto SAMU nas escolas, de abordagem descritiva, com objetivo de relatar o desenvolvimento do projeto durante o ano de 2014 e 2015; utilizando como recurso inovador o teatro. Resultados: Observa-se como resultados, o entendimento e a sensibilização sobre o funcionamento do serviço de urgência; elucidação a grande problemática e prejuízos à vida que os trotes telefônicos proporcionam; estímulo à adesão das crianças enquanto multiplicadores do serviço e, por conseguinte, redução dos trotes. Conclusão: A implantação deste projeto vislumbra a relevância de se trabalhar de forma dinâmica as atividades educativas, pois permite a participação efetiva das crianças, buscando entender o conhecimento e opinião dos mesmos, fazendo-os refletir e julgar os comportamentos, promovendo diálogo e fazendo com que as crianças se sintam atores sociais participativos e multiplicadores de atitudes conscientes, promovendo melhor qualidade dos serviços. 
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