Hérnia diafragmática congênita: Relato de Caso / Congenital diaphragmatic hernia: Case Report

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Saulo Francisco de Assis
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Cunha, Ritchelly Borges da, Marrafon, André Afonso
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/15714
Resumo: O diafragma é formado a partir de contribuições da membrana pleuroperitoneal do mesentério dorsal do esôfago, da parede torácica e do septo transverso e o período de formação embrionária, entre a quarta e oitava semanas de vida intra-uterina. A taxa de incidência da hérnia diafragmática congênita é de aproximadamente um caso para cada dois mil a cinco mil nascimentos. A frequência é maior em natimortos e não é muito comum em adultos, tendo pouco mais de 100 casos descritos na literatura. Em estudos realizados encontrou-se relação entre a hérnia diafragmática congênita, sexo e situação geográfica, porém ainda não foi constatada relação com a raça. Na hérnia diafragmática congênita, as correções dos defeitos diafragmáticos e das herniações ocorrem por meio de intervenções abdominais, onde há redução das vísceras herniadas. A ultrassonografia é o método de imagem de rastreio mais relevante no período pré-natal, pois avalia a situação materno-fetal durante os três trimestres gestacionais, podendo datar a idade gestacional, diagnosticar aneuploidias, rastrear estruturas fetais e busca de malformações. Além de dispor de uma técnica não invasiva, que vê o feto e seus anexos, simulando uma extensão da visão humana intra-uterina. O objetivo desta revisão foi relatar com estudo de caso, a importância da ultrassonografia no diagnóstico de hérnia diafragmática congênita e propor uma opção terapêutica contemporânea no pré-natal dentre várias outras opções de tratamento já existentes; com isso minimizar complicações tais como, hipoplasia pulmonar, hipertensão pulmonar, imaturidade bioquímica e estrutural dos pulmões, alterações hemodinâmicas e em órgãos do trato gastrointestinal.
id BJRH-0_b9ba5fdf58fa34fb37475795d918efbf
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/15714
network_acronym_str BJRH-0
network_name_str Brazilian Journal of Health Review
repository_id_str
spelling Hérnia diafragmática congênita: Relato de Caso / Congenital diaphragmatic hernia: Case Reportcirurgia pediátricaultrassonografiamutações congênitashérniarelato de caso.O diafragma é formado a partir de contribuições da membrana pleuroperitoneal do mesentério dorsal do esôfago, da parede torácica e do septo transverso e o período de formação embrionária, entre a quarta e oitava semanas de vida intra-uterina. A taxa de incidência da hérnia diafragmática congênita é de aproximadamente um caso para cada dois mil a cinco mil nascimentos. A frequência é maior em natimortos e não é muito comum em adultos, tendo pouco mais de 100 casos descritos na literatura. Em estudos realizados encontrou-se relação entre a hérnia diafragmática congênita, sexo e situação geográfica, porém ainda não foi constatada relação com a raça. Na hérnia diafragmática congênita, as correções dos defeitos diafragmáticos e das herniações ocorrem por meio de intervenções abdominais, onde há redução das vísceras herniadas. A ultrassonografia é o método de imagem de rastreio mais relevante no período pré-natal, pois avalia a situação materno-fetal durante os três trimestres gestacionais, podendo datar a idade gestacional, diagnosticar aneuploidias, rastrear estruturas fetais e busca de malformações. Além de dispor de uma técnica não invasiva, que vê o feto e seus anexos, simulando uma extensão da visão humana intra-uterina. O objetivo desta revisão foi relatar com estudo de caso, a importância da ultrassonografia no diagnóstico de hérnia diafragmática congênita e propor uma opção terapêutica contemporânea no pré-natal dentre várias outras opções de tratamento já existentes; com isso minimizar complicações tais como, hipoplasia pulmonar, hipertensão pulmonar, imaturidade bioquímica e estrutural dos pulmões, alterações hemodinâmicas e em órgãos do trato gastrointestinal.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-08-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/1571410.34119/bjhrv3n4-332Brazilian Journal of Health Review; Vol. 3 No. 4 (2020); 10728-10735Brazilian Journal of Health Review; v. 3 n. 4 (2020); 10728-107352595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/15714/12919Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Health Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessGomes, Saulo Francisco de AssisCunha, Ritchelly Borges daMarrafon, André Afonso2020-09-24T10:58:49Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/15714Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2020-09-24T10:58:49Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Hérnia diafragmática congênita: Relato de Caso / Congenital diaphragmatic hernia: Case Report
title Hérnia diafragmática congênita: Relato de Caso / Congenital diaphragmatic hernia: Case Report
spellingShingle Hérnia diafragmática congênita: Relato de Caso / Congenital diaphragmatic hernia: Case Report
Gomes, Saulo Francisco de Assis
cirurgia pediátrica
ultrassonografia
mutações congênitas
hérnia
relato de caso.
title_short Hérnia diafragmática congênita: Relato de Caso / Congenital diaphragmatic hernia: Case Report
title_full Hérnia diafragmática congênita: Relato de Caso / Congenital diaphragmatic hernia: Case Report
title_fullStr Hérnia diafragmática congênita: Relato de Caso / Congenital diaphragmatic hernia: Case Report
title_full_unstemmed Hérnia diafragmática congênita: Relato de Caso / Congenital diaphragmatic hernia: Case Report
title_sort Hérnia diafragmática congênita: Relato de Caso / Congenital diaphragmatic hernia: Case Report
author Gomes, Saulo Francisco de Assis
author_facet Gomes, Saulo Francisco de Assis
Cunha, Ritchelly Borges da
Marrafon, André Afonso
author_role author
author2 Cunha, Ritchelly Borges da
Marrafon, André Afonso
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Saulo Francisco de Assis
Cunha, Ritchelly Borges da
Marrafon, André Afonso
dc.subject.por.fl_str_mv cirurgia pediátrica
ultrassonografia
mutações congênitas
hérnia
relato de caso.
topic cirurgia pediátrica
ultrassonografia
mutações congênitas
hérnia
relato de caso.
description O diafragma é formado a partir de contribuições da membrana pleuroperitoneal do mesentério dorsal do esôfago, da parede torácica e do septo transverso e o período de formação embrionária, entre a quarta e oitava semanas de vida intra-uterina. A taxa de incidência da hérnia diafragmática congênita é de aproximadamente um caso para cada dois mil a cinco mil nascimentos. A frequência é maior em natimortos e não é muito comum em adultos, tendo pouco mais de 100 casos descritos na literatura. Em estudos realizados encontrou-se relação entre a hérnia diafragmática congênita, sexo e situação geográfica, porém ainda não foi constatada relação com a raça. Na hérnia diafragmática congênita, as correções dos defeitos diafragmáticos e das herniações ocorrem por meio de intervenções abdominais, onde há redução das vísceras herniadas. A ultrassonografia é o método de imagem de rastreio mais relevante no período pré-natal, pois avalia a situação materno-fetal durante os três trimestres gestacionais, podendo datar a idade gestacional, diagnosticar aneuploidias, rastrear estruturas fetais e busca de malformações. Além de dispor de uma técnica não invasiva, que vê o feto e seus anexos, simulando uma extensão da visão humana intra-uterina. O objetivo desta revisão foi relatar com estudo de caso, a importância da ultrassonografia no diagnóstico de hérnia diafragmática congênita e propor uma opção terapêutica contemporânea no pré-natal dentre várias outras opções de tratamento já existentes; com isso minimizar complicações tais como, hipoplasia pulmonar, hipertensão pulmonar, imaturidade bioquímica e estrutural dos pulmões, alterações hemodinâmicas e em órgãos do trato gastrointestinal.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/15714
10.34119/bjhrv3n4-332
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/15714
identifier_str_mv 10.34119/bjhrv3n4-332
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/15714/12919
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Health Review
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Health Review
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review; Vol. 3 No. 4 (2020); 10728-10735
Brazilian Journal of Health Review; v. 3 n. 4 (2020); 10728-10735
2595-6825
reponame:Brazilian Journal of Health Review
instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron:BJRH
instname_str Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron_str BJRH
institution BJRH
reponame_str Brazilian Journal of Health Review
collection Brazilian Journal of Health Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
repository.mail.fl_str_mv || brazilianjhr@gmail.com
_version_ 1797240054387572736