Educação permanente na prevenção da gravidez na adolescência / Permanent education in preventing pregnancy in adolescence

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rolim, Héryka Wanessa do Nascimento
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: de Oliveira, Mariah Leite, David, Ana Karoline Figueiredo, de Medeiros, Paula Kaliana Fernandes, Machado, Rebecca Travassos, Galvão, Ana Beatriz Oliveira, Souza, Giovanna Araújo, Bezerra, Klenia Felix de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/32366
Resumo: Introdução: A gravidez na adolescência é considerada um problema de saúde pública no Brasil, mesmo diante do reconhecido programa de planejamento familiar. Objetivo: Analisar as publicações científicas acerca do papel da educação permanente na prevenção da gravidez na adolescência. Material e Método: Trata-se de uma revisão bibliográfica da literatura, realizada nas bases de dados nacionais e internacionais, de período de março a junho de 2020. Resultados e Discussão: A análise das 32 fontes elegíveis mostrou que a iniciação da vida sexual prévia, a menstruação precoce e o desconhecimento dos métodos contraceptivos como principais razões que contribuem para a perpetuação desse percalço. Considerações finais: A educação em saúde é a melhor ferramenta de promoção e prevenção da gravidez entre adolescentes e que, a intersetorialidade entre escola, família e equipe de saúde desempenham um papel fundamental para o estímulo ao autocuidado, troca de informações e responsabilidade social, uma vez que possibilitam a diminuição da disseminação das infecções sexualmente transmissíveis, da busca por abortos clandestinos e risco gestacional na adolescência.         
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