Avaliação microbiológica em polpas de açaí comercializadas na cidade de Maceió - AL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista, Celso Ritir
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Froehlich, Ângela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/62515
Resumo: O aumento do consumo de polpas de frutas vem alertando a respeito da sua qualidade, pois se encontram disponíveis no mercado produtos comercializados com alterações de suas características organolépticas, evidenciando modificações na qualidade de suas características químicas e bioquímicas em virtude provavelmente de problemas associados à deficiência de processamento e/ou armazenamento do produto. Trabalhos recentes realizados em polpas de açaí congeladas e sucos in natura demonstraram elevado grau de contaminação microbiológica das amostras de açaí comercializadas, estando em condições higiênico-sanitárias insatisfatórias e inseguras ao consumo, detectando elevadas contagens de coliformes e fungos nas amostras de polpa de açaí analisadas. Deste modo, o presente trabalho se propôs a realizar análises microbiológicas em polpas de açaí encontradas à venda nas principais localidades da cidade de Maceió-AL. Através do levantamento de marcas, encontramos quatro marcas disponíveis no mercado, as quais foram submetidas à análise em duplicata, totalizando duas análises por marca. De acordo com os resultados das análises, só houve contaminação por Staphylococcus aureus na segunda amostra de uma das marcas, no entanto, essa marca foi a única que não teve contaminação por fungos filamentosos e leveduras. As outras três marcas estavam contaminadas por fungos filamentosos e leveduras, e não houve presença significativa de Bacilus cereus e coliformes a 45 °C nas análises realizadas em polpa de açaí, gerando assim um ponto positivo.
id BJRH-0_c11e979aa4d3f8770a43ecc710880ebb
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/62515
network_acronym_str BJRH-0
network_name_str Brazilian Journal of Health Review
repository_id_str
spelling Avaliação microbiológica em polpas de açaí comercializadas na cidade de Maceió - ALO aumento do consumo de polpas de frutas vem alertando a respeito da sua qualidade, pois se encontram disponíveis no mercado produtos comercializados com alterações de suas características organolépticas, evidenciando modificações na qualidade de suas características químicas e bioquímicas em virtude provavelmente de problemas associados à deficiência de processamento e/ou armazenamento do produto. Trabalhos recentes realizados em polpas de açaí congeladas e sucos in natura demonstraram elevado grau de contaminação microbiológica das amostras de açaí comercializadas, estando em condições higiênico-sanitárias insatisfatórias e inseguras ao consumo, detectando elevadas contagens de coliformes e fungos nas amostras de polpa de açaí analisadas. Deste modo, o presente trabalho se propôs a realizar análises microbiológicas em polpas de açaí encontradas à venda nas principais localidades da cidade de Maceió-AL. Através do levantamento de marcas, encontramos quatro marcas disponíveis no mercado, as quais foram submetidas à análise em duplicata, totalizando duas análises por marca. De acordo com os resultados das análises, só houve contaminação por Staphylococcus aureus na segunda amostra de uma das marcas, no entanto, essa marca foi a única que não teve contaminação por fungos filamentosos e leveduras. As outras três marcas estavam contaminadas por fungos filamentosos e leveduras, e não houve presença significativa de Bacilus cereus e coliformes a 45 °C nas análises realizadas em polpa de açaí, gerando assim um ponto positivo.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2023-08-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/6251510.34119/bjhrv6n4-381Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 No. 4 (2023); .18889-18895Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 Núm. 4 (2023); .18889-18895Brazilian Journal of Health Review; v. 6 n. 4 (2023); .18889-188952595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHenghttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/62515/45077Batista, Celso RitirFroehlich, Ângelainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-04T13:15:49Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/62515Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2023-09-04T13:15:49Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação microbiológica em polpas de açaí comercializadas na cidade de Maceió - AL
title Avaliação microbiológica em polpas de açaí comercializadas na cidade de Maceió - AL
spellingShingle Avaliação microbiológica em polpas de açaí comercializadas na cidade de Maceió - AL
Batista, Celso Ritir
title_short Avaliação microbiológica em polpas de açaí comercializadas na cidade de Maceió - AL
title_full Avaliação microbiológica em polpas de açaí comercializadas na cidade de Maceió - AL
title_fullStr Avaliação microbiológica em polpas de açaí comercializadas na cidade de Maceió - AL
title_full_unstemmed Avaliação microbiológica em polpas de açaí comercializadas na cidade de Maceió - AL
title_sort Avaliação microbiológica em polpas de açaí comercializadas na cidade de Maceió - AL
author Batista, Celso Ritir
author_facet Batista, Celso Ritir
Froehlich, Ângela
author_role author
author2 Froehlich, Ângela
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Batista, Celso Ritir
Froehlich, Ângela
description O aumento do consumo de polpas de frutas vem alertando a respeito da sua qualidade, pois se encontram disponíveis no mercado produtos comercializados com alterações de suas características organolépticas, evidenciando modificações na qualidade de suas características químicas e bioquímicas em virtude provavelmente de problemas associados à deficiência de processamento e/ou armazenamento do produto. Trabalhos recentes realizados em polpas de açaí congeladas e sucos in natura demonstraram elevado grau de contaminação microbiológica das amostras de açaí comercializadas, estando em condições higiênico-sanitárias insatisfatórias e inseguras ao consumo, detectando elevadas contagens de coliformes e fungos nas amostras de polpa de açaí analisadas. Deste modo, o presente trabalho se propôs a realizar análises microbiológicas em polpas de açaí encontradas à venda nas principais localidades da cidade de Maceió-AL. Através do levantamento de marcas, encontramos quatro marcas disponíveis no mercado, as quais foram submetidas à análise em duplicata, totalizando duas análises por marca. De acordo com os resultados das análises, só houve contaminação por Staphylococcus aureus na segunda amostra de uma das marcas, no entanto, essa marca foi a única que não teve contaminação por fungos filamentosos e leveduras. As outras três marcas estavam contaminadas por fungos filamentosos e leveduras, e não houve presença significativa de Bacilus cereus e coliformes a 45 °C nas análises realizadas em polpa de açaí, gerando assim um ponto positivo.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/62515
10.34119/bjhrv6n4-381
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/62515
identifier_str_mv 10.34119/bjhrv6n4-381
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/62515/45077
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 No. 4 (2023); .18889-18895
Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 Núm. 4 (2023); .18889-18895
Brazilian Journal of Health Review; v. 6 n. 4 (2023); .18889-18895
2595-6825
reponame:Brazilian Journal of Health Review
instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron:BJRH
instname_str Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron_str BJRH
institution BJRH
reponame_str Brazilian Journal of Health Review
collection Brazilian Journal of Health Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
repository.mail.fl_str_mv || brazilianjhr@gmail.com
_version_ 1797240033449607168