Atendimento de Enfermagem COVID-19 :Um serviço de Saúde à distância / Nursing Care COVID-19 : A distance health service

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Sara Marisa Martins dos
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Ribeiro, Carla Cristina Martins, Rodrigues, Rosa Maria Castelão, Pereira, Ana Cristina Rodrigues, Silva, Daniela Filipa Santos da, Nascimento, Carla Alexandra Fernandes do
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
DOI: 10.34119/bjhrv5n1-184
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/43560
Resumo: A evolução da pandemia COVID-19 veio impor distanciamento físico invulgar nas sociedades, convocando os serviços de saúde a desenvolver novas estratégias de atendimento da população. No âmbito do Plano de Contingência COVID-19, foi criado, no início de março de 2020, o serviço Atendimento de Enfermagem COVID-19 com o objetivo de informar telefonicamente os utentes que recorrem ao Serviço de Urgência, desta instituição hospitalar, sobre o resultado do teste laboratorial SARS-CoV-2 e as respetivas medidas de saúde a adotar.Após um ano de funcionamento, totalizaram-se mais de 26000 contactos telefónicos de enfermagem. Os utentes contactados foram informados sobre a sua situação de saúde, reforçando-se as medidas e os cuidados no isolamento da pessoa e/ou família.Tratou-se de uma intervenção de enfermagem que pretendeu contribuir não só para o acesso à informação em saúde, através da informação do resultado do teste COVID-19, mas também, para a ativação da pessoa no processo de recuperação da doença e adoção de comportamentos de autocuidado; um cuidado centrado na pessoa.
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