Atendimento de Enfermagem COVID-19 :Um serviço de Saúde à distância / Nursing Care COVID-19 : A distance health service
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Journal of Health Review |
DOI: | 10.34119/bjhrv5n1-184 |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/43560 |
Resumo: | A evolução da pandemia COVID-19 veio impor distanciamento físico invulgar nas sociedades, convocando os serviços de saúde a desenvolver novas estratégias de atendimento da população. No âmbito do Plano de Contingência COVID-19, foi criado, no início de março de 2020, o serviço Atendimento de Enfermagem COVID-19 com o objetivo de informar telefonicamente os utentes que recorrem ao Serviço de Urgência, desta instituição hospitalar, sobre o resultado do teste laboratorial SARS-CoV-2 e as respetivas medidas de saúde a adotar.Após um ano de funcionamento, totalizaram-se mais de 26000 contactos telefónicos de enfermagem. Os utentes contactados foram informados sobre a sua situação de saúde, reforçando-se as medidas e os cuidados no isolamento da pessoa e/ou família.Tratou-se de uma intervenção de enfermagem que pretendeu contribuir não só para o acesso à informação em saúde, através da informação do resultado do teste COVID-19, mas também, para a ativação da pessoa no processo de recuperação da doença e adoção de comportamentos de autocuidado; um cuidado centrado na pessoa. |
id |
BJRH-0_c1837ba44153514e13854397949b913b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/43560 |
network_acronym_str |
BJRH-0 |
network_name_str |
Brazilian Journal of Health Review |
spelling |
Atendimento de Enfermagem COVID-19 :Um serviço de Saúde à distância / Nursing Care COVID-19 : A distance health serviceCOVID-19teleconsultaintervenção de enfermagem .A evolução da pandemia COVID-19 veio impor distanciamento físico invulgar nas sociedades, convocando os serviços de saúde a desenvolver novas estratégias de atendimento da população. No âmbito do Plano de Contingência COVID-19, foi criado, no início de março de 2020, o serviço Atendimento de Enfermagem COVID-19 com o objetivo de informar telefonicamente os utentes que recorrem ao Serviço de Urgência, desta instituição hospitalar, sobre o resultado do teste laboratorial SARS-CoV-2 e as respetivas medidas de saúde a adotar.Após um ano de funcionamento, totalizaram-se mais de 26000 contactos telefónicos de enfermagem. Os utentes contactados foram informados sobre a sua situação de saúde, reforçando-se as medidas e os cuidados no isolamento da pessoa e/ou família.Tratou-se de uma intervenção de enfermagem que pretendeu contribuir não só para o acesso à informação em saúde, através da informação do resultado do teste COVID-19, mas também, para a ativação da pessoa no processo de recuperação da doença e adoção de comportamentos de autocuidado; um cuidado centrado na pessoa.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/4356010.34119/bjhrv5n1-184Brazilian Journal of Health Review; Vol. 5 No. 1 (2022); 2098-2105Brazilian Journal of Health Review; v. 5 n. 1 (2022); 2098-21052595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/43560/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Health Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Sara Marisa Martins dosRibeiro, Carla Cristina MartinsRodrigues, Rosa Maria CastelãoPereira, Ana Cristina RodriguesSilva, Daniela Filipa Santos daNascimento, Carla Alexandra Fernandes do2022-02-28T20:37:27Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/43560Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2022-02-28T20:37:27Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Atendimento de Enfermagem COVID-19 :Um serviço de Saúde à distância / Nursing Care COVID-19 : A distance health service |
title |
Atendimento de Enfermagem COVID-19 :Um serviço de Saúde à distância / Nursing Care COVID-19 : A distance health service |
spellingShingle |
Atendimento de Enfermagem COVID-19 :Um serviço de Saúde à distância / Nursing Care COVID-19 : A distance health service Atendimento de Enfermagem COVID-19 :Um serviço de Saúde à distância / Nursing Care COVID-19 : A distance health service Santos, Sara Marisa Martins dos COVID-19 teleconsulta intervenção de enfermagem . Santos, Sara Marisa Martins dos COVID-19 teleconsulta intervenção de enfermagem . |
title_short |
Atendimento de Enfermagem COVID-19 :Um serviço de Saúde à distância / Nursing Care COVID-19 : A distance health service |
title_full |
Atendimento de Enfermagem COVID-19 :Um serviço de Saúde à distância / Nursing Care COVID-19 : A distance health service |
title_fullStr |
Atendimento de Enfermagem COVID-19 :Um serviço de Saúde à distância / Nursing Care COVID-19 : A distance health service Atendimento de Enfermagem COVID-19 :Um serviço de Saúde à distância / Nursing Care COVID-19 : A distance health service |
title_full_unstemmed |
Atendimento de Enfermagem COVID-19 :Um serviço de Saúde à distância / Nursing Care COVID-19 : A distance health service Atendimento de Enfermagem COVID-19 :Um serviço de Saúde à distância / Nursing Care COVID-19 : A distance health service |
title_sort |
Atendimento de Enfermagem COVID-19 :Um serviço de Saúde à distância / Nursing Care COVID-19 : A distance health service |
author |
Santos, Sara Marisa Martins dos |
author_facet |
Santos, Sara Marisa Martins dos Santos, Sara Marisa Martins dos Ribeiro, Carla Cristina Martins Rodrigues, Rosa Maria Castelão Pereira, Ana Cristina Rodrigues Silva, Daniela Filipa Santos da Nascimento, Carla Alexandra Fernandes do Ribeiro, Carla Cristina Martins Rodrigues, Rosa Maria Castelão Pereira, Ana Cristina Rodrigues Silva, Daniela Filipa Santos da Nascimento, Carla Alexandra Fernandes do |
author_role |
author |
author2 |
Ribeiro, Carla Cristina Martins Rodrigues, Rosa Maria Castelão Pereira, Ana Cristina Rodrigues Silva, Daniela Filipa Santos da Nascimento, Carla Alexandra Fernandes do |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Sara Marisa Martins dos Ribeiro, Carla Cristina Martins Rodrigues, Rosa Maria Castelão Pereira, Ana Cristina Rodrigues Silva, Daniela Filipa Santos da Nascimento, Carla Alexandra Fernandes do |
dc.subject.por.fl_str_mv |
COVID-19 teleconsulta intervenção de enfermagem . |
topic |
COVID-19 teleconsulta intervenção de enfermagem . |
description |
A evolução da pandemia COVID-19 veio impor distanciamento físico invulgar nas sociedades, convocando os serviços de saúde a desenvolver novas estratégias de atendimento da população. No âmbito do Plano de Contingência COVID-19, foi criado, no início de março de 2020, o serviço Atendimento de Enfermagem COVID-19 com o objetivo de informar telefonicamente os utentes que recorrem ao Serviço de Urgência, desta instituição hospitalar, sobre o resultado do teste laboratorial SARS-CoV-2 e as respetivas medidas de saúde a adotar.Após um ano de funcionamento, totalizaram-se mais de 26000 contactos telefónicos de enfermagem. Os utentes contactados foram informados sobre a sua situação de saúde, reforçando-se as medidas e os cuidados no isolamento da pessoa e/ou família.Tratou-se de uma intervenção de enfermagem que pretendeu contribuir não só para o acesso à informação em saúde, através da informação do resultado do teste COVID-19, mas também, para a ativação da pessoa no processo de recuperação da doença e adoção de comportamentos de autocuidado; um cuidado centrado na pessoa. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-02-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/43560 10.34119/bjhrv5n1-184 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/43560 |
identifier_str_mv |
10.34119/bjhrv5n1-184 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/43560/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Health Review info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Health Review |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Health Review; Vol. 5 No. 1 (2022); 2098-2105 Brazilian Journal of Health Review; v. 5 n. 1 (2022); 2098-2105 2595-6825 reponame:Brazilian Journal of Health Review instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) instacron:BJRH |
instname_str |
Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) |
instacron_str |
BJRH |
institution |
BJRH |
reponame_str |
Brazilian Journal of Health Review |
collection |
Brazilian Journal of Health Review |
repository.name.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|| brazilianjhr@gmail.com |
_version_ |
1822179589179310080 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.34119/bjhrv5n1-184 |