Atendimento de Enfermagem COVID-19 :Um serviço de Saúde à distância / Nursing Care COVID-19 : A distance health service

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Sara Marisa Martins dos
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Ribeiro, Carla Cristina Martins, Rodrigues, Rosa Maria Castelão, Pereira, Ana Cristina Rodrigues, Silva, Daniela Filipa Santos da, Nascimento, Carla Alexandra Fernandes do
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/43560
Resumo: A evolução da pandemia COVID-19 veio impor distanciamento físico invulgar nas sociedades, convocando os serviços de saúde a desenvolver novas estratégias de atendimento da população. No âmbito do Plano de Contingência COVID-19, foi criado, no início de março de 2020, o serviço Atendimento de Enfermagem COVID-19 com o objetivo de informar telefonicamente os utentes que recorrem ao Serviço de Urgência, desta instituição hospitalar, sobre o resultado do teste laboratorial SARS-CoV-2 e as respetivas medidas de saúde a adotar.Após um ano de funcionamento, totalizaram-se mais de 26000 contactos telefónicos de enfermagem. Os utentes contactados foram informados sobre a sua situação de saúde, reforçando-se as medidas e os cuidados no isolamento da pessoa e/ou família.Tratou-se de uma intervenção de enfermagem que pretendeu contribuir não só para o acesso à informação em saúde, através da informação do resultado do teste COVID-19, mas também, para a ativação da pessoa no processo de recuperação da doença e adoção de comportamentos de autocuidado; um cuidado centrado na pessoa.
id BJRH-0_c1837ba44153514e13854397949b913b
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/43560
network_acronym_str BJRH-0
network_name_str Brazilian Journal of Health Review
repository_id_str
spelling Atendimento de Enfermagem COVID-19 :Um serviço de Saúde à distância / Nursing Care COVID-19 : A distance health serviceCOVID-19teleconsultaintervenção de enfermagem .A evolução da pandemia COVID-19 veio impor distanciamento físico invulgar nas sociedades, convocando os serviços de saúde a desenvolver novas estratégias de atendimento da população. No âmbito do Plano de Contingência COVID-19, foi criado, no início de março de 2020, o serviço Atendimento de Enfermagem COVID-19 com o objetivo de informar telefonicamente os utentes que recorrem ao Serviço de Urgência, desta instituição hospitalar, sobre o resultado do teste laboratorial SARS-CoV-2 e as respetivas medidas de saúde a adotar.Após um ano de funcionamento, totalizaram-se mais de 26000 contactos telefónicos de enfermagem. Os utentes contactados foram informados sobre a sua situação de saúde, reforçando-se as medidas e os cuidados no isolamento da pessoa e/ou família.Tratou-se de uma intervenção de enfermagem que pretendeu contribuir não só para o acesso à informação em saúde, através da informação do resultado do teste COVID-19, mas também, para a ativação da pessoa no processo de recuperação da doença e adoção de comportamentos de autocuidado; um cuidado centrado na pessoa.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/4356010.34119/bjhrv5n1-184Brazilian Journal of Health Review; Vol. 5 No. 1 (2022); 2098-2105Brazilian Journal of Health Review; v. 5 n. 1 (2022); 2098-21052595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/43560/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Health Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Sara Marisa Martins dosRibeiro, Carla Cristina MartinsRodrigues, Rosa Maria CastelãoPereira, Ana Cristina RodriguesSilva, Daniela Filipa Santos daNascimento, Carla Alexandra Fernandes do2022-02-28T20:37:27Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/43560Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2022-02-28T20:37:27Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Atendimento de Enfermagem COVID-19 :Um serviço de Saúde à distância / Nursing Care COVID-19 : A distance health service
title Atendimento de Enfermagem COVID-19 :Um serviço de Saúde à distância / Nursing Care COVID-19 : A distance health service
spellingShingle Atendimento de Enfermagem COVID-19 :Um serviço de Saúde à distância / Nursing Care COVID-19 : A distance health service
Santos, Sara Marisa Martins dos
COVID-19
teleconsulta
intervenção de enfermagem .
title_short Atendimento de Enfermagem COVID-19 :Um serviço de Saúde à distância / Nursing Care COVID-19 : A distance health service
title_full Atendimento de Enfermagem COVID-19 :Um serviço de Saúde à distância / Nursing Care COVID-19 : A distance health service
title_fullStr Atendimento de Enfermagem COVID-19 :Um serviço de Saúde à distância / Nursing Care COVID-19 : A distance health service
title_full_unstemmed Atendimento de Enfermagem COVID-19 :Um serviço de Saúde à distância / Nursing Care COVID-19 : A distance health service
title_sort Atendimento de Enfermagem COVID-19 :Um serviço de Saúde à distância / Nursing Care COVID-19 : A distance health service
author Santos, Sara Marisa Martins dos
author_facet Santos, Sara Marisa Martins dos
Ribeiro, Carla Cristina Martins
Rodrigues, Rosa Maria Castelão
Pereira, Ana Cristina Rodrigues
Silva, Daniela Filipa Santos da
Nascimento, Carla Alexandra Fernandes do
author_role author
author2 Ribeiro, Carla Cristina Martins
Rodrigues, Rosa Maria Castelão
Pereira, Ana Cristina Rodrigues
Silva, Daniela Filipa Santos da
Nascimento, Carla Alexandra Fernandes do
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Sara Marisa Martins dos
Ribeiro, Carla Cristina Martins
Rodrigues, Rosa Maria Castelão
Pereira, Ana Cristina Rodrigues
Silva, Daniela Filipa Santos da
Nascimento, Carla Alexandra Fernandes do
dc.subject.por.fl_str_mv COVID-19
teleconsulta
intervenção de enfermagem .
topic COVID-19
teleconsulta
intervenção de enfermagem .
description A evolução da pandemia COVID-19 veio impor distanciamento físico invulgar nas sociedades, convocando os serviços de saúde a desenvolver novas estratégias de atendimento da população. No âmbito do Plano de Contingência COVID-19, foi criado, no início de março de 2020, o serviço Atendimento de Enfermagem COVID-19 com o objetivo de informar telefonicamente os utentes que recorrem ao Serviço de Urgência, desta instituição hospitalar, sobre o resultado do teste laboratorial SARS-CoV-2 e as respetivas medidas de saúde a adotar.Após um ano de funcionamento, totalizaram-se mais de 26000 contactos telefónicos de enfermagem. Os utentes contactados foram informados sobre a sua situação de saúde, reforçando-se as medidas e os cuidados no isolamento da pessoa e/ou família.Tratou-se de uma intervenção de enfermagem que pretendeu contribuir não só para o acesso à informação em saúde, através da informação do resultado do teste COVID-19, mas também, para a ativação da pessoa no processo de recuperação da doença e adoção de comportamentos de autocuidado; um cuidado centrado na pessoa.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-02-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/43560
10.34119/bjhrv5n1-184
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/43560
identifier_str_mv 10.34119/bjhrv5n1-184
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/43560/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Health Review
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Health Review
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review; Vol. 5 No. 1 (2022); 2098-2105
Brazilian Journal of Health Review; v. 5 n. 1 (2022); 2098-2105
2595-6825
reponame:Brazilian Journal of Health Review
instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron:BJRH
instname_str Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron_str BJRH
institution BJRH
reponame_str Brazilian Journal of Health Review
collection Brazilian Journal of Health Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
repository.mail.fl_str_mv || brazilianjhr@gmail.com
_version_ 1797240071873626112