Atendimento de Enfermagem COVID-19 :Um serviço de Saúde à distância / Nursing Care COVID-19 : A distance health service
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Journal of Health Review |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/43560 |
Resumo: | A evolução da pandemia COVID-19 veio impor distanciamento físico invulgar nas sociedades, convocando os serviços de saúde a desenvolver novas estratégias de atendimento da população. No âmbito do Plano de Contingência COVID-19, foi criado, no início de março de 2020, o serviço Atendimento de Enfermagem COVID-19 com o objetivo de informar telefonicamente os utentes que recorrem ao Serviço de Urgência, desta instituição hospitalar, sobre o resultado do teste laboratorial SARS-CoV-2 e as respetivas medidas de saúde a adotar.Após um ano de funcionamento, totalizaram-se mais de 26000 contactos telefónicos de enfermagem. Os utentes contactados foram informados sobre a sua situação de saúde, reforçando-se as medidas e os cuidados no isolamento da pessoa e/ou família.Tratou-se de uma intervenção de enfermagem que pretendeu contribuir não só para o acesso à informação em saúde, através da informação do resultado do teste COVID-19, mas também, para a ativação da pessoa no processo de recuperação da doença e adoção de comportamentos de autocuidado; um cuidado centrado na pessoa. |
id |
BJRH-0_c1837ba44153514e13854397949b913b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/43560 |
network_acronym_str |
BJRH-0 |
network_name_str |
Brazilian Journal of Health Review |
repository_id_str |
|
spelling |
Atendimento de Enfermagem COVID-19 :Um serviço de Saúde à distância / Nursing Care COVID-19 : A distance health serviceCOVID-19teleconsultaintervenção de enfermagem .A evolução da pandemia COVID-19 veio impor distanciamento físico invulgar nas sociedades, convocando os serviços de saúde a desenvolver novas estratégias de atendimento da população. No âmbito do Plano de Contingência COVID-19, foi criado, no início de março de 2020, o serviço Atendimento de Enfermagem COVID-19 com o objetivo de informar telefonicamente os utentes que recorrem ao Serviço de Urgência, desta instituição hospitalar, sobre o resultado do teste laboratorial SARS-CoV-2 e as respetivas medidas de saúde a adotar.Após um ano de funcionamento, totalizaram-se mais de 26000 contactos telefónicos de enfermagem. Os utentes contactados foram informados sobre a sua situação de saúde, reforçando-se as medidas e os cuidados no isolamento da pessoa e/ou família.Tratou-se de uma intervenção de enfermagem que pretendeu contribuir não só para o acesso à informação em saúde, através da informação do resultado do teste COVID-19, mas também, para a ativação da pessoa no processo de recuperação da doença e adoção de comportamentos de autocuidado; um cuidado centrado na pessoa.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/4356010.34119/bjhrv5n1-184Brazilian Journal of Health Review; Vol. 5 No. 1 (2022); 2098-2105Brazilian Journal of Health Review; v. 5 n. 1 (2022); 2098-21052595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/43560/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Health Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Sara Marisa Martins dosRibeiro, Carla Cristina MartinsRodrigues, Rosa Maria CastelãoPereira, Ana Cristina RodriguesSilva, Daniela Filipa Santos daNascimento, Carla Alexandra Fernandes do2022-02-28T20:37:27Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/43560Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2022-02-28T20:37:27Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Atendimento de Enfermagem COVID-19 :Um serviço de Saúde à distância / Nursing Care COVID-19 : A distance health service |
title |
Atendimento de Enfermagem COVID-19 :Um serviço de Saúde à distância / Nursing Care COVID-19 : A distance health service |
spellingShingle |
Atendimento de Enfermagem COVID-19 :Um serviço de Saúde à distância / Nursing Care COVID-19 : A distance health service Santos, Sara Marisa Martins dos COVID-19 teleconsulta intervenção de enfermagem . |
title_short |
Atendimento de Enfermagem COVID-19 :Um serviço de Saúde à distância / Nursing Care COVID-19 : A distance health service |
title_full |
Atendimento de Enfermagem COVID-19 :Um serviço de Saúde à distância / Nursing Care COVID-19 : A distance health service |
title_fullStr |
Atendimento de Enfermagem COVID-19 :Um serviço de Saúde à distância / Nursing Care COVID-19 : A distance health service |
title_full_unstemmed |
Atendimento de Enfermagem COVID-19 :Um serviço de Saúde à distância / Nursing Care COVID-19 : A distance health service |
title_sort |
Atendimento de Enfermagem COVID-19 :Um serviço de Saúde à distância / Nursing Care COVID-19 : A distance health service |
author |
Santos, Sara Marisa Martins dos |
author_facet |
Santos, Sara Marisa Martins dos Ribeiro, Carla Cristina Martins Rodrigues, Rosa Maria Castelão Pereira, Ana Cristina Rodrigues Silva, Daniela Filipa Santos da Nascimento, Carla Alexandra Fernandes do |
author_role |
author |
author2 |
Ribeiro, Carla Cristina Martins Rodrigues, Rosa Maria Castelão Pereira, Ana Cristina Rodrigues Silva, Daniela Filipa Santos da Nascimento, Carla Alexandra Fernandes do |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Sara Marisa Martins dos Ribeiro, Carla Cristina Martins Rodrigues, Rosa Maria Castelão Pereira, Ana Cristina Rodrigues Silva, Daniela Filipa Santos da Nascimento, Carla Alexandra Fernandes do |
dc.subject.por.fl_str_mv |
COVID-19 teleconsulta intervenção de enfermagem . |
topic |
COVID-19 teleconsulta intervenção de enfermagem . |
description |
A evolução da pandemia COVID-19 veio impor distanciamento físico invulgar nas sociedades, convocando os serviços de saúde a desenvolver novas estratégias de atendimento da população. No âmbito do Plano de Contingência COVID-19, foi criado, no início de março de 2020, o serviço Atendimento de Enfermagem COVID-19 com o objetivo de informar telefonicamente os utentes que recorrem ao Serviço de Urgência, desta instituição hospitalar, sobre o resultado do teste laboratorial SARS-CoV-2 e as respetivas medidas de saúde a adotar.Após um ano de funcionamento, totalizaram-se mais de 26000 contactos telefónicos de enfermagem. Os utentes contactados foram informados sobre a sua situação de saúde, reforçando-se as medidas e os cuidados no isolamento da pessoa e/ou família.Tratou-se de uma intervenção de enfermagem que pretendeu contribuir não só para o acesso à informação em saúde, através da informação do resultado do teste COVID-19, mas também, para a ativação da pessoa no processo de recuperação da doença e adoção de comportamentos de autocuidado; um cuidado centrado na pessoa. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-02-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/43560 10.34119/bjhrv5n1-184 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/43560 |
identifier_str_mv |
10.34119/bjhrv5n1-184 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/43560/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Health Review info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Health Review |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Health Review; Vol. 5 No. 1 (2022); 2098-2105 Brazilian Journal of Health Review; v. 5 n. 1 (2022); 2098-2105 2595-6825 reponame:Brazilian Journal of Health Review instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) instacron:BJRH |
instname_str |
Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) |
instacron_str |
BJRH |
institution |
BJRH |
reponame_str |
Brazilian Journal of Health Review |
collection |
Brazilian Journal of Health Review |
repository.name.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|| brazilianjhr@gmail.com |
_version_ |
1797240071873626112 |