Importância do reconhecimento do delirium em idosos: principais fatores de risco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tessinari, Matheus da Silva
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Harabari, Patrícia Andrade de Araújo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/68390
Resumo: O envelhecimento da população é uma realidade global que destaca a necessidade premente de compreender e abordar questões específicas relacionadas à saúde dos idosos. Explorar a importância do reconhecimento do delirium em idosos, delimitando os principais fatores de risco associados a essa condição. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura. Adotou-se como pergunta norteadora: "Quais são os principais fatores de risco associados ao delirium em idosos e qual é a sua relevância no contexto da saúde geriátrica, destacando a importância do reconhecimento precoce dessa condição?" Para construção da pesquisa, a coleta e análise de dados foi realizada através do Portal da Biblioteca Virtual em Saúde e das bases de dados Medical Literature Analysis and Retrieval System Online via PubMed e Periódico Capes através dos seguintes Descritores em Ciências da Saúde (DeCS): “Delírio”, “Fatores de Risco” e “Saúde do Idoso” combinados entre si pelo operador booleano AND com seus respectivos correspondentes no Mesh Terms. Após o cumprimento dos procedimentos metodológicos, 12 artigos disponíveis no Portal da BVS, na base de dados PubMed e no Periódicos Capes foram selecionados, os quais retratam que o delirium em idosos é uma condição clínica complexa que demanda uma compreensão aprofundada, especialmente quando se considera a importância do seu reconhecimento precoce. Este estado de confusão mental aguda pode ser desencadeado por diversos fatores. A importância do reconhecimento do delirium em idosos e a identificação dos principais fatores de risco são imperativos para a promoção de cuidados mais eficientes e compassivos.
id BJRH-0_c35b8cfc45b28b004aa1601d18e9b9c8
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/68390
network_acronym_str BJRH-0
network_name_str Brazilian Journal of Health Review
repository_id_str
spelling Importância do reconhecimento do delirium em idosos: principais fatores de riscodelíriofatores de riscosaúde do idosoO envelhecimento da população é uma realidade global que destaca a necessidade premente de compreender e abordar questões específicas relacionadas à saúde dos idosos. Explorar a importância do reconhecimento do delirium em idosos, delimitando os principais fatores de risco associados a essa condição. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura. Adotou-se como pergunta norteadora: "Quais são os principais fatores de risco associados ao delirium em idosos e qual é a sua relevância no contexto da saúde geriátrica, destacando a importância do reconhecimento precoce dessa condição?" Para construção da pesquisa, a coleta e análise de dados foi realizada através do Portal da Biblioteca Virtual em Saúde e das bases de dados Medical Literature Analysis and Retrieval System Online via PubMed e Periódico Capes através dos seguintes Descritores em Ciências da Saúde (DeCS): “Delírio”, “Fatores de Risco” e “Saúde do Idoso” combinados entre si pelo operador booleano AND com seus respectivos correspondentes no Mesh Terms. Após o cumprimento dos procedimentos metodológicos, 12 artigos disponíveis no Portal da BVS, na base de dados PubMed e no Periódicos Capes foram selecionados, os quais retratam que o delirium em idosos é uma condição clínica complexa que demanda uma compreensão aprofundada, especialmente quando se considera a importância do seu reconhecimento precoce. Este estado de confusão mental aguda pode ser desencadeado por diversos fatores. A importância do reconhecimento do delirium em idosos e a identificação dos principais fatores de risco são imperativos para a promoção de cuidados mais eficientes e compassivos.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2024-03-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/6839010.34119/bjhrv7n2-213Brazilian Journal of Health Review; Vol. 7 No. 2 (2024); e68390Brazilian Journal of Health Review; Vol. 7 Núm. 2 (2024); e68390Brazilian Journal of Health Review; v. 7 n. 2 (2024); e683902595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/68390/48560Tessinari, Matheus da SilvaHarabari, Patrícia Andrade de Araújoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-27T12:50:07Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/68390Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2024-03-27T12:50:07Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Importância do reconhecimento do delirium em idosos: principais fatores de risco
title Importância do reconhecimento do delirium em idosos: principais fatores de risco
spellingShingle Importância do reconhecimento do delirium em idosos: principais fatores de risco
Tessinari, Matheus da Silva
delírio
fatores de risco
saúde do idoso
title_short Importância do reconhecimento do delirium em idosos: principais fatores de risco
title_full Importância do reconhecimento do delirium em idosos: principais fatores de risco
title_fullStr Importância do reconhecimento do delirium em idosos: principais fatores de risco
title_full_unstemmed Importância do reconhecimento do delirium em idosos: principais fatores de risco
title_sort Importância do reconhecimento do delirium em idosos: principais fatores de risco
author Tessinari, Matheus da Silva
author_facet Tessinari, Matheus da Silva
Harabari, Patrícia Andrade de Araújo
author_role author
author2 Harabari, Patrícia Andrade de Araújo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tessinari, Matheus da Silva
Harabari, Patrícia Andrade de Araújo
dc.subject.por.fl_str_mv delírio
fatores de risco
saúde do idoso
topic delírio
fatores de risco
saúde do idoso
description O envelhecimento da população é uma realidade global que destaca a necessidade premente de compreender e abordar questões específicas relacionadas à saúde dos idosos. Explorar a importância do reconhecimento do delirium em idosos, delimitando os principais fatores de risco associados a essa condição. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura. Adotou-se como pergunta norteadora: "Quais são os principais fatores de risco associados ao delirium em idosos e qual é a sua relevância no contexto da saúde geriátrica, destacando a importância do reconhecimento precoce dessa condição?" Para construção da pesquisa, a coleta e análise de dados foi realizada através do Portal da Biblioteca Virtual em Saúde e das bases de dados Medical Literature Analysis and Retrieval System Online via PubMed e Periódico Capes através dos seguintes Descritores em Ciências da Saúde (DeCS): “Delírio”, “Fatores de Risco” e “Saúde do Idoso” combinados entre si pelo operador booleano AND com seus respectivos correspondentes no Mesh Terms. Após o cumprimento dos procedimentos metodológicos, 12 artigos disponíveis no Portal da BVS, na base de dados PubMed e no Periódicos Capes foram selecionados, os quais retratam que o delirium em idosos é uma condição clínica complexa que demanda uma compreensão aprofundada, especialmente quando se considera a importância do seu reconhecimento precoce. Este estado de confusão mental aguda pode ser desencadeado por diversos fatores. A importância do reconhecimento do delirium em idosos e a identificação dos principais fatores de risco são imperativos para a promoção de cuidados mais eficientes e compassivos.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-03-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/68390
10.34119/bjhrv7n2-213
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/68390
identifier_str_mv 10.34119/bjhrv7n2-213
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/68390/48560
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review; Vol. 7 No. 2 (2024); e68390
Brazilian Journal of Health Review; Vol. 7 Núm. 2 (2024); e68390
Brazilian Journal of Health Review; v. 7 n. 2 (2024); e68390
2595-6825
reponame:Brazilian Journal of Health Review
instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron:BJRH
instname_str Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron_str BJRH
institution BJRH
reponame_str Brazilian Journal of Health Review
collection Brazilian Journal of Health Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
repository.mail.fl_str_mv || brazilianjhr@gmail.com
_version_ 1797240044757450752