Assistência terapêutica ocupacional em idosos no Brasil: revisão sistemática de literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garros, Danielle dos Santos Cutrim
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Ginez, Gabriella Giuliana Almeida, de Oliveira, Rodrigo Mota
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/65631
Resumo: O envelhecimento populacional é um fenômeno mundial que vem crescendo cada vez mais rápido, estima-se que em 2050 a população idosa chegue a 2 bilhões. Frente a tais projeções, faz-se necessário um olhar voltado à melhor idade, e nesse sentido, o COFFITO reconhece a Gerontologia como Especialidade da Terapia Ocupacional, que tem como objetivo promover a autonomia e independência do idoso. Desse modo, faz-se necessário disseminar os conhecimentos da Terapia Ocupacional, proporcionando a difusão dos seus conhecimentos acerca da Gerontologia. Objetivo: Este estudo tem como objetivo geral investigar, na literatura científica, a produção de intervenção da Terapia Ocupacional no Brasil com idosos. Métodos: Pesquisa de abordagem revisão sistemática, com busca de artigos científicos de 2010 á Outubro de 2020, nas bases de dados Scielo, MedLine via PubMed e Lilacs. Com uso das palavras-chave “Terapia Ocupacional”, “Idoso”, “Gerontologia” em português (brasileiro). Foi criado um check-list de exclusão para apoio na seleção dos artigos. Resultados: O desenvolvimento deste trabalho possibilitou identificar quais sãos as práticas que mais demandam do sujeito e quais intervenções são mais utilizadas pelos terapeutas ocupacionais no Brasil que trabalham na gerontologia, interligando com as grandes áreas de competência regidas pela Resolução-COFFITO nº 477.  Conclusão: A Terapia Ocupacional tem amplo trabalho nos contextos de desempenho. Se faz necessário que a academia e a assistência estejam ligadas para evidenciar de forma técnica-científica outras demandas e competências da profissão no Brasil.
id BJRH-0_c4858fb11360f4814a6263c2b2a18f90
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/65631
network_acronym_str BJRH-0
network_name_str Brazilian Journal of Health Review
repository_id_str
spelling Assistência terapêutica ocupacional em idosos no Brasil: revisão sistemática de literaturaterapia ocupacionalidosogerontologiaO envelhecimento populacional é um fenômeno mundial que vem crescendo cada vez mais rápido, estima-se que em 2050 a população idosa chegue a 2 bilhões. Frente a tais projeções, faz-se necessário um olhar voltado à melhor idade, e nesse sentido, o COFFITO reconhece a Gerontologia como Especialidade da Terapia Ocupacional, que tem como objetivo promover a autonomia e independência do idoso. Desse modo, faz-se necessário disseminar os conhecimentos da Terapia Ocupacional, proporcionando a difusão dos seus conhecimentos acerca da Gerontologia. Objetivo: Este estudo tem como objetivo geral investigar, na literatura científica, a produção de intervenção da Terapia Ocupacional no Brasil com idosos. Métodos: Pesquisa de abordagem revisão sistemática, com busca de artigos científicos de 2010 á Outubro de 2020, nas bases de dados Scielo, MedLine via PubMed e Lilacs. Com uso das palavras-chave “Terapia Ocupacional”, “Idoso”, “Gerontologia” em português (brasileiro). Foi criado um check-list de exclusão para apoio na seleção dos artigos. Resultados: O desenvolvimento deste trabalho possibilitou identificar quais sãos as práticas que mais demandam do sujeito e quais intervenções são mais utilizadas pelos terapeutas ocupacionais no Brasil que trabalham na gerontologia, interligando com as grandes áreas de competência regidas pela Resolução-COFFITO nº 477.  Conclusão: A Terapia Ocupacional tem amplo trabalho nos contextos de desempenho. Se faz necessário que a academia e a assistência estejam ligadas para evidenciar de forma técnica-científica outras demandas e competências da profissão no Brasil.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2023-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/6563110.34119/bjhrv6n6-403Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 No. 6 (2023); 31806-31821Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 Núm. 6 (2023); 31806-31821Brazilian Journal of Health Review; v. 6 n. 6 (2023); 31806-318212595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/65631/46872Garros, Danielle dos Santos CutrimGinez, Gabriella Giuliana Almeidade Oliveira, Rodrigo Motainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-15T12:05:21Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/65631Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2023-12-15T12:05:21Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Assistência terapêutica ocupacional em idosos no Brasil: revisão sistemática de literatura
title Assistência terapêutica ocupacional em idosos no Brasil: revisão sistemática de literatura
spellingShingle Assistência terapêutica ocupacional em idosos no Brasil: revisão sistemática de literatura
Garros, Danielle dos Santos Cutrim
terapia ocupacional
idoso
gerontologia
title_short Assistência terapêutica ocupacional em idosos no Brasil: revisão sistemática de literatura
title_full Assistência terapêutica ocupacional em idosos no Brasil: revisão sistemática de literatura
title_fullStr Assistência terapêutica ocupacional em idosos no Brasil: revisão sistemática de literatura
title_full_unstemmed Assistência terapêutica ocupacional em idosos no Brasil: revisão sistemática de literatura
title_sort Assistência terapêutica ocupacional em idosos no Brasil: revisão sistemática de literatura
author Garros, Danielle dos Santos Cutrim
author_facet Garros, Danielle dos Santos Cutrim
Ginez, Gabriella Giuliana Almeida
de Oliveira, Rodrigo Mota
author_role author
author2 Ginez, Gabriella Giuliana Almeida
de Oliveira, Rodrigo Mota
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Garros, Danielle dos Santos Cutrim
Ginez, Gabriella Giuliana Almeida
de Oliveira, Rodrigo Mota
dc.subject.por.fl_str_mv terapia ocupacional
idoso
gerontologia
topic terapia ocupacional
idoso
gerontologia
description O envelhecimento populacional é um fenômeno mundial que vem crescendo cada vez mais rápido, estima-se que em 2050 a população idosa chegue a 2 bilhões. Frente a tais projeções, faz-se necessário um olhar voltado à melhor idade, e nesse sentido, o COFFITO reconhece a Gerontologia como Especialidade da Terapia Ocupacional, que tem como objetivo promover a autonomia e independência do idoso. Desse modo, faz-se necessário disseminar os conhecimentos da Terapia Ocupacional, proporcionando a difusão dos seus conhecimentos acerca da Gerontologia. Objetivo: Este estudo tem como objetivo geral investigar, na literatura científica, a produção de intervenção da Terapia Ocupacional no Brasil com idosos. Métodos: Pesquisa de abordagem revisão sistemática, com busca de artigos científicos de 2010 á Outubro de 2020, nas bases de dados Scielo, MedLine via PubMed e Lilacs. Com uso das palavras-chave “Terapia Ocupacional”, “Idoso”, “Gerontologia” em português (brasileiro). Foi criado um check-list de exclusão para apoio na seleção dos artigos. Resultados: O desenvolvimento deste trabalho possibilitou identificar quais sãos as práticas que mais demandam do sujeito e quais intervenções são mais utilizadas pelos terapeutas ocupacionais no Brasil que trabalham na gerontologia, interligando com as grandes áreas de competência regidas pela Resolução-COFFITO nº 477.  Conclusão: A Terapia Ocupacional tem amplo trabalho nos contextos de desempenho. Se faz necessário que a academia e a assistência estejam ligadas para evidenciar de forma técnica-científica outras demandas e competências da profissão no Brasil.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/65631
10.34119/bjhrv6n6-403
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/65631
identifier_str_mv 10.34119/bjhrv6n6-403
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/65631/46872
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 No. 6 (2023); 31806-31821
Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 Núm. 6 (2023); 31806-31821
Brazilian Journal of Health Review; v. 6 n. 6 (2023); 31806-31821
2595-6825
reponame:Brazilian Journal of Health Review
instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron:BJRH
instname_str Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron_str BJRH
institution BJRH
reponame_str Brazilian Journal of Health Review
collection Brazilian Journal of Health Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
repository.mail.fl_str_mv || brazilianjhr@gmail.com
_version_ 1797240039148617728