Implantação de arquitetura de microsserviços em hospitais universitários / Implementation of micro-services architecture in university hospitals

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Rigeldo Augusto
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Alves, Valdelanda de Paula, dos Santos, Ana Carolina Lobo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/21776
Resumo: O Ministério da Saúde utiliza e disponibiliza diversos sistemas de informação para a execução e gestão dos serviços de saúde no Brasil. No entanto, muitos desses sistemas são "antissociais", na medida em que não realizam a comunicação dos dados, ou não o fazem de forma eficaz, prejudicando assim o repasse financeiro as instituições hospitalares. A utilização de uma arquitetura de microsserviços para gestão da regulação em saúde, a partir da divisão de funcionalidades em diferentes subsistemas com baixa granularidade, e elaboração de especificações formais de comunicação poderia garantir a integração transparente entre os gestores e prestadores de serviços, interligando os sistemas já existentes que são utilizados pelas secretarias de saúde e unidades hospitalares. O uso da arquitetura de microsserviços garante flexibilidade na comunicação entre diferentes tecnologias, o que contribuiria no processo regulatório e principalmente na contratualização, não ocasionando glosas desnecessárias e déficits financeiros as instituições. A implantação da arquitetura de microsserviços em Hospitais Universitários poderia ser realizada por meio de um estudo aplicado de natureza observacional, com uma abordagem analítica-transversal, prospectivo, a partir da análise do cumprimento das metas do contrato e dos repasses financeiros. Como resultados esperados com o desenvolvimento da arquitetura e a implantação de um subsistema de modulação das filas de regulação, pode-se citar: melhoria da eficiência na gestão das filas; diminuição do tempo de espera ao acesso; aumento do número de procedimentos realizados; maior transparência e principalmente a diminuição das glosas dos prestadores de serviços, garantindo os repasses financeiros pactuados.
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