Influência dos neurônios-espelho na formação acadêmica humanizada: uma revisão literária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Sthefany Mikaely Procopio
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Vilela, Guilherme Augusto Dias, Dinardi, Mayra Ferreira, Jorge, Giovanna Pilan Homsi, Branco, Samuel Henrique Belardinuci de Freitas, Castro, Lara Souza de, Oliveira, Maria Eduarda Gonçalves de, Dellalibera-Joviliano, Renata
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/68784
Resumo: A empatia é um pilar do atendimento clínico humanizado, assim, durante o curso de medicina, o seu desenvolvimento é fulcral. Compreender o que a precede é um modo de entender o seu funcionamento e, assim, facilitar sua aprendizagem. Nesse sentido, os neurônios-espelho (NE) são apontados como a base biológica das habilidades sociais, pois o sistema cognitivo do espelhamento abrange desde atividades motoras até a modulação emocional frente a estímulos externos, sendo capaz de fomentar o impacto de uma vivência e induzir um olhar empático. Essa revisão visa compreender os neurônios-espelho e sua influência na educação médica no que tange à empatia intrínseca ao atendimento clínico. Para tal, foram utilizadas as bases Scielo e PubMed, selecionando artigos em inglês e português dos últimos 33 anos. As palavras-chave foram: “Mirror Neurons”, “Neurônios-Espelho”, “Empatia”, “Estudantes de Medicina” e “Relação Médico-Paciente”. Os NE são apontados como responsáveis pelo comportamento de imitação, mas também por fenômenos afetivos complexos, tais como a empatia, haja visto que a interpretação correta das ações alheias baseia-se em análises da linguagem corporal. Assim, a empatia é formada por uma rede neural composta pelo sistema límbico, pela ínsula e pelos NE, que fornecem informações sobre a simulação de gestos e expressões faciais do interlocutor, os quais são direcionadas para o sistema límbico, no qual serão processadas e produzirão um estado emocional no indivíduo, induzindo o comportamento empático.
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